TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho uniderp anhaguera

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo Guaicuru

DESAFIO PROFISSIONAL  

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE

CIÊNCIAS SOCIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Lucimara Akemi  Santos Higashijima                                  RA 8979239784

Profa. Ma. Grasiele A. Lourenço

CAMPO GRANDE/MS

10/2014

Introdução

O meio empresarial se depara atualmente com diversas questões que não se restringem meramente ao âmbito econômico. Hoje a sustentabilidade é considerada gestão de negócios de maneira a promover o crescimento e gerar lucros, facilitando a realização dos planejamentos econômicos e não-econômicos das pessoas que são dependentes da empresa tanto dentro ou fora da organização.

  É notável, principalmente entre as comunidades de maior consciência socioambiental, que as pessoas respondem a estímulos negativos ou positivos, vindos de empresas que tornam flagrantes as atitudes em relação aos recursos naturais e tratamento social.

 Atualmente a Sustentabilidade se tornou umas das peças mais importantes de uma gestão de negócios do que em qualquer outra época. Acreditamos que a empresas nas últimas décadas tenham entrado na Era da Responsabilidade. Nossa sociedade é baseada no comércio, e o sistema financeiro já deu várias provas de que há muito tempo as consequências dos atos são divididas com os seus fornecedores, pela comunidade e pelas pessoas que consomem seus produtos. A conscientização das empresas em assumir uma postura pró-ativa seja pela pressão do próprio mercado e das leis governamentais. Já há no Brasil um segmento de empresas que considera importante assumir em suas diretrizes a preocupação com a temática do desenvolvimento sustentável. Estas empresas passam a adotar estratégias que consideram a preservação ambiental, a transparência das ações empresariais, a responsabilidade com crescimento econômico do país e o compromisso com o bem estar social.

O objetivo desse projeto é colocar a empresa L&Construção dentre as empresas, apresentando o conceito de sustentabilidade empresarial e como conseguir lucro com responsabilidade social e com isso fortalecendo a sua marca.


Passo 1

As construtoras são reconhecidas pelo grande crescimento que trazem para o país, construção significa progresso. Porém o que muita gente não sabe, é que o setor de construção é um grande vilão quando se trata de utilização de recursos naturais, como: agua, areia, pedras, emissão de gás carbono, degradação do solo, assim como a utilização de energia elétrica, onde os edifícios hoje são responsáveis por 40% da energia consumida no mundo.         No Brasil, são recolhidas oficialmente 33 milhões de toneladas de entulho por ano, onde apenas uma pequena parte é reciclada, a outra parte é jogada em aterros baldios, prejudicando a vegetação e muitas vezes até perto de encostas de rios, contaminando a agua.

Já existe uma perspectiva que em um futuro próximo esses recursos acabem, prejudicando tanto o meio ambiente os seres vivos e consequentemente os negócios das empresas. Porem as grandes construtoras já estão preocupadas em minimizar esses impactos para que esse futuro próximo, fique o mais distante possível.

Passo 2

Sustentabilidade Econômica

Objetivo

Ação

Resultados Esperados

1. Buscar apoio do governo

Abrir usina de reciclagem

Abrindo uma usina de reciclagem de entulho, reciclando tanto o entulho da empresa, das demais construtoras e da população, gerando lucro para a empresa e também para os populares.

 

 

2. Parceria com as prefeituras

Fornecer material de custo baixo e sustentável

Fornecendo material reciclável para a prefeitura com custo 50% menor que os materiais vendidos pelos concorrentes, sendo usados para arrumar os asfaltos e manutenção diária. Além disso ajudando a girar a economia da cidade.

3. Incentivos Fiscais

Reduzir custos e girar economia

Com a criação da usina e com a reciclagem, buscar incentivos fiscais junto ao governo esperando a redução de impostos para quem cuida do meio ambiente.

 

4. Parcerias com Universidades

Pesquisas acadêmicas

Buscar parcerias com Universidades federais em pesquisas para diminuir a emissão de gás carbônico, incentivando a área acadêmica, abrindo a empresa para pesquisas e desenvolvimentos de pesquisas e inovações na área de renovação do ar.

Passo 03

Sustentabilidade Ambiental

Objetivo

Ação

Resultados Esperados

1.Seleção dos materiais

Seleção dos materiais recicláveis utilizados na construção, como plástico e canos de PVC, concreto, pisos e etc

Com a conscientização dos trabalhadores de ter que selecionar e colocar cada material em seu recipiente apropriado o trabalhador pensa antes de gerar o lixo. Diminuindo a quantidade e o restante que foi selecionado pode ir para centros de reciclagem

2. Reutilização do concreto que foi para a reciclagem, o entulho reciclado pode ser usado novamente na construção

3.Reaproveitamento da Agua

A agua utilizada para lavar as mãos

As aguas utilizadas para lavar as mãos por exemplo, são reaproveitadas para fazer a massa de cimento assim como aguar as plantas e outras coisas que não precisam de agua limpa.Com esse procedimento diminui o consumo de agua e também a conscientização de não desperdiçar.

4. Energia solar

Utilização de placas solares para diminuir o consumo da energia.

Instalar placas solares na etapa da construção e também após a finalização para consumo dos morados.Com isso diminui o consumo de energia hidroelétrica, ajudando o meio ambiente e diminuindo o valor da conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (399 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com