TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5º seemstre individual

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 20

Hoje falaremos da empresa Madeireira Costa Rica LTDA, situada na Rua Antônio Bocalan,225 Costa Rica – MS. A empresa persiste a noventa anos no mercado, já que é uma empresa passada de pai pra filho. Conta com 45 funcionários ao todo.  Visto que nesse mundo contemporâneo em que vivemos hoje as relações humanas no trabalho adquirem novas formas e novos caminhos para otimização do ser humano como participante do processo produtivo. Na atual organização, ganha importância o recrutamento de pessoas com habilidade e liderança capazes de compreender o contexto atual e futuro de seus respectivos mercados. A sociedade de uma forma geral vem passando, por gigantescas transformações. Como consequência, a organização se viu obrigada a realizar ações permanentes de adaptações, com o objetivo de transformar tais mudanças em oportunidades de crescimento e proporcionar a seus clientes e usuários um melhor atendimento, a um custo compatível, e melhor qualidade de seus produtos e serviços. Discutem-se também as mudanças no mercado de trabalho, a ascensão do desemprego provocada pela tecnologia automatizada e a consequente ascensão do trabalho informal. Hoje, temos três categorias diferentes de trabalhadores. Dessas três categorias, uma, infelizmente, não se enquadrará nas novas oportunidades que surgirão. São aqueles que possuem pouca formação intelectual e que estão acostumados, com a cultura do emprego e que resistem em voltar a estudar. Estes continuarão sofrendo e engrossando a fila de desempregados até descobrirem que podem sobreviver prestando serviços autônomos.  A segunda categoria é constituída por jovens que têm uma boa formação intelectual, que estão ligados nas tendências e que precisam de ajuda para entender melhor como fazer. Em curto prazo, esta categoria será a “bola da vez”. A última categoria é constituída por talentos já feitos e que, infelizmente, é uma minoria, o que faz com que as empresas vivam disputando seus passes. Esses profissionais são alvos de altas propostas pelas empresas. São pessoas com visão estratégica, com mentalidade evoluída e que buscam, por conta própria, a sua formação, usam a criatividade para inventar novos produtos e serviços.

Dentro dessa empresa percebe-se também  que a parte comportamental de nossos colaboradores torna-se fomentador de alcance para os resultados. Cada colaborador precisa perceber que o seu bom desempenho está atrelado à entrega de seu trabalho (resultado desejado pela organização).  Quanto à parte técnica, o colaborador pode estar sendo preparado, ou seja, desenvolver habilidade para aplicar os conhecimentos adquiridos. Quanto à parte comportamental, está direcionado à parte atitudinal, onde permeia o interesse pessoal em fazer acontecer. Através dos jogos vivenciais ao ar livre, os participantes têm a oportunidade de exercer papéis dentro de um grupo, assim permitimos, perceber a sua contribuição com o resultado de um time, através de algumas competências essenciais. De uma forma lúdica, com tema contextual, a equipe MADEIREIRA BOCALAN  procura desenvolver 3 estilos de jogos que atendem as necessidades de nossos clientes: Jogo Comportamental, Jogo de Processos e Jogo de Mercado. Nos jogos comportamentais, podemos evidenciar a cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, disciplina, afetividade, inteligência emocional, confiança, autoconfiança (desenvolvimento pessoal). Através de jogos de processos, caracteriza-se, também, pelo alinhamento com o comportamento e a atuação dos participantes, permeando a sua aplicação como líder, liderado, estrategista, estimulador do alcance para resultado, comunicador, negociador, administrador de tempo e recursos, tomador de decisões e estruturador de métodos para a atividade.

Dentro de jogos de mercado, evidenciamos questões dos jogos de processos (competências), mas também direcionamos para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como Concorrência, Relação empresa-fornecedor, Tomada de decisão com risco calculado, Terceirização e implicação no mercado, Parceria empresa-fornecedor, Relacionamento fornecedor x consumidor. Em cada estrutura de jogo, procuramos aplicar uma reflexão da atividade, baseada no método do CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), permitindo ao grupo fazer uma reflexão de sua atuação na atividade e de que forma aquilo pode ser aplicado no dia a dia do trabalho.  Esse momento estruturado permite aos participantes construir reflexão objetiva, garantindo “o fazer acontecer” de forma efetiva dentro da organização, sempre margeando os resultados esperados pela empresa.

A qualidade existente nos dicionários e nos discursos atualmente já faz parte de nossa práxis.  Do modelo quantitativo estamos passando para o qualitativo. Descobrimos o cliente. Partimos para uma convivência “ombro a ombro”, tornando-nos abertos às suas sugestões e críticas, abrimos espaços para a sua participação em nossos programas, descentralizamos poder (tornamo-nos mais humildes em nossas funções), enfim, assumimos a postura de “facilitador” de processo no lugar da de “condutor do processo”. Hoje, estamos, também, aprendendo com o cliente em um sistema de trocas.

Acompanhando esta mudança de postura, surgiu a necessidade de novas práticas nas diversas funções da área, dentre elas, as mais significativas:

da seleção de pessoal fechada e centralizada na mão de profissionais especializados, inovamos e adotamos o processo participativo através do qual o cliente e selecionados são coautores nas atividades oferecidas e já assumem responsabilidades pelos resultados;

do treinamento tradicional planejado à distância e centrado em habilidades técnicas, definido por nossos técnicos de RH, passamos a planejar  junto com o cliente e oferecer atividades que permitam desenvolver, além das habilidades técnicas, a habilidade conceitual e interpessoal, influenciando sobremaneira no desenvolvimento integral do ser humano.

Acompanhando novas estratégias, adotamos metodologias inovadoras de treinamento e desenvolvimento, bem como para seleção e identificação de potencial. Nos últimos tempos, o que poderia parecer absurdo há 20 anos, tornou-se alvo de experimentação dos profissionais de vanguarda. Descobrimos que poderíamos ter uma atuação generalista, buscando em outras ciências e práticas, instrumentos auxiliares que contribuíram na melhoria de nossa prestação de serviços.

Valemo-nos, dentre outras estratégias, da grafologia para análise estrutural em seleção, da astrologia para composição de grupos-tarefa, da biodança para desenvolver o ser humano em seus três centros (razão, emoção e ação), da dinâmica de grupo para trabalhar integração de equipes, do psicodrama para diagnosticar e resolver problemas, das metodologias de criatividade para resolução de problemas, da musicoterapia em programas comportamentais e atitudinais e dos jogos de empresa para  desenvolver habilidades em geral. O ponto comum entre as diversas práticas é a possibilidade de participação ativa do grupo e a vivência plena no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com