TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  28/8/2015  •  Monografia  •  12.756 Palavras (52 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 52

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema QVT – Qualidade de Vida no Trabalho.

Podemos observar que desde o tempo da Revolução Industrial até os dias atuais, a jornada de trabalho excessiva torna o homem cada vez mais adepto ao sedentarismo, o que acarreta uma série de problemas de saúde, provocando assim, uma diminuição significante em sua qualidade de vida.

Na década de 90 surgiram diversas situações desfavoráveis à saúde do trabalhador, tornando o indivíduo predisposto a vários tipos de lesões ou distúrbios, e é nesse contexto que surgiu a ideia da Qualidade de vida no Trabalho (QVT), que com ações diretas e especificas a promoção da saúde do funcionário, prevenido, tratando e reabilitando o índice do surgimento de doenças ocupacionais, diminuíram gradativamente.

Hoje em dia o termo Qualidade de Vida no Trabalho ganha mais popularidade e, vai se tornando, um dos pontos chaves para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer ser humano em qualquer segmento.

O que podemos observar nas bibliografias existentes para a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso é que o trabalho comente se torna equilibrante quando permite a retomada de seus desejos mais profundos, com isto, percebe-se que muitas áreas de recursos humanos vêm desenvolvendo novas estratégias para que a Qualidade de Vida no Trabalho.

Queremos demonstrar com esse trabalho, que o trabalho humano, quando executado sob condições inadequadas ou inseguras, tem efeito diretamente sobre o bem-estar físico e psíquico do trabalhador.

Pesquisas são realizadas e vários profissionais ligados à questão da saúde e do trabalho humano estão investigando as mais variadas formas em que o trabalho impacta no funcionamento psíquico do trabalhador dentro de uma organização.

Podemos conceituar qualidade de vida no trabalho como sendo um conjunto de ações, onde uma empresa que implanta condições de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visa propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

Objetivos: Como bem observado em nosso Projeto de Pesquisa, ora apresentado, este trabalho objetiva-se a explicar, conceituar, demonstrar de uma maneira clara e objetiva o que é realmente a Qualidade de Vida no trabalho. Queremos demonstrar que com pequenas ações que cada empresa incluir na jornada de trabalho, irá beneficiar a qualidade de vida do trabalhador.

No primeiro capítulo do nosso Trabalho de Conclusão de Curso iremos abordar todo o início do trabalho, tanto em indústrias como em outras áreas, como era a qualidade de vida do trabalhador sem a preocupação que hoje as empresas oferecem aos seus funcionários.

No segundo capítulo, iremos abordar totalmente o conceito, origem, peculiaridades da qualidade de vida no trabalho, importância, benefícios, características, história, seus objetivos na empresa, ou seja, como a QVT pode influenciar na vida do trabalhador.

No terceiro capítulo, iremos falar sobre os benefícios que a empresa que inclui a QVT traz para cada trabalhador, e se a empresa não inclui, que doenças podem surgir para os empregados, e sugestões que nos entendemos necessárias esclarecer.

No capítulo quarto e último iremos sobre um modelo que várias empresas estão incluindo para uma melhor qualidade de vida para seus funcionários, a ginástica laboral, tanto em empresas quanto em indústrias.

Ginástica laboral é um conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, e neste trabalho especificamente, iremos tratar da Indústria, que tem como finalidade exercitar e colocar previamente cada pessoa da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Geralmente usam-se técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um Profissional de Educação Física, ou seja, para um melhor aproveitamento do funcionário.

Finalizamos nossa introdução, afirmando que a qualidade de vida do indivíduo também depende da qualidade de vida no trabalho, ou seja, o trabalho assume papel central na vida das pessoas, chegando a definir aspectos vitais como “status” e identidade pessoal.

Metodologia: Através de uma extensa pesquisa bibliográfica serão levantadas informações referentes à qualidade de vida no trabalho, como surgiu, como era no passado, como foi seu desenvolvimento, e como se encontro nos dias atuais dentro de grandes, médias e pequenas empresas.

Entretanto o trabalho necessita ser realizado em condições que ajude o trabalhador a promover a saúde, seu equilíbrio físico e equilíbrio psicoemocional e, com isso, atingindo o bem-estar total do indivíduo.

Achamos importante ressaltar também que a qualidade de vida no trabalho é trabalhar com alguém, para alguém, fazendo o que se gosta, enfrentando situações sérias e lutando por seus direitos e deveres.

A empresa necessita apresentar um bom ambiente de trabalho aos funcionários e os funcionários necessitam estar comprometidos com a organização.  

Enfim, a qualidade de vida é simplesmente o trabalhador trabalhar onde ele quer, onde ele se sinta bem, em conjunto com a transparência das relações internas, necessitando equilíbrio econômico e criatividade da organização.

CAPÍTULO 1 – O TRABALHO NO BRASIL

Obter a qualidade de vida é o grande desejo do ser humano, que busca tudo que for melhor que possa proporcionar bem estar e equilíbrio físico, psíquico e social.

Profissionais de diversas áreas dedicam seu tempo para tentar descobrir novas formas e maneiras de obter essa qualidade de vida.

1.1        O TRABALHO

Como falamos na Introdução, logo mais acima, iremos abordar um capítulo sobre o trabalho.

Achamos necessário esse capítulo para a compreensão necessária do próximo capítulo. Necessário se faz o entendimento sobre o trabalho, como era realizado antes da organização ter preocupação com a qualidade de vida de seus trabalhadores.

O que podemos perceber é que o cenário empresarial brasileiro nas últimas décadas tem sido caracterizado como palco de profundas transformações, tecnologias arrojadas, enfim, exigindo das empresas uma busca da qualidade, de produtividade e da satisfação sobre os clientes. (CHIAVENATO, 2002. p. 26)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.4 Kb)   pdf (438 Kb)   docx (160.5 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com