TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Empresa de Medicinas Alternativas

Por:   •  19/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório Tema 3 - Análise Pestal, 5 forças de Porter e 4 cantos de Porter

Análise PESTAL

A análise PESTAL é o acrônimo de análise Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal e consiste em um exercício que permite a uma empresa perceber o impacto que o ambiente externo pode ter no seu negócio, produto ou serviço. Ajuda a identificar oportunidades e ameaças externas relacionadas com a empresa.

Politica:
O sistema implantado no Sistema Organizacional da Saúde em Portugal apresenta um regime próprio, e permite a existência de instituições privadas a actuar no mercado português. Primeiramente, antes do 25 de Abril de 1974 os utentes eram obrigados a direcionarem-se para Unidades de Saúde totalmente controladas pelo Estado: os hospitais e as misericórdias. Mais tarde, devida a abordagens diferentes ao fenômeno Saúde, os governos executaram reformas de modo a permitir que instituições privadas a desenvolverem actos clínicos, em áreas e edifícios licenciados para o efeito.O que veio trazer uma abertura e um maior conhecimento das terapias não convencionais. Contudo ainda, falta um modelo de política de saúde menos onerosa, menos agressivo e mais adequado ao bem-estar da sociedade portuguesa.
Hoje Portugal, caracteriza-se pela existência de um sistema de cuidados de saúde de elevada qualidade, classificado como o 9º melhor da Europa e o 12º melhor do mundo, permitindo ao país atingir boas posições em diversos índices de saúde.

Economico:

Do ponto de vista económico, é relevante referir que apesar do país atravessar uma fase de aparente crescimento económico, com o PIB crescendo desde 2015, ainda há incertezas se esse crescimento deve-se a competitividade das empresas portuguesas ou se seria meramente conjuntural.

Em relatório de 2018, a Ordem dos Economistas considerou que o atual momento da economia portuguesa se deve bastante ao ciclo positivo do turismo e da recente recuperação do setor da construção, prevendo um crescimento mais moderado para os anos seguintes. Previsão que coincide com a previsão da OCDE, de um crescimento mais brando do que nos últimos anos, apesar de ainda sim ser um dos mais otimistas da zona Euro.

No momento, em Portugal, verifica-se a diminuição da taxa de desemprego, apesar de que o rendimento médio continua em um nível muito baixo. Assim, como o sector da estética não se traduz numa prioridade, a capacidade económica do consumidor é o factor primordial para sucesso do projecto: se não é possível comprar os bens essenciais com o rendimento mensal, o mercado dos bens não essenciais fica comprometido.  

Outras questões que podem afetar a atividade do Refúgio Zen são as altas taxas tributárias (importação e exportação) e a falta de financiamentos e incentivos para a indústria.

Social:

Estilo de vida estressante: As recorrentes exigências, urgências e pressões do ritmo cotidiano da era moderna têm surtido efeitos negativos na população, dentre eles problemas físicos de saúde, fadiga, distúrbios psicológicos e sobretudo o estresse. Uma vez cientes da nocividade da rotina que têm de seguir, as pessoas estão a buscar métodos que as ajudem a manter a boa saúde física e mental, e à vista disso recorrem às terapias, massagens, yoga e aos diversos outros tipos de tratamentos oferecidos pela medicina não convencional.

Envelhecimento da população: Portugal é já um país envelhecido, e cuja população tende a continuar envelhecendo exponencialmente. Por consequência, a demanda por tratamentos alternativos de saúde deverá do mesmo modo crescer, já que a parcela idosa da população tende, com notável ocorrência, a buscá-los, seja para tratar doenças advindas da idade, para preservar a saúde ou manter um estilo de vida saudável.

Aumento da preocupação em cuidar da saúde: Sendo a saúde uma preocupação crescente nas sociedades atuais, percebe-se uma tendência ao estilo de vida saudável, tanto relativamente aos hábitos alimentares quanto às atividades físicas, saúde mental e consumo. Por essa razão, as pessoas estão cada vez mais a buscar recursos terapêuticos que atendam suas necessidades, além de estarem passando a integrar os cuidados com a saúde em suas rotinas.

Por exemplo, em uma pesquisa realizada em Lisboa em 2011, com 174 indivíduos, constatou-se que cerca de 77% deles reportaram já ter recorrido às medicinas alternativas pelo menos uma vez ao longo da vida. Esse resultado reforça dados da OMS de 2008, que afirmavam que entre 70% e 80% dos adultos dos países desenvolvidos já teriam usado alguma forma de medicina alternativa ao longo da vida. (Carvalho, Lopes, & Gouveia, 2012)

Tecnológico

Avanço da pesquisa na área da saúde: O avanço das pesquisas na área medicinal envolvem também a medicina alternativa, pelo que proporciona novas descobertas e tratamentos e, ademais, ajudam a evidenciar as eficácias desse método em comparação com a medicina tradicional.

Ameaça das máquinas e robótica: É relevante ressaltar que devido a existência de máquinas e robôs capazes de realizar diversos procedimentos por um custo muito baixo, o valor humano dos procedimentos alternativos também acaba por ser prejudicado. Por exemplo, cadeiras que realizam massagens em shoppings ou aeroportos seriam mais rápidas e convenientes do que marcar uma sessão com um massagista e se locomover até a clínica ou espaço dedicado ao tratamento.

Ambiental:

Crescente preocupação com a sustentabilidade: Devido aos inúmeros problemas ambientais que se agravaram nas últimas décadas, as empresas e os consumidores têm se tornado mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. A adoção de práticas sustentáveis se tornou um fator de peso para a competitividade assim como tem ajudado a reduzir o impacto ambiental que as empresas causam. O refúgio Zen promove a sustentabilidade tanto na revenda de produtos ecológicos e reutilizáveis, que visam reduzir o desperdício, assim como na utilização de matéria prima de origem orgânica e natural, que não prejudica a saúde dos clientes e funcionários e não agride o meio ambiente ao ser descartada.

Reciclagem: A reciclagem se tornou uma prática indispensável no cotidiano das pessoas e das empresas. Com ela, poupa-se milhares de árvores, economiza-se energia e água e evita a degradação do meio ambiente. O refúgio Zen faz a reciclagem de todo o material utilizado nos tratamentos, bem como do material utilizado nas atividades rotineiras da empresa.

Consumo consciente: Existe atualmente um consenso sobre a necessidade de incorporar comportamentos sustentáveis no estilo de vida, caracterizados por um menor consumo de recursos e que tenham menor prejuízo ambiental, econômico e social. Posto isso, o consumidor passa a dar preferência aos produtos e serviços que garantam menor impacto no meio ambiente, na saúde e na vida dos animais. O consumidor consciente passa, também, a reconhecer e priorizar empresas que se comprometem com as causas ambientais neste sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com