TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Graduação em Economia Brasileira Contemporânea

Por:   •  16/5/2015  •  Artigo  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas

Metrocamp

Trabalho de Graduação em Economia Brasileira Contemporânea

Curso de Graduação em Administração

Petrobras, a Evolução Econômica Brasileira

Dayane Monike Nonata FARIAS

Eliane Pereira da SILVA

Juliana Rodrigues Viana de SOUZA

Kryslane Myrelle PAIXÃO

Rutinéia Moreira Costa NUNES

Petrobras, sua historia e sua importância para o Brasil no momento atual.

Até 1938, a exploração do petróleo no Brasil era realizada sob o regime da livre iniciativa. Neste período, a primeira sondagem profunda foi realizada entre os anos de 1892 e 1896, no Município de Bofete, Estado de São Paulo. Neste mesmo ano as riquezas do nosso subsolo foram nacionalizadas e o Governo Brasileiro cria a CNP (Conselho Nacional do Petróleo).

Durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas é estabelecido o monopólio sobre a exploração do petróleo que, a 3 de outubro de 1953, promulgou a Lei 2004, criando a Petrobras que atualmente é um gigante no ramo petrolífero, detentora das mais altas tecnologias na extração e transformação do petróleo e que é o objetivo deste relatório que procura expor de maneira resumida a sua origem, constituição, produtos, relação com funcionários, responsabilidade social e sua forma de atuação como empresa no cenário empresarial brasileiro e internacional.

Segundo Morais (2013), os volumes crescentes de importações de combustíveis pelo Brasil para complementar o abastecimento interno, ilustraram a dimensão dos desafios que a mais nova petroleira iria ter de enfrentar para poder resolver o problema da alta dependência brasileira do petróleo estrangeiro. Sendo assim, as principais missões da Petrobras eram incrementar as atividades exploratórias, com o fim de descobrir novas fontes de petróleo e gás natural, e empreender a construção de novas refinarias para o aumento da oferta nacional de derivados, com o objetivo de diminuir as importações e permitir aliviar as restrições na capacidade do país de importar bens de capital para o desenvolvimento industrial. Assim, este artigo buscará percorrer um caminho investigativo com o objetivo de demonstrar a importância histórica e atuação da Petrobras para a economia.

Para cumprir sua missão a Petrobras iria desempenhar, em paralelo e como conseqüência de suas atribuições no setor do petróleo, o papel de agente indutor do desenvolvimento de uma rede de empresas fornecedoras de serviços petrolíferos, firmas de engenharia e fabricantes de bens industriais, essenciais às atividades produtivas do petróleo, como forma de reduzir a dependência de aquisições externas de bens de capital e de tecnologias necessárias aos pesados investimentos previstos no setor. Outro objetivo de longo prazo seria acompanhar a Companhia, ao longo de sua história: tornar o país auto-suficiente na produção do petróleo. Esta meta, enraizada no pessoal técnico e de comando, seria um dos motores dos intensos esforços de investimentos em exploração e produção, e das continuadas ações realizadas na Companhia para o aprendizado tecnológico e a capacitação de pessoas. (MORAIS, 2013). Assim e desta forma, não se pode negar a importância da empresa Petróleo Brasileiro S.A. no cenário econômico brasileiro e social da nação.

Os projetos apoiados pela Petrobras aplicam conceitos de responsabilidade social por diversas razões. Eles procuram melhorar a vida das pessoas, especialmente das mais necessitadas, procurando combater a desigualdade, que é a nossa maior mazela. A ênfase é dada na formação das pessoas, especialmente crianças e adolescentes, procurando capacitá-las para no futuro usar seus conhecimentos para desenvolver atividade produtivas e exercer sua cidadania, OdedGrajew (2003)

A Petrobras busca também apoiar seus parceiros e atuar nas comunidades onde opera, procurando inclusive evitar danos que suas atividades podem causar ao meio ambiente. As parcerias com o poder público, especialmente na educação, são muito importantes, todos esses projetos são realizados em parceria com organizações sociais, o que ajuda a fortalecer o tecido social. Os projetos são permanentemente avaliados, inclusive com a participação da comunidade. OdedGrajew,(2003) ainda ressaltar que a Petrobras procura completar essas ações implementando uma gestão que procura balizar todas as suas relações, incluindo com seus funcionários, pelos princípios da responsabilidade social.

A Petrobras, com seus 86.000 funcionários, não é uma empresa qualquer: refina 98% da gasolina consumida no Brasil, mantêm negócios com quase 20.000 empresas que lhe fornecem todos os tipos de produtos e serviços, e é ela própria responsável por um décimo de todos os investimentos feitos no Brasil. Por isso o Governo, nocauteado pela crise, teme não só a repercussão política do caso, mas também uma eventual ressaca econômica e também social.

O impacto econômico do caso também preocupa, que afeta em cheio algumas das maiores empresas do país. A estatal perdeu aproximadamente a metade de seu valor na Bolsa desde o começo do caso. O presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, afirmou com preocupação que o caso tem o potencial de parar o Brasil economicamente.

Um esquema bilionário de lavagem e desvios de dinheiro envolvendo a Petrobras veio à tona em março deste ano, quando a PF deflagrou a operação Lava Jato. A operação recebeu o nome Lava Jato porque em um dos desvios de dinheiro o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. Curiosamente, o posto que deu origem às investigações fica no Distrito Federal e não tem um lava-jato entre suas instalações.

A Operação Lava Jato apareceu para o grande público em março de 2014, com a detenção de 24 pessoas em vários Estados do Brasil, mas começou em julho de 2013, quando a Polícia Federal de Curitiba (Paraná) descobriu uma rede de lavagem de dinheiro de tamanho médio que operava em Brasília e São Paulo.

Empresa é investigada por suspeitas de superfaturamento e propina envolvendo políticos, diretores da Petrobras e gestores de empreiteiras.

As principais denúncias envolvendo a Petrobras;

  • Compra de refinaria em Pasadena;

A denúncia é a de que a Petrobrás teria pago muito mais do que a tal refinaria valia. Em 2005, a empresa belga Astra Oil pagou por essa refinaria US$ 42,5 milhões. Em 2006, a Petrobras pagou US$ 360 milhões por metade dela. Esse é o primeiro problema.

Em 2006, a Petrobrás comprou essa refinaria, pensando em refinar nosso petróleo para vender nos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (395.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com