TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplina Individual

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

As inovações e melhorias na administração da produção e logística das empresas, tem se mostrado eficiente na busca de redução de custos e competitividade.

Empreendedorismo é um fator determinante para a obtenção de sucesso. Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso.

Atualmente um dos quesitos mais valorizados pelos empreendedores é a segurança econômica. Alguns empresários optam pelo ramo de franquias como forma de minimizar os custos.

As empresas são reconhecidas no mercado por sua flexibilidade e capacidade de atender seus clientes. Para isso, elas utilizam de gestão de projetos e ferramentas gerencias que permitam que a empresa desenvolva seus projetos para alcançar o sucesso.

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

O mundo moderno é constituído por vários tipos de organizações, por mais diferentes que elas sejam entre si, todas possui atividades semelhantes, como por exemplo: atividades mercadológicas, contábeis, gestão de pessoas, de logística de produção.

A administração da produção é a função administrativa responsável pelo estudo e desenvolvimento de técnicas de gestão da produção e bens e serviços. Segundo Slack (1996), a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja sua razão de existir.

A função produção se preocupa com a estratégia da produção, as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo, estudo do tempo e movimento, planejamento e controle de produtos, projeto de produtos e serviços.

No geral o processo da administração da produção se inicia pelo input (entrada de matéria-prima) ocorrendo depois a transformação e por fim o output (que é a saída de porduto/serviço final). Esse processo ainda pode ser classificado da seguinte maneira:

Volume: Produção em grande volume de produtos, possui alta repetição de tarefas, sistematização dos procedimentos de trabalho, possibilitando a especialização de trabalhadores, criação de ferramentas específicas. Esse tipo de operação possui baixo custo unitário, maior rapidez e menor margem de erro no processo.

Variedade: Refere-se a produtos e serviços únicos e padronizados que possuem alto nível de customização, os produtos possuem maior qualidade uma taxa menor de erro e como consequência custos baixos e maior qualidade. Pessoas bem treinadas, com facilidade de relacionamento.

Variabilidade(da demanda): Ocorre de acordo com a variação da demanda (que pode ser estável ou instável), o custo vai depender da variação imposta pela demanda. É importante preparar-se para momentos de alta demanda, não perder negócios, não elevar custos das operações.

Visibilidade: Produção exposta ao cliente, com operações de alto contato, exigindo funcionários qualificados para interagir com o público (varejo), e baixo contato, que possui um custo menor por não exigir funcionários qualificados (e-commerce). Visibilidade baixa possui uma alta usabilidade, trabalhando com prazos compridos e com custos ou estoques reduzidos.

De acordo com Slack (1993), se a função produção mantiver uma estratégia que persiga constantemente a melhoria da: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade, e do custo, ela estará efetivamente, contribuindo para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos e, consequentemente, satisfazendo seus stakeholders.

O profissional de administração da produção, é um especialista em processos de fabricação e possui responsabilidade como aumentar, otimizar e garantir a produção, assim como, se certificar da qualidade final de tudo que é fabricado.

Para serem bem sucedidas na competição global, às empresas precisam ter necessidade de modelos empresariais mais dinâmicos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos surge assim, como uma possibilidade de diferencial estratégico, e passa a ser encarado como uma das mais poderosas ferramentas para garantir a competitividade e a própria sobrevivência empresarial.

Podemos dizer que a atividade central da função produção é administrar o dia a dia da produção de uma empresa, isso significa basicamente o planejamento e controle diário dos processos produtivos da empresa com o objetivo de atender plenamente a demanda pelos produtos e serviços da empresa de forma contínua.

Estrategicamente, projeto de processos significa projetar a rede total de operações produtivas que faz produtos e serviços para consumidores, enquanto o nível operacional, projeto de processos significa o arranjo físico das instalações, a tecnologia adotada e o pessoal da produção.

Segundo Sir Monty Finneston (1987), projeto é o processo conceitual pelo qual algumas exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em massa, são satisfeitas mediante uso de um produto ou sistema que representam a tradução física do conceito.

O projeto físico de uma operação produtiva de conter recursos capazes de satisfazer exigências dos consumidores. O planejamento e o controle preocupam-se com a operação desses recursos no cotidiano, fornecendo bens e serviço, atendendo as necessidades dos consumidores.

Em tempos atuais a logística é um fator diferencial competitivo. Agrega valor ao produto final e atribui noções de qualidade às empresas que o fazem de forma eficiente.

A integração dos diversos setores da empresa, e o pensamento comum na redução de custos, qualidade de produção e fluxo rápido de informações, vem levando grandes empresas para o novo mundo chamado logística.

Um dos grandes diferenciais competitivos é justamente o controle de custos. Essa vantagem é obtida através de uma boa administração logística que engloba uma planta de produção compacta, estoques reduzidos, números de produtos adequados com o objetivo de venda , centralização da compra de matéria-prima. E com todo esse esforço produtivo a empresa poderá oferecer um produto ou serviço de melhor qualidade e preço para seu cliente, obtendo uma grande vantagem competitiva contra seus concorrentes.

Segundo Neto (2008), a logística vem incorporando ideias de vários departamentos da empresa como marketing, qualidade, finanças e planejamento, tornando-se uma área multifuncional para a organização, contribuindo muito para uma gestão eficiente.

Nas empresas a logística empresarial é uma processo estratégico que visa o abastecimento e distribuição física de materiais em tempo hábil e local adequado num processo que envolve fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com