TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de gestão financeira

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

  1. De um modo geral, o processo da leitura se inicia na decodificação das palavras, que por sua vez permite a intelecção, ou seja, a percepção e a compreensão do que está sendo dito, até chegar à fase de interpretação, que é uma extensão da visão de mundo do leitor. Considerando essa assertiva da Aula 2 e o conteúdo ministrado, assinale a alternativa que melhor explica o processo de leitura.

[pic 1]

a.

O processo de leitura deve desconsiderar o contexto do leitor, uma vez que apenas o que está escrito no texto é importante.


[pic 2]

b.

O processo de leitura passa, primeiramente, por um filtro do leitor, em que o mesmo levará para o seu contexto aquilo que compreendeu em forma de aprendizado.


[pic 3]

c.

O processo de leitura deve ser, antecipadamente, feito por um leitor bem erudito, ou seja, que tenha um conhecimento de vocabulário bem extenso.


[pic 4]

d.

O processo de leitura deve considerar o conhecimento gramatical da língua. Caso o leitor possua esse conhecimento, ele é suficiente para uma leitura coerente.


[pic 5]

e.

O processo de leitura passa pelo conhecimento do autor, pois, caso ele não saiba escrever adequadamente, a leitura não será coerente.


0,2 pontos  

Pergunta 2

  1. Para desenvolver a competência comunicativa, é preciso investir muito tempo. Essa competência só pode ser aprimorada a partir de muita leitura. Nesse sentido, podemos dizer que a leitura:

[pic 6]

a.

É um processo que envolve a relação entre compreender os significados das palavras e saber relacioná-los ao contexto de uso adequado.


[pic 7]

b.

É um processo de transmissão de saberes. O autor de um texto transmite o que sabe ao escrever e o leitor absorve aquele conhecimento, de uma forma coesa.


[pic 8]

c.

É um processo de decodificação de palavras que permitem que sejam compreendidos significados bem objetivos.


[pic 9]

d.

É um processo que deve vir acompanhado de um professor, para que o mesmo explique corretamente o significado de palavras que o leitor não conhece.


[pic 10]

e.

É um processo contínuo de aprendizado, em que se deve privilegiar a variedade culta da língua, uma vez que as demais variedades podem ensinar o português de um modo errado.


0,2 pontos  

Pergunta 3

  1. João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama (Koch. O texto e a construção de sentidos, 2003).

Considerando que a coerência de um texto emerge de sua unidade semântica, assinale a questão que aponta problemas no sentido do texto. 

[pic 11]

a.

João sentado numa escada colocada em frente à sua casa não faz sentido porque a escada não pode ser “colocada”.


[pic 12]

b.

João não poderia viver na casa do texto porque não existem casas no alto de colinas.


[pic 13]

c.

João morava numa colina coberta de areia, o caminho de grama, as árvores e as folhagens não poderiam existir nesse cenário.


[pic 14]

d.

João via o sol poente e ele não deveria diminuir e sim aumentar, pois “sol poente” significa “nascer do sol”.


[pic 15]

e.

João não é um personagem real, o que torna incoerente o texto.


0,2 pontos  

Pergunta 4

  1. Enquanto a coesão garante a unidade do texto por meio do uso adequado dos conhecimentos gramaticais e lexicais; a coerência é responsável pela unidade semântica, pelo sentido do texto, envolvendo não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos. Demonstre o domínio da habilidade de leitura e o emprego desses fatores de textualidade no texto abaixo, ordenando as partes coerentemente. (Revista Galileu – O preconceito linguístico deveria ser crime).
  1. Até porque, sob essa ótica, o preconceito linguístico se configura como um tratamento desumano e degradante - uma tortura moral.
  2. Sendo assim, interpreto eu que qualquer pessoa que for vítima de preconceito linguístico pode buscar a lei maior da nação para se defender.
  3. Se necessário for, poderíamos até propor uma lei específica contra esse tipo de preconceito, apenas para ficar mais claro que qualquer pessoa tem o direito de buscar a justiça quando for vítima de qualquer iniciativa contra o seu modo de se expressar.
  4. A Constituição brasileira estabelece que "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante''.

[pic 16]

a.

4, 1, 3, 2


[pic 17]

b.

2, 3, 4, 1


[pic 18]

c.

4, 2, 1, 3


[pic 19]

d.

3,2, 1, 4


[pic 20]

e.

3, 1, 4, 2


0,2 pontos  

Pergunta 5

  1. Considerando as técnicas de leitura e compreensão de textos da nossa Aula 2, leia a charge a seguir e assinale a alternativa que sintetiza essa charge adequadamente.

I. Através da expressão do torcedor, podemos notar que ele se encontra entusiasmado com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil;

II. Através da gradação na mudança de expressão do torcedor, podemos perceber que ele possui uma visão crítica sobre a realização da Copa no Brasil;

III. Não podemos afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico nas entrelinhas da charge, pois essa tem apenas a função de divertir o leitor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com