TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão de curso

Por:   •  3/5/2024  •  Trabalho acadêmico  •  6.005 Palavras (25 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 25

ANÁLISE DE DADOS DO TWITTER:

UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA DO BAIXO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DURANTE E PÓS PANDEMIA

ALEX SANTOS DA SILVA¹

PAULO HENRIQUE MIRANDA LOPES²

JOSÉ ROBERTO FONTOURA³

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

2023

RESUMO

Durante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo. Para exploração disso, foi desenvolvida uma aplicação para coletar e analisar dados de postagens através de uma máquina de aprendizado usando processamento de linguagem natural (PLN) para identificação e análise de sentimentos em relação à universidade. Para a construção do embasamento teórico foram usados autores como: MEDHAT; HASSAN; KORASHY. Essa pesquisa se configura como exploratória e descritiva, tendo como objetivo cruzar dados retirados de publicações do Twitter visando analisar assuntos mais relevantes durante os últimos quatro anos para identificação de palavras, frases e expressões para determinado sentimento nos textos coletados. Os resultados revelaram uma predominância de sentimentos negativos nas postagens dos alunos, indicando o confinamento decorrente da pandemia como um impacto negativo tanto no bem-estar emocional quanto no desempenho acadêmico.

Palavras-chave: Twitter. Análise de sentimentos. Processamento de linguagem natural.

ABSTRACT

During the pandemic, the use of social networks as a means of communication, expression and interaction between people around the world has expanded. To explore this, an application was developed to collect and analyze data from posts through a learning machine using natural language processing (NLP) to identify and analyze feelings towards the university. For the construction of the theoretical basis, authors such as MEDHAT; HASSAN; KORASHY were used. This research is configured as exploratory and descriptive, aiming to cross data taken from Twitter publications in order to analyze more relevant subjects during the last four years to identify words, phrases and expressions for a certain feeling in the collected texts. The results revealed a predominance of negative feelings in the students' posts, indicating the confinement resulting from the pandemic as a negative impact on both emotional well-being and academic performance.

Keywords: Twitter. Analyze feelings. Natural language processing.

______________________________

  • Graduando em Sistemas de Informação - Alagoinhas/BA - alesansilva@outlook.com.br ² Graduando em Sistemas de Informação - Alagoinhas/BA - paulolopes599@gmail.com

³ Doutorado em Difusão do Conhecimento - Salvador/BA - Professor da UNEB - jfontoura@uneb.br

2

1 INTRODUÇÃO

Durante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo.

As universidades que atuavam de forma presencial tiveram que se adaptar ao ensino remoto, para suprir a necessidade de continuidade das aulas, que por causa do período de confinamento foram interditadas.

Em vista disso, diversos estudantes começaram a sentir dificuldades perante as grandes demandas. Muitos deles recorreram às redes sociais como meio de expressar a insatisfação da sua vida acadêmica, o baixo rendimento que tiveram por causa desse cenário.

Gundim et al. (2021) investigaram reações emocionais negativas, como estresse, ansiedade, luto, raiva e pânico, em relação ao desempenho acadêmico, com base em sete artigos publicados em 2020.

Os resultados destacam que esse impacto não recebe a devida atenção nas universidades, enquanto as redes sociais se tornam a principal plataforma utilizada pelos jovens para expressar seus sentimentos e opiniões em relação à vida acadêmica. (Gundim et al., 2021).

De acordo com Araújo et al. (2020), a pandemia de COVID-19 teve um impacto psicológico importante, resultando em ansiedade e depressão ampliadas pela incerteza e pela sobrecarga de informações.

Nesse sentido, é necessário que as instituições implementem medidas preventivas em larga escala para promover a saúde física e psicológica de estudantes e professores, além de desenvolver planos para o retorno às aulas e o manejo de infecções nos campi.

Segundo a pesquisa realizada por Maia, Dias (2020), foi observado um aumento significativo de perturbação psicológica, como ansiedade, depressão e estresse, entre os estudantes durante a pandemia, em comparação com períodos considerados normais.

No entanto, os autores não abordaram explicitamente ações e estratégias de proteção e promoção da saúde mental nesse contexto. De acordo com Schmidt et al. (2020), pesquisas indicam que o medo de contrair um vírus altamente contagioso e potencialmente fatal, cujas características e trajetórias ainda são pouco compreendidas, tem impacto negativo no bem-estar psicológico de muitas pessoas.

Os estudantes enfrentaram incerteza em relação à progressão acadêmica, o que afetou negativamente sua saúde mental. Fatores como ser do sexo feminino, estar estudando e apresentar sintomas físicos específicos foram associados a um maior impacto psicológico, incluindo níveis mais altos de estresse, ansiedade e depressão.

Medidas de apoio mencionadas incluem intervenções psicológicas precoces para grupos de alto risco, recursos de suporte psicológico, redes de suporte online e informações precisas baseadas em evidências em formatos acessíveis. Teixeira, Dahl (2020) relataram que os estudantes experimentaram uma variedade de sentimentos, como medo, estresse, ansiedade, luto, culpa, raiva e desamparo, devido à incerteza causada pela emergência.

Foram identificadas ações para reduzir esses impactos, incluindo a criação de uma rotina de estudos baseada nos interesses individuais, encontros virtuais para práticas integrativas e complementares, orientações acadêmicas remotas, apoio psicossocial por meio de grupos de apoio e acesso a profissionais por meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com