TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posto De Trabalho De Operadores De Caixa (Checkout)

Exames: Posto De Trabalho De Operadores De Caixa (Checkout). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  2.350 Visualizações

Página 1 de 5

Posto de trabalhoias ao de operadores de caixa (Checkout)

Caixa ou Checkout é um termo utilizado ao posto destinado aos serviços de cobrança e registro de mercadorias dentro dos supermercados. Atualmente existem normas de tamanho, formato, materiais, disposição, etc; porém muitos ainda estão fora dos padrões necessários e conforme as Normas de Segurança do Trabalho (NR-17).

Existem dois tipos básicos de caixa de supermercados: o manual e o automatizado. Sendo que no manual a operadora desloca manualmente as mercadorias até o final do balcão para serem empacotadas, também observa o preço e digita na máquina registradora, e no automatizado possui uma esteira rolante até o scanner ou balança, deslocando as mercadorias que serão registradas pelo leitor ótico e então passam para o final do balcão para serem empacotadas.

Os supermercados modernos apresentam os checkouts modernos com um balcão / bancada em formato de L, onde são colocadas as mercadorias, uma esteira elétrica acionada pelo operador de caixa, teclado pra digitação de preço e ou código de barras, balança eletrônica, leitor de cartões de crédito, equipamento que emite o cupom fiscal, gaveta com dispenser para colocação de dinheiro e cheques, monitor para os clientes visualizarem o preço da mercadoria, caixa ou suporte para sacolas plásticas e a cadeira. O foco do movimento repetitivo do operador de caixa de supermercado está no momento de passar as compras pela máquina de leitora ótica.

Conforme cita a Federação dos Trabalhadores no comércio no Estado de Santa Catarina (FECESC, 2003), estas máquinas fazem com que os operadores de caixas necessitem levantar peso para passar no leitor ótico, num ritmo cansativo, o que acaba provocando doenças e lesões em função do serviço realizado.

As várias configurações dos caixas de supermercado (checkout) consistem nas adaptações necessárs estilos e ambientes físicos dos estabelecimentos. Podem apresentar três tipos de configuração conforme descrito e demonstrado pela Figura 3.

Atualmente o mais utilizado pela maioria dos supermercados, é o de configuração com corredor frontal, com scanner na lateral e caixa registradora a sua frente. De acordo com a literatura pesquisada, verificou-se que a profissão de checkout é uma das mais acometidas por queixas e/ou distúrbios relacionados ao trabalho. Segundo Trelha (2002), o setor de caixas apresenta um índice de lesões músculo-esqueléticas de 2 a 3 vezes maiores que outros setores em supermercados.

2.4.2 Biomecânica Ocupacional

A biomecânica ocupacional analisa as interações entre o trabalho e o homem, buscando os movimentos dos músculos envolvidos na atividade e sua conseqüência. Busca também estudar as posturas corporais realizadas e forças dispensadas na execução do trabalho. Muitos postos de trabalho e produtos inadequados ocasionam tensões musculares, dores e fadiga; sendo que algumas vezes podem ser resolvidos com providencias simples, porém em muitos dos casos é necessário uma intervenção geral do posto de trabalho (IIDA, 2001).

Para a realização de tarefas utilizando os meios e condições disponíveis, o trabalhador desenvolve algumas atividades como: se deslocar, execução de gestos, olha e escuta, organiza seu trabalho, planeja suas ações, procede ao raciocínio. A atividade coloca em jogo as funções fisiológicas e mentais (os músculos, as articulações, o sistema cardiopulmonar, a visão, a audição, o tato e a memória. E todas estas atividades dependem das condições nas quais se realiza a tarefa, dependendo de fatores tais como: constrangimentos, previsibilidade, imprevistos, anormalidades, etc.

Os músculos são nutridos principalmente no período de relaxamento, por isso a pressão interna dos músculos durante as atividades estáticas pode ultrapassar o valor da pressão arterial do sangue e ocasionar um fechamento dos vasos sanguíneos responsáveis pela sua nutrição, ocasionando um acúmulo de ácido lático e irritação das terminações nervosas, causando dores.

Segundo Barreira (1989), a coluna vertebral permite e necessita de movimentos, dessa maneira não permitem períodos de aporte sangüíneo adequado e relaxamento durante as posturas estáticas, pois estas exigem a ação repetida dos mesmos grupos musculares. E também, além disso, estas posturas interferem nos discos intervertebrais com a manutenção de uma pressão significativamente aumentada.

Os operadores exercem suas funções em postos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com