TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso - Fluxo de Caixa

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.531 Palavras (23 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA TOMADA DE DECISÃO

Aluno: Tatiane de Souza Pereira

Orientador: Prof°. Me. Pedro Ramos Lima.

Aparecida de Goiânia, 2014


FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA TOMADA DE DECISÃO

Artigo apresentado em cumprimento às exigências para término do Curso de Administração sob orientação do Prof. Me. Pedro Ramos Lima.

Aparecida de Goiânia, 2014


FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Tatiane de Souza Pereira

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA TOMADA DE DECISÃO

Artigo apresentado em cumprimento às exigências para término do Curso de Administração sob orientação do Prof. M.e Pedro Ramos Lima.

Avaliado em ______ / _____ / _____

Nota Final: (        )  _____________

______________________________________________________

Professor- Orientador (nome completo e titulação)

_______________________________________________________

Professor Examinador

Aparecida de Goiânia, 2014

RESUMO        

O presente artigo foi construído com a finalidade de destacar a importância que o planejamento financeiro e o fluxo de caixa podem proporcionar a gestão de uma empresa. Para isso foram utilizadas teorias, conceitos e um estudo de caso desenvolvido em uma empresa para apontar a real vantagem da utilização desses métodos. A partir desse estudo foi constatado que o fluxo de caixa é um instrumento que serve como base para realização do planejamento financeiro, e é através da utilização de ambos os métodos que o administrador financeiro pode antecipar decisões que irão assegurar a disponibilidade de recursos é suprir assim suas necessidades financeiras.

Palavras Chaves: Planejamento Financeiro, Fluxo de caixa, Vantagens e Recursos.

ABSTRACT

The present article was constructed with the purpose to detach the importance that the financial planning and the flow of box can provide the management of a company. For this theories had been used, concepts and a study of case developed in a company to point the real advantage of the use of these methods. From this study he was consisted that the box flow is an instrument that serves as base for accomplishment of the financial planning, and is through the use of both the methods that the financial administrator can anticipate decisions that will go to assure the availability of resources are to supply its financial necessities thus.

Keywords: Financial Planning, Cash Flow, Advantages and Resources.

INTRODUÇÃO

Devido às constantes mudanças sofridas pelo mercado econômico atual as organizações devem manter-se preparadas, utilizando principalmente como base decisões bem planejadas, calculadas e solidas isso é afirmado por Souza (2012, p.02) onde explica que “nessa economia competitiva, aumenta cada vez mais a importância de instrumentos de tomada de decisões gerenciais que possibilitem ações rápidas e eficientes para que a empresa possa manter sua participação no mercado (...)”.

Diante de tal importância exigida nesse processo, este artigo possui como objetivo principal de apontar a relevância de um planejamento financeiro e a utilização do fluxo de caixa, como sendo um dos principais instrumentos de controle de recursos e apoio na tomada de decisões. Tal importância é defendida por Lana (2000) onde relata que, um dos motivos mais determinantes no fracasso das empresas é ausência de qualquer planejamento financeiro e especialmente a não aplicação do fluxo de caixa.

Outro que também reafirma tal importância do planejamento financeiro é o autor Gitman (1997, p.588) que discorre "o planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos”.

Diante dessas afirmações dos autores é notável que toda organização deva possuir em sua base um planejamento financeiro, pois ele promove de forma clara informações cruciais para tomada de decisões, ficando mais evidenciado quando a sua importância é defendida também por BEI Comunicação (2004, p. 14) onde afirma que “planejar é essencial para viver, e o planejamento financeiro é à base de todo planejamento. Ele independe da renda e permite que você otimize seus recursos para alcançar quaisquer objetivos (...)”.

        Mas diante das informações estabelecidas pelos autores foi notado nas entrelinhas, que o planejamento financeiro é algo para ser realizado para o futuro, ou seja, o mesmo já deve estar pronto antes mesmo de ser constituída a empresa, isso pode ser comprovado conforme afirma Ross (1998, p. 82) que relata que “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”.        

        Ou seja, após a abertura da empresa o gestor financeiro deve possuir um instrumento que mensure e controle a saúde financeira da empresa, para que ele possa escolher as melhores decisões quando for necessário, por isso o presente artigo destaca a ferramenta de fluxo de caixa como principal instrumento de apoio ao processo decisório, como é afirmado segundo Zdanowicz (1998, p.33) “o fluxo de caixa é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que são realizadas pela empresa”, demonstrações estás que estabelece se a empresa é lucrativa ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (484.6 Kb)   docx (345.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com