TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo Unip

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTA:

O texto argumentativo apresentado pelo Autor é de um conto.

A começar pelo Titulo, O menino e a Caixa, podemos pressupor inúmeras hipóteses sobre o titulo e o que será abordado. Já no Layout abaixo do titulo, com o nome do Autor , podemos ver o principal tema abordado no conto, que será sobre a Forma como Educamos os Jovens (no caso do texto, o Menino). O conto é considerado uma obra de ficção que cria um universo de seres, de acontecimentos, ele e narrado em 3 pessoa, o qual desenvolve uma historia com apenas um clímax, sendo dividido em Introdução, Desenvolvimento ,Clímax e Conclusão.

Já sabendo sobre as características e sobre o Tema principal do Conto, interpretamos sobre o que o narrador transmite na introdução do conto;  começa falando  sobre o entregador de objetos, onde podemos pressupor ser os Professores, os quais , dias após dias, “ entregam” novos “objetos” para a caixa(cabeça, cérebro )do menino (Alunos). Já no desenvolver do conto, os objetos vão se acumulando, o menino tenta dividi-lo em sessões, as quais umas estão cheias, outras vazias. Após o fim do dia, o menino já com a caixa cheia, fecha-a e espreme todos os objetos dentro, uns por cima dos outros já não havendo espaço para mais nada e lacrando-a só sendo aberta no outro dia ( Rotina de Aulas Semanais nas escolas). Eis que em um determinado dia a Caixa começa a ceder, e o Entregador ( Professor), espera que de dentro possam sair coisas novas, devido ao grande numero de objetos que depositou na caixa dia após dia. Nisso vem o Clímax, onde o Entregador, nota que foi tudo em vão, pois não saiu nada de novo, nada útil dos objetos que ali foram espremidos, um a um, dia após dia, mas eis que acontece o inevitável, após sacudir a caixa, há uma explosão da qual sai uma coisa linda dita pelo narrador, sendo essa vista como uma Ideia.  No clímax, podemos entender que o narrador mostra a atual situação da educação, onde faz a analogia aos inúmeros objetos (conhecimentos, conteúdo) que são passados ao Menino (Alunos) dia após dia, e o total de que são absorvidos, aprendidos pelo mesmo. Mas com o surgimento da Ideia no fim da crônica, podemos ver que ainda há esperança, nada esta perdido, tudo se pode mudar, pois o conhecimento foi absorvido e gerou uma nova coisa , chamada de Ideia pelo narrador.

O conto visa passar um tema a ser abordada, no caso a Educação acima, e tenta mostrar com a criação fictícia de objetos, os conflitos enfrentados no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com