TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

Por:   •  5/4/2022  •  Dissertação  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 5

PP2 - Técnicas de apresentação

1- Apresentar a importância de se falar bem em publico. Cite uma situação onde essa habilidade é fundamental para o sucesso profissional.

Falar em público é a melhor forma de você desenvolver suas habilidades de comunicação e liderança, além de auxiliar no desenvolvimento da autoestima e capacidade de convencimento.

Um profissional está procurando emprego. Ele tem um ótimo currículo, curso superior, noções de idiomas, uma vasta experiência profissional. Com base nas informações do seu currículo, ele é chamado para uma entrevista. Mas se na hora de expor seus conhecimentos e falar sobre si mesmo ele não se desenvolver bem, todas as chances de obter sucesso e ser contratado vão por água abaixo… E tudo isso tem um nome: COMUNICAÇÃO.

A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos numa época de constantes mudanças, em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso.

2- Explique os três pilares da apresentação, dando um exemplo para cada.

EXPOSITIVA: É a fala usada para dar explicações, normalmente é bastante usada por instrutores, professores, chefes e gerentes.

Exemplo: passar orientações para uma equipe de trabalho, explicar seu ponto de vista sobre determinado assunto para colegas de sala de aula, explicar sobre alguma matéria e, até mesmo, falar algo pra um grupo maior de amigos.

NARRATIVA: É a fala onde a mensagem principal de alguma história, acaba sendo entregue de um jeito envolvente ajudando o público a digerir, reter e lembrar da informação por dias, semanas e até meses após a apresentação.

Exemplo: Storytelling, series etc.

PERSUASIVA: É a fala onde o orador consegue convencer os ouvintes a aceitar determinado ponto de vista ou a considerar os seus argumentos.

Exemplo: Pedido de casamento, palestras de vendas, reuniões de negócios etc.

3- Comente a seguinte afirmação: “A primeira impressão é a que vale, mas é a última que fica”.

A primeira impressão é uma emoção, um sentimento psicológico que a gente deixa na mente das pessoas. É a imagem formada deste primeiro momento que irá determinar o que pensam sobre nós: se passamos credibilidade, se somos confiáveis ou não. Por isso, precisamos caprichar - Romaly de Carvalho, consultora de etiqueta.

Estudos da psicologia apontam o quanto a primeira impressão é importante quando se trata de relações humanas. A grande questão da primeira impressão é que, mesmo que mais tarde se prove o contrário, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.

Algumas pesquisas que foram apresentadas no congresso anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos indicam que o poder das ideias moldadas no momento em que se bate o olho sobre uma pessoa, é tão forte que nem mesmo os fatos são capazes de desmenti-las facilmente.

Por isso é importante cuidarmos de nossa imagem e nos atentarmos a impressão que queremos causar quando formos nos apresentar para alguém, isso também serve para marcas, produtos, etc, pois uma vez marcada na cabeça do público, esta impressão muito possivelmente se manterá lá para sempre.

4- O momento da apresentação, o orador tem diversas ferramentas e dicas para auxiliá-lo. Responda as questões abaixo, conforme desenvolvido em sala:

a) Dê sugestões de como se deve iniciar uma apresentação de forma impactante.

I. Mostre um exemplo interessante sobre o tema: A nossa melhor dica de técnica de como começar uma apresentação ou discurso, é a de começar com uma demonstração ou mostrando algo sobre o tema que será apresentado. Faça isso descrevendo uma situação que ilustra o assunto do seu tópico, especialmente sobre a mensagem central.

II. Cite estatísticas notáveis: Utilizar estatísticas surpreendentes mostrará ao público um valor imediatos no seu conhecimento, deixando-os mais interessados ao longo da sua apresentação. Ajudando também a estimular o pensamento da plateia.

III. Faça uma pergunta retórica: Outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com