TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  30/5/2016  •  Artigo  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE DOS GUARARAPES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 7NB

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS I

Jaboatão dos Guararapes

Outubro - 2015

[pic 2]

FACULDADE DOS GUARARAPES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 7NB

Francielli Albuquerque

Empresa: EcoCar

Produto: EcoFuel (Gerador de Hidrogênio - HHO)

[pic 3]

Jaboatão dos Guararapes

Outubro – 2015

FOLHA DE APROVAÇÃO

Autora: Francielli Albuquerque.

Título: EcoFuel (Gerador de Hidrogênio)”

Trabalho apresentado ao professor Roni Cesário, do curso de Administração Noturno, da Faculdade dos Guararapes, como requisito parcial para obtenção de nota de avaliação da primeira unidade, no semestre 2015.1.

___________________________________

Prof. Roni Cesário

Jaboatão dos Guararapes, 23 de Outubro de 2015.

RESUMO

Após serem passadas as informações sobre a elaboração do projeto, foi verificada qual área de melhor atuação para o nosso produto, em que segmento iria focar e encontrar uma solução para que um futuro próximo suprir a necessidade da população da Região Metropolitana da nossa cidade.

Após várias pesquisas, cheguei à conclusão que o setor automobilístico é um forte mercado, que está em constantemente inovação e que seus consumidores são cada vez mais exigentes, procurando maneiras e formas para baratear os custos com equipamento e serviços funcionais e de ótima qualidade.

Foi seguindo esta linha de raciocínio, que decidi optar por essa ideia, que já é uma alternativa bastante utilizada nos países desenvolvidos, como exemplo os EUA e decidi lançá-la aqui em nosso Estado.

INTRODUÇÃO

Devido à busca constante pela praticidade e agilidade, cada vez mais a população brasileira vem sofrendo com as frequentes altas do valor do combustível em todo país.

A estabilidade do setor automobilístico vem sendo uma ameaça à tranquilidade do trânsito do país. Isso se dá pela facilidade de se adquirir um automóvel nos dias atuais. O país vive em uma constante crise financeira, A facilidade de financiamentos, as promoções, descontos e facilidades viraram sem duvida um importante aliado ao caos no trânsito das grandes metrópoles.

Recife vive hoje um dos piores momentos em relação ao trânsito, é um verdadeiro teste de paciência, cada vez está mais complicado se locomover na Região Metropolitana nos horários de pico.

São muitos carros que circulam nas principais vias, mesmo com a alta constante da gasolina esse número só aumenta. Juntamente por conta da praticidade da locomoção ocorre esse aumento de veículos, também a liberação de gases tóxicos e sem dúvida viramos reféns dos valores impostos pelos “reis do asfalto” os postos de combustível.

“O mercado de combustíveis movimenta aproximadamente R$ 70 bilhões de reais por ano gerando uma receita de impostos de aproximadamente R$ 35 bilhões. Em muitos estados, a arrecadação de ICMS sobre combustíveis é uma das principais fontes de recursos das secretarias de fazenda. Mais de 28.000 postos revendedores empregam centenas de milhares de pessoas nos atendimentos de abastecimento de combustíveis, serviços de borracharia, troca de óleo e lojas de conveniência sendo ainda células urbanizadoras em regiões ao longo de estradas estaduais e federais, agregando desenvolvimento econômico e social a diversas pequenas cidades do interior do país.” (Fonte: http://qualidadeonline.wordpress.com )

As bombas de combustível vêm sofrendo dois reajustes por ano. Ano passado, por exemplo, houveram dois reajustes nos preços da gasolina. O primeiro aconteceu em janeiro, quando a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%. O último reajuste aconteceu no fim de novembro de 2013 – momento no qual a Petrobras anunciou que os preços da gasolina e do diesel foram reajustados nas refinarias, sendo que a alta foi de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel. (Dados tirados do http://g1.globo.com )

Como se não bastasse os constantes reajustes no valor do combustível, ainda temos que nos preocupar com a sua procedência e qualidade. A adulteração é outro problema que enfrentamos diariamente nas bombas dos postos.

A adulteração nada mais é que a adição de qualquer produto que modifique suas características originais, inviabilizando a garantia do combustível. Logicamente, que essa fraude barateia os custos do produto, mas continua sendo repassado para nós pelo mesmo valor de um combustível “em perfeito estado”.

Não é só pelo motivo do combustível não ser puro, mas a consequência dessa adulteração causa sérios danos ao veículo e ao meio ambiente.

E é pensando justamente neste contexto de custo x benefício que cada vez mais são criadas alternativas para esse mercado que arrecada bilhões anualmente.

Umas dessas alternativas será apresentada neste projeto, juntamente com  EcoCar, a empresa 100% Pernambucana que adota medidas sustentáveis e de baixo custo para otimizar a sua prestação de serviço voltados para o seu veículo.

São alternativas práticas e que podem sim ser a salvação do nosso planeta.

[pic 4]

Sumário Executivo

  1. Historia da Empresa

1.1.1 Funcionamento do produto

  1. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições.
  2. Dados do empreendimento
  3. Missão da empresa
  4. Setores de atividade
  5. Forma jurídica
  6. Enquadramento tributário

1.7.1 Âmbito federal

1.7.2 Âmbito estadual

1.7.3Âmbito municipal

  1. Capital Social
  2. Fonte de recursos
  1. Análise de Mercado
  1. Estudo dos clientes
  2. Estudo dos concorrentes
  3. Estudo dos Fornecedores
  1. Plano de Marketing

3.1 Produto e Serviços

3.2 Preço

3.3 Estratégia Promocional

3.4 Estrutura Comercializada

3.5 Localização do Negocio

4 Plano Operacional

4.1 Leiaute

4.2 Capacidade Instalada

4.3 Processos Operacional

4.4 Necessidade de Pessoa

Conclusão

1.1 - HISTÓRICO DA EMPRESA

EcoCar

Será uma empresa para o início de 2016 será o EcoFuel, inovação no estado. Também conhecido como eletrolisadores (Gerador de Hidrogênio - HHO), utilizam a eletricidade da bateria do veículo para criar hidrogênio a partir da água enquanto você dirige. O EcoFuel nunca fica armazenado. Logo após ter sido produzido, hidrogênio é injetado no motor, onde se mistura com o combustível existente. A mistura resultante tem uma combustão mais eficaz, reduzindo o consumo de combustível e a quantidade de poluentes liberados no ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (482.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com