TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de estatistica

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  17.860 Palavras (72 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 72

[pic 2][pic 1]

Prezadas alunas e Prezados alunos,

A presente apostila foi preparada especialmente para o estudo da disciplina Conjuntura Brasileira Contemporânea. A intenção é apresentar a sistematização da historiografia econômica do Brasil, integrando episódios da economia mundial à dinâmica da nossa economia.

Os conteúdos estão alinhados ao Plano de Ensino, composto por 4 unidades:  

  • Unidade 1 – Abordagem histórica da Economia Brasileira.
  • Unidade 2 – Esgotamento do Ciclo de Expansão.
  • Unidade 3 – As Políticas de Estabilização Econômica.
  • Unidade 4 – O Novo Milênio: perspectivas e desafios.

Cada unidade está estruturada em 3 aulas com a metodologia proposta para a aprendizagem: leitura prévia do material para a construção da base teórica, pesquisa em sites, artigo científico, questões norteadoras e reflexões sobre temas propostos. O objetivo será oportunizar uma aprendizagem colaborativa através do debate em torno de questões centrais que permearam a geopolítica mundial e os desdobramentos para a economia brasileira.

Preparei um glossário com os termos apresentados ao longo do texto, inerentes a economia, assim integramos o termo ao contexto da análise. Aproveito para lembrar que parte do referencial bibliográfico da disciplina descrito no Plano de Ensino, está disponível na biblioteca virtual – o acervo é incrível!

Para finalizar nosso estudo, vamos complementar a Unidade 4 analisando a conjuntura atual com ênfase na inserção do Brasil no mercado mundial e os impactos para a condução da sua política econômica.  

Desejo um semestre produtivo a todos, com uma participação motivada e proveitosa!

                                                              June Rothstein


[pic 4][pic 3]

Disciplina: Conjuntura Brasileira Contemporânea (3º Período)

Professora: June Rothstein

Unidade 1

Abordagem histórica da Economia Brasileira

AULA 1.1 – Conteúdo: Economia Colonial – séculos XVI e XIX; Os ciclos econômicos e a economia agroexportadora; Uma sociedade em transição – deslocamento do centro dinâmico.

AULA 1.2 – Conteúdo: A crise de 1929 e a mudança no paradigma econômico; Transição do liberalismo econômico para o intervencionismo estatal.

AULA 1.3 – Conteúdo: Desdobramentos da crise no Brasil – Avanço da industrialização; O processo de substituição de importações – Características do modelo; Processo de substituição de importações na Era Vargas.

Objetivos da Aprendizagem:

  • Apresentar uma análise crítica da formação econômica do Brasil: características da colonização, obstáculos ao crescimento e modelo industrial;
  • Discutir a transição do liberalismo econômico para o intervencionismo estatal;
  • Identificar as distorções geradas pelo modelo de industrialização ancorado no financiamento externo.

Introdução:

            O Brasil do século XXI está despontando como uma potência emergente, porém, dentro de sua historiografia econômica, sempre foi considerado como o país de grandes possibilidades seja pela dimensão territorial, por suas riquezas naturais ou pelo mercado consumidor. A perspectiva de ser o país do futuro norteou as políticas públicas com o objetivo de construir o futuro da nação. Slogans foram criados para estimular e comprometer a sociedade brasileira na conquista do desenvolvimento econômico: “Esse é o país que vai pra frente”; “Brasil potência”; “Ninguém mais segura esse país”; “Brasil, ame-o ou deixe-o”, entre outros, que marcaram época e fizeram parte do imaginário coletivo.

Então podemos colocar a simples questão: por que o país do futuro e não o país do presente? Para responder essa pergunta precisamos relembrar a formação econômica do Brasil e o caminho trilhado, considerando o mercado doméstico, o ambiente externo e os impactos sofridos em cada episódio da conjuntura apresentada.

  • Economia Colonial – Séculos XVI a XIX

Durante três séculos a política econômica das nações foi dominada na Europa pelas idéias mercantilistas. São essas idéias que vão moldar a organização, a ocupação e a evolução do Novo Mundo – as Américas. Nesse período o destaque são as grandes navegações e os principais países Espanha e Portugal, que atuam como os grandes desbravadores dos oceanos, buscando novas rotas para a navegação, utilizando a cartografia como instrumento de análise, estudando o movimento dos ventos e estabelecendo o comércio entre as nações.

        A política mercantilista promovia e norteava a política colonial no que tange o caráter unilateral de domínio, o foco era estabelecer o crescimento da Metrópole através das riquezas da colônia. Essas riquezas são traduzidas em gêneros tropicais e pedras preciosas, todos esses produtos devem ser obtidos da colônia em condições vantajosas para a Metrópole que é dona absoluta e exclusiva da colônia. Para obter resultados favoráveis nessa relação à Metrópole monopoliza as compras e vendas dos produtos de sua colônia, o que significa que todas as exportações da colônia são para a Metrópole e todas as importações da colônia provêm da Metrópole, estabelecendo dessa forma não apenas o domínio total da colônia, mas também o grau de dependência.

        

  • Os ciclos econômicos e a economia agroexportadora.

A política colonial nos moldes do mercantilismo impulsionou as grandes nações europeias a constituírem suas economias nacionais, mas, por outro lado, confinou as colônias a um profundo grau de dependência que comprometeu o crescimento econômico de certas nações gerando graves desequilíbrios internacionais.  

Nessa primeira abordagem vamos estabelecer a característica e o tipo de colonização que a região foi submetida – colônia de povoamento ou de exploração?

Colônia de Exploração

Colônia de Povoamento

  • Latifúndio
  • Pequena propriedade familiar
  • Monocultura
  • Policultura e desenvolvimento de manufaturados
  • Trabalho compulsório: escravidão e servidão indígena
  • Trabalho livre e “servidão por contrato”.
  • Mercado externo
  • Mercado interno
  • Pacto colonial
  • Liberdade Econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114.8 Kb)   pdf (510.7 Kb)   docx (653.6 Kb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com