TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso- Gestão da Qualidade

Por:   •  19/11/2015  •  Monografia  •  6.179 Palavras (25 Páginas)  •  3.334 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE SILVA BARROS

JANIELLY SEMYRIS DE ARAÚJO AIRES

 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA INDUSTRIAL ELEVADORES.

ORIENTADOR: Prof.: Wanderson Louzada Borges

NATAL

2012


CRISTIANE SILVA BARROS

JANIELLY SEMYRIS DE ARAÚJO AIRES

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA INDUSTRIAL ELEVADORES.

Relatório de Pré-consultoria ou Artigo Científico apresentado à         Universidade Potiguar realizado Na Industrial Elevadores Ltda. na área de Gestão da Qualidade como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em administração.

                                                        

ORIENTADOR: Prof.: Wanderson Louzada Borges

Natal

2012

CRISTIANE SILVA BARROS

JANIELLY SEMYRIS DE ARAÚJO AIRES

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA INDUSTRIAL ELEVADORES.

Aprovado em:____/____/_____

Nota: _____

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________

Wanderson Louzada Borges

Universidade Potiguar – UnP

____________________________________________________

Dinarte Lopes

Coordenação de TCC

Universidade Potiguar – UnP

____________________________________________________

Raimundo Henrique da Silva

Universidade Potiguar - UnP

SUMÁRIO

RESUMO02

  1. INTRODUÇÃO03
  2. METODOLOGIA04
  3. DESENVOLVIMENTO05
  1. Qualidade 05
  2. Gestão da Qualidade 06
  3. ISO 9001:200008

3.4.      Gestão 09

3.4.1    Ciclo PDCA 10

         3.4.2    Diagrama de Causa e Efeito 11

3.5.     Treinamento 12

  1. ANÁLISE DE DADOS14
  2. CONCLUSÃO23

REFERÊNCIAS24


RESUMO

Diante de um mercado competitivo e em constantes mudanças passa a ganhar destaque às empresas com diferencial em atender totalmente as necessidades do cliente. Assim surge o Sistema de Gestão da Qualidade que é totalmente voltado a essa prática. Com o desenvolvimento desse artigo percebeu-se na Industrial Elevadores a necessidade de melhor gestão no que diz respeito a qualidade para que haja crescimento produtivo. O objetivo principal deste artigo é demonstrar o ganho que a empresa obterá em qualidade e produtividade, ao Implantar o Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001.Através das soluções apresentadas como: implantação do ciclo PDCA, utilização do diagrama de causa e efeito e criação do manual da qualidade, é totalmente viável e possível identificar as falhas no processo produtivo e  atingir os objetivos principais .  

Palavras Chave: Qualidade – Cliente – Gestão – Produtividade – ISO 9001

ABSTRACT

Due to a constantly changing and competitive market, it begin to make a differential to companies that attend totally the client’s needs. This way arises the “Sistema de Gestão de Qualidade”(Quality Manager) which revolves around this practice. In the development of this paper was noticed the need at “Industrial Elevadores” of a better administration in quality to increase the productivity. The main goal of this paper is to show the gain that the company will have in quality and productivity, adopting the “Sistema de Gestão de Qualidade” based on NBR ISO 9001. Throughout the presented solutions as: implanting the PDCA cycle, using the cause and effect diagram and creating a quality menu, is totally viable and possible to find the failures on the productive process and reach the main goals.

Keywords: Quality – Client – Administration – Productivity – ISO 9001


1. INTRODUÇÃO

A busca por vantagens competitivas, e por clientes satisfeitos desperta nas organizações a necessidade de adaptação às constantes mudanças para atender as novas exigências do mercado. Diante dessa prática contínua a gestão de qualidade passou a ganhar destaque no cenário e a palavra qualidade passou a ser utilizada e discutida com maior frequência tornando-se um diferencial que busca suprir as dificuldades enfrentadas pelos gestores nas organizações ao tentar aplicar com eficácia o ciclo Planejar Dirigir Coordenar Agir(PDCA) em seus produtos e serviços.

É através desse modelo de coordenar e dirigir de forma contínua que a gestão de qualidade tenta alcançar a excelência, para isso utilizando os requisitos da norma NBR ISO 9001, que gera uma melhora nos processos administrativos já que seu principal objetivo é atingir índices de qualidade no processo como um todo.

Na área de fabricação e manutenção de elevadores não é diferente, um setor que evolui juntamente com as novas tecnologias desperta na organização a necessidade de uso da qualidade principalmente por estar diretamente envolvido com o fator humano, é através da qualidade que será proporcionado aos clientes conforto e segurança.

A Industrial Elevadores LTDA faz parte do mercado desde 2003 na fabricação, montagem e manutenção de plataformas elevatórias.Atua em todo o nordeste atendendo principalmente a clientes corporativos se destacando como uma das principais líderes do mercado na região.

Percebeu-se a necessidade de melhor gestão do processo da qualidade e para que haja crescimento da produtividade, é necessário que a mesma passe por uma reestruturação identificando possíveis falhas no processo produtivo.Diante disso identificamos a seguinte questão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (397.7 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com