TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Artigo: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

1- Explique por que a regressividade do sistema tributário brasileiro vem contribuindo para ampliar a injustiça social.

As famílias mais pobres pagam mais impostos, proporcionalmente à renda que possuem, do que as mais ricas por meio de impostos indiretos, que incidem sobre o consumo e são cobrados de forma embutida nos preços. Percebemos também que os tributos diretos até aumentam de importância à medida que a renda familiar se eleva, mas esse efeito é insuficiente para compensar o alto peso das incidências indiretas no orçamento das famílias de menor nível de rendimento e isto que explica o grau de regressividade do nosso sistema de arrecadação. O que são as contribuições sociais? Para que servem? São tributos destinados à arrecadação de recursos para certas áreas de interesse do poder público, na administração direta ou indireta, ou na atividade de órgãos que colaboram com a administração e é constituída por um conjunto de ações do Estado e da sociedade que visam assegurar aos cidadãos os direitos relativos à previdência, à assistência social e à saúde que, servem para garantir o financiamento da seguridade social, assegurar os direitos sociais relativos à saúde, à previdência e à assistência social. 3- Para contribuir com a justiça social, em qual (is) base (s) de tributação deve se concentrar o sistema tributário? Justifique sua resposta.

Na renda patrimônio, consumo ou circulação de bens e serviços, e a folha de pagamentos, arrecadação que financia os sistemas de previdência social. A distribuição da arrecadação tributária entre renda, patrimônio, consumo e folha de pagamentos expressa à construção histórica e o acordo social e político vigente. Em regime tributário e fiscal ideal, a arrecadação de tributos deve ser progressiva, ou seja, quem

[Digite texto]

tem mais renda deve pagar mais, assim o financiamento da atuação estatal auxilia no processo de distribuição de renda. As bases tributárias que mais contribuem para promover a justiça social são principalmente a renda e o patrimônio. Assim, o sistema tributário pode contribuir para redistribuir renda e riqueza.

4- Por que, no Brasil, apesar da elevada arrecadação de tributos, os serviços públicos não são de qualidade?

O país está entre os países que tem uma das maiores cargas tributária do mundo, mesmo nessa condição de arrecadação, a população não recebe de volta os tributos pagos em forma de serviço essenciais como saúde e educação e de qualidade.

Apesar da alta carga tributária, o governo ainda justifica os péssimos serviços com a falta de recursos para investimento e em serviço de qualidade para a população, principalmente a mais carente, que necessita e depende exclusivamente dos serviços oferecidos pelo o governo.

5- De que forma a tributação e os gastos públicos podem contribuir para estimular o desenvolvimento econômico?

Aplicando, um processo de desenvolvimento social e econômico que reduza as desigualdades sociais, estabeleça uma melhor distribuição de renda e satisfaça as necessidades básicas dos cidadãos. Para isso existem os tributos: os incidentes sobre a renda, o consumo, o patrimônio ou as contribuições sociais. Tributos incidentes sobre a renda e o patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com