TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Anhaguera

Dissertações: Trabalho Anhaguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

* A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização

Os trabalhos com textos é muito importante, pois ajudam as crianças a desenvolver o raciocínio, a imaginação, a criatividade, a linguagem, e a interpretação, além disso, os alunos ficam mais motivados para aprender e terem mais facilidade com as atividades propostas. Os textos trabalhados em sala de aula proporcionam as crianças interagirem e a trocar experiência.

Na alfabetização por textos o educador aparece apenas como mediador entre a criança e os textos, pois toda criança é capaz de interpretar um conto, uma música ou poesia. Não podemos nos esquecer de que vivemos em uma sociedade letrada, querendo ou não, não é necessário ler sinais gráficos para saber ler o nome de uma novela ou do mercado da esquina. Ser letrado é se emocionar com um livro ou com um personagem com quem se identifica, é ter um livro nas mãos e não conseguir não abri-lo, é criticar e interagir com noticias dos jornais e descobrir a cada dia que podemos aprender lendo e escrevendo.

* A importância da leitura no processo de produção de textos

A leitura na produção de textos é muito importante, pois com a leitura podemos escrever um texto com muita mais facilidade. Para escrever um bom texto é estar informado com tudo o que esta acontecendo no mundo e em seu redor.

A leitura é um grande mecanismo para se exercer plenamente a cidadania, pois permite ao leitor o raciocínio lógico, à reflexão crítica e a mudança de atitude porque ela é uma porta aberta para compreendermos melhor o mundo e a nós mesmos e se compreendermos melhor o mundo e a nós mesmos teremos subsídios para nos transformarmos e transformamos o mundo a nossa volta.

Geraldi (2006) nos mostra que para fazer surgir o interesse pela leitura nos alunos é preciso que o professor comece a prática da leitura por textos curtos, como contos, reportagens, como também textos que despertem a curiosidade nos alunos, depois da leitura com textos curtos, o professor deve introduzir as narrativas longas, como os romances e as novelas. O autor relata, ainda, que a partir das leituras com os textos curtos devem surgir as produções textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com