TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão de curso

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 12
  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

        A empresa Polo Speed Confecções LTDA – ME é fundada desde Fevereiro de 2008 por um empresário individual, o nome foi atribuído como razão social já para o mercado e com o nome fantasia SPS, este é destinado a fornecedor produtos de vestuário.
A Polo Speed Confecções LTDA - ME, atualmente o faturamento anual da empresa é controlado perante a um retorno mensal junto ao plano da empresa, relacionados com dinheiro em um determinado período correspondendo ao exercício fiscal da empresa.

1.1 A Importância dos  Colaboradores

Segundo Chiavenatto, 2010 “a visão do passado: delimitar a ação de cada pessoa, racionalizar a situação impondo regras e rotinas para diminuir a insegurança dos participantes, aumentar a possibilidade de previsão e centralizar as funções e controles, a fim de trazer eficiência;
             Visão moderna: se baseiam em modelos orgânicos fundamentos em uma cisão sistêmica e abrangente, seguindo a adaptabilidade e a flexibilidade. Faz com que as pessoas mirem mais a meta a alcançar e os objetivos a cumprir, obedecendo a normas genéricas das instituições. Focam no fator motivacional.’’
 

Através dessa abordagem, podemos entender a importância das pessoas e a necessidade do trabalho em equipe para atingir as metas e os objetivos da organização, ou seja, as organizações são agrupamentos humanos que são constituídas na intenção de atingir objetivos.

Dentro dessa empresa, o quadro de colabores da organização é formado por 60 profissionais destinados a exercer as funções em que são qualificados, para contribuírem na formação de uma linha de produção, tendo como objetivo direto estabelecer um bom trabalho em equipe mantendo a qualidade de acordo com a produtividade.

1.2 A principal atividade da empresa

A principal atividade da empresa é conquistar seu espaço dentro do cenário fabril com intuito de se destacar entre os principais fabricantes de Confecção de peças de vestuário feminino e masculino, atualmente a empresa se dedica na fabricação de camiseta polo, tendo como maior enfoque atingir tanto homens e mulheres que vestem camisa polo para eventos ou no dia – dia.

1.3 Produtos e Serviços

         Os produtos oferecidos pela empresa são do ramo de camisetas polos em modelos esportivos e casuais. Sendo uma peça do vestuário simples, discreta e elegante, podendo ser vestida com calça jeans e bermudas. Atualmente a empresa vem agradando também o público feminino com seus vestidos polos e para aquelas que gostam de estarem simples com elegância a polo cai veste super bem, mantendo sempre a qualidade e satisfação dos clientes.

1.4 – Níveis Organizacionais

De acordo com Chiavenato, 2010 ‘‘as empresas constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos também diferenciados e complexos. Para tanto, ocorre à divisão do trabalho e a especialização de atividades dos órgãos e dos participantes. É possível definir diversos níveis de atuação dentro da empresa, cada qual desenvolvendo diferentes enfoques quanto aos objetivos empresarias. Cada nível tem a própria racionalidade. ’’

Dentro da empresa analisada, os níveis são estabelecidos da seguinte forma. (Conforme a figura 1)

Figura 1 – Organograma da Empresa.

[pic 1]

Fonte: Polo Speed Confecções LTDA

Descrição do organograma por hierarquia:

Nível Estratégico: Neste nível hierárquico encontra-se o empresário responsável pelo gerenciamento total e parcial relacionados tanto a estrutura quanto ao financeiro que pode ser ligado direta ou indiretamente com a organização interna e externa.

Nível Tático: Neste nível hierárquico encontram-se os gerentes, sendo, considerado um meio intermediário de interligar o estratégico e o operacional na função de supervisionar e direcionar melhorias estratégicas e para amenizar os conflitos existentes dentro da organização.

Nível Operacional: Neste nível hierárquico encontram-se os colaboradores responsáveis pela execução dos processos de linha de produção, sendo eles a própria produção e as embalagens. Para os produtos serem distribuídos e comercializados, contamos com os representantes de vendas, para aperfeiçoar o tempo e mantendo a qualidade diante a concorrência

1.5 Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional, deve ser estabelecida de acordo com os objetivos e estratégias da empresa com a finalidade de alcançar as metas almejadas pela organização, com a função de instrumentização básica para estabelecer o processo da entidade.

Sendo assim, são necessárias algumas funções básicas, onde o CEO ou administrador deve saber planejar, dirigir, acompanhar e controlar a organização.

Dentre os diversos modelos de estrutura organizacional, podemos afirmar que a empresa em analisa se enquadra na estrutura linear.

A organização em analise, apresenta centralização em decorrência as decisões complexas que são tomadas apenas pelo CEO, onde cada linha de trabalho executa tarefas bem definidas e especificas, mantendo uma rotina a ser cumprida, sendo subentendida como uma estrutura simples como apresentada no organograma da organização, como uma cadeia escalar de aspecto piramidal de forma clara mostrando as responsabilidades e cargos de cada um.

1.6 – Processos Decisórios

O processo decisório que a empresa constitui-se é em buscar um caminho e alimentar diariamente as transações. A necessidade de se conhecerem aspectos característicos é destacando cada setor e assim podendo desenvolver estratégias e táticas.

A gestão da SPS analisa, interpreta e identificam os problemas, quanto mais organizada mais eficiente ela se torna.

O processo decisório implica no cenário econômico, pois influencia na tecnologia e na globalização remodelando a economia. A três tipos de tomada de decisões implementadas dentro da organização analisada, sendo elas:

  • Decisões programadas: Este tipo de decisões são atividades rotineiras, ou seja, se repetem com bastante frequência. Por serem automatizadas podem ser tomadas pelo nível operacional que correspondem a parte produtiva da empresa, mediante autorização dos gerentes e aprovação do CEO.
  • Decisões semi programadas: São decisões sistematizadas, porem com um nível características mais complexas podendo ser tomadas pelo nível tático, mediante a aprovação do CEO.
  • Decisões não programadas: São aquelas que não automáticas se apresentando de maneira desestruturada pelo fato de não ser rotineira e exigindo um grau de complexidade superior aos dois níveis citados acima podendo ser tomada apenas pelo nível estratégico, ou seja, pelo dono da empresa.

1.7 – Estruturas de Poder

Apresentando um padrão de gestão modernizado, a organização de relações de trabalho identifica a formação e o desempenho de meios de produção influenciando em distintas etapas.

O desempenho de cada classe no Brasil é gerenciado principalmente pela mão de obra considerando a informação, o social, ambiental e o ético com objetivo de alcançar o sucesso empresarial. As pequenas, médias e grandes empresas apresentam uma perspectiva e contribuem para a sociedade expressando por meios de atos e atitudes na empresa analisada não é diferente. Porém existem algumas condições diferenciadas nas estruturas de mercado nas empresas industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com