TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento da Força de ttrabalho

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Treinamento de Força do Trabalho

Alguns especialistas do passado consideravam o treinamento uma maneira de adequar cada pessoa a seu cargo e a partir do preenchimento de cargos e desenvolver a força de trabalho da organização. Porem hoje, o conceito ficou mais amplo, passando a considerar o treinamento como um meio para aumentar o desempenho no cargo. É considerado um meio de desenvolver a competência das pessoas para se tornarem mais produtivas, criativas e inovadoras, para melhor contribuírem com os objetivos da organização e se tornando assim mais valiosos, passando a enriquecer o patrimônio humano das organizações, agregando valor às pessoas e ao cliente.

Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas, apresar de seus métodos serem bem semelhantes. O treinamento focaliza o cargo atual e busca a melhoria no desempenho de cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza nos cargos a serem ocupados na organização e as características a ser requeridas. Ambos constituem em processo de aprendizagem, que significa uma mudança no comportamento das pessoas através de seus novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competência e diretrizes.

Os programas de treinamento transmitem informações aos colaboradores sobre a organização, suas politicas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, seus clientes, produtos e serviços, seus concorrentes etc. Podendo guiar o comportamento das pessoas tornando mais eficaz. Outros programas de treinamento se concentram em desenvolver a habilidades das pessoas, para capacita-las melhor em seu trabalho. Outros visam ao desenvolvimento dos hábitos e atitudes para lidar com clientes internos e externos, com subordinados e organização. Por fim, outros estão preocupados em desenvolver conceitos e elevar o nível de abstração das pessoas para que possam pensar, racionar, julgar, decidir e agir em termos mais amplos. Ao desenvolverem essas habilidades nas pessoas, estão transmitindo informações e incentivando o desenvolvimento de atitudes e de conceitos. Procuram mudar as atitudes reativas e conservadoras das pessoas para atitudes proativas e inovadoras para melhorar suas criatividades e espirito de equipe.

O treinamento trata-se de um dos processos de gestão de pessoas mais importantes, pois constitui o núcleo de um esforço contínuo desenhado para melhorar as competências das pessoas e, consequentemente, o desempenho organizacional.

O foco do treinamento vai além somente da preocupação com a informação, habilidades, atitudes e conceitos, ele está sendo inclinado a desenvolver certas competências desejadas pela organização.  O treinamento por competência baseia-se em um prévio mapeamento das competências essenciais e necessários ao sucesso organizacional. Todas as competências, no nível organizacional, divisional e individual, são definidas de maneira clara e objetiva.

Processo de treinamento

O treinamento é um processo cíclico e continuo composto de quatro etapas:

  • Diagnostico: É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Podem ser passadas, presentes ou futuras.
  • Desenho: É a elaboração do projeto de treinamento para atender as necessidades do diagnostico.
  • Implementação: É a execução e condução do programa de treinamento.
  • Avaliação: É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

Esses quatros treinamentos envolvem o diagnostico da situação, a decisão da estratégia para a solução, a implementação de ação e avaliação e o controle dos resultados do treinamento. O treinamento significa atingir o nível de desempenho almejado pela organização através do desenvolvimento das pessoas que nela trabalham. É importante ser criado e desenvolver uma cultura interna favorável ao aprendizado e comprometida com as mudanças da organização. O processo de treinamento pode ser um circulo vicioso, podendo zerar carência de treinamento e voltar ao estagio inicial. Nos dias de hoje com as mudanças e inovações, na Era da Informação ele precisa ter novas habilidades e competências para garantir a sobrevivência e competitividade da organização para o futuro, é preciso agregar valor continuamente.

Diagnostico das Necessidades de Treinamento

A organização precisa primeiramente a partir de certo diagnóstico fazer um levantamento e pesquisas das necessidades de treinamento que ela apresenta, pois essas necessidades nem sempre são bem claras. Necessidades de treinamento é uma área de informação ou de habilidades que o individuo ou grupo precisa desenvolver para melhoraria de sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho. Na medida em que o treinamento focaliza as necessidades e as elimina, ele se torna benéfico para a organização, colaboradores e para o cliente.

O treinamento de pessoas na organização deve ser continua, pois mesmo quando as pessoas apresentam excelente desempenho, competência e habilidades sempre devem ser introduzidas ou incentivadas.

Métodos de levantamento de necessidades de treinamento

Há vários métodos para estabelecer a estratégia de treinamento. Um dos métodos para determinar as necessidades de treinamento é avaliar o processo produtivo dentro da organização, localizando fatores críticos como produtos rejeitados, barreiras, pontos fracos do desempenho das pessoas, custo etc.

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de analise: Analise organizacional, de recursos humanos, estrutura de cargos e analise de treinamento.

Mapeamento das competências

O treinamento por competências baseia-se na lacuna existente entre as competências existentes e as competências que são necessárias para a organização, tanto a unidade organizacional como ao trabalho da pessoa.

Desenho do programa de treinamento

O desenho do programa de treinamento é a segunda etapa do processo. É o planejamento das ações de treinamento e deve ter um objetivo especifico, que após feito o diagnostico das necessidades torna-se necessário reunir o atendimento a essas necessidades em um programa integrado, que significa definir seis ingredientes básicos para atingir os objetivos do treinamento. A maneira de conciliar o investimento com o retorno é chamado de treinamento voltado para resultados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com