TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão de curso

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

KARLA RENATA BUREMAN DE OLIVEIRA

INDICAÇÕES E CAMINHOS PERCORRIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA EM MATO GROSSO DO SUL

Campo Grande/MS                      

2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE LICENCIATUR EM PEDAGOGIA

 KARLA RENATA BUREMAN DE OLIVEIRA

INDICAÇÕES E CAMINHOS PERCORRIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA EM MATO GROSSO DO SUL

[pic 1]

Campo Grande/MS

2014

KARLA RENATA BUREMAN DE OLIVEIRA

INDICAÇÕES E CAMINHOS PERCORRIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA EM MATO GROSSO DO SUL

Trabalho de Conclusão de Curso objetivando a obtenção do grau de licenciada em Pedagogia, à Banca Examinadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, área de  Educação.

Aprovada em       /       /2014.

__________________________________________________

Profa. Dra. Eliane Greice Davanço Nogueira (UEMS)

__________________________________________________

Profa. Me. Wanda Faleiros (UEMS)

__________________________________________________

Profa. Me. Ana Paula Gaspar Melin (Orientadora/UEMS)

Dedico o êxito desta conquista à minha amada mamãe, Adelair de Souza Bureman, que foi a principal incentivadora e a fonte de forças para vencer meus estudos; com todo seu carinho cuidou do meu filho, desde o meu ventre, e que enxugou minhas lágrimas de desespero quando eu achava que não seria mais possível continuar.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por me ter dado saúde e força para superar as dificuldades e os momentos de desespero.

Ao meu filho, Mike Júnior, que por diversas vezes dormiu sem me ver chegar das aulas e, ainda assim, ao acordar, tinha um olhar de ternura e um abraço aconchegante.

Agradeço a meu esposo, Paulo Henrique, pela paciência nos momentos em que eu precisava me dedicar mais aos estudos; pela colaboração nas atividades escolares, pois, ainda que sem conhecimento específico na área da minha formação, sua boa intenção me elucidava para a realização de cada tarefa. Agradeço, também, por ter respeitado e compreendido minha ausência prolongada sem jamais reivindicar a atenção que muitas vezes eu deixei de dar.

À minha irmã, que, com seu olhar de orgulho, vendo-me conquistar uma vaga na UEMS, como incentivo, presenteou-me com meu primeiro computador; você me tornou mais forte para continuar minha jornada acadêmica.

À avó paterna do meu filho, Francisca Ivete, que em momentos necessários se fez muito presente em minha vida, dando carinho e atenção à minha família.

Às minhas amigas de serviço, Luciane, Paula e Vilma, que me deram atenção e nutriram minhas forças; à minha “chefa”, Evenen, que me compreendeu e colaborou para que este momento se concretizasse.

Às minhas amigas de curso, Gleize e Jeniffer, que estiveram ao meu lado nesses quatro anos, estreitando os laços ao final desta caminhada, fazendo-se indispensáveis.

Em especial, à minha amiga Patrícia, por sua amizade, carinho, atenção e todos os mais diversos adjetivos, que seriam poucos, proporcionalmente à importância que tem em minha vida.

À minha amiga e colega de turma, Daniele Bento, por sua persistência em que fizéssemos juntas o estágio supervisionado; esse momento foi um divisor de águas em minha evolução acadêmica. Foi após essa etapa que surgiu a intenção deste trabalho de pesquisa.

Deixo, também, meu agradecimento à minha psicóloga Amélia, cujos atendimentos foram decisivos para que eu pudesse concluir este trabalho.

Agradeço à minha orientadora, Ana Paula Melim, que acreditou que seríamos capazes. Sua ajuda tornou-se indispensável, propiciando-me encontros em lugar de atendimentos.

À unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que me acolheu como acadêmica, proporcionando-me boas experiências e conhecimentos especiais.

Ao corpo docente dessa unidade, que em muitos momentos se fizeram mais do que professores, deixando de lado as formalidades de convívio e se colocando como amigos, oferecendo apoio e palavras de incentivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com