TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Desenvolvidos Apresentação e Objetivo Desenvolvimento

Por:   •  10/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Tópicos desenvolvidos

Apresentação e Objetivo

Desenvolvimento

• ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;

• obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;

• efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;

• soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos

Considerações finais e recomendações

Referências bibliográficas

Apresentação e objetivo

No ambiente corporativo, há uma enorme diversidade de costumes, cultura e tradições, assim como diferentes comportamentos, temperamentos e ideologias. Lidar com essas diferenças requer habilidades como flexibilidade, humildade e respeito. Porém há pessoas que não conseguem se adaptar a este tipo de ambiente e isso pode gerar desrespeito, abuso e preconceito entre os integrantes da empresa.

A empresa de telecomunicações VBN se preocupa com esta diversidade e deseja rever alguns aspectos do seu relacionamento com os clientes e com a opinião pública em geral.

Portanto, o objetivo deste relatório é apresentar uma proposta que auxilie a VBN a garantir, efetivamente, os direitos individuais e coletivos sem comprometer as suas ações enquanto organismo empresarial. Neste, será tratado a adoção de boas práticas no que diz respeito à ética, responsabilidade social e governança.

.

Desenvolvimento

Para ajudar a empresa de telecomunicações VBN manter sua imagem e integridade, analisaremos neste relatório as ações e estratégias para assegurar a integridade, os obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos, efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas para os stakeholders e a sociedade e as soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

• Ações e estratégias para assegurar a integridade:

Comumente, as empresas utilizam como ferramenta para assegurar a integridade, o programa de integridade. Este é composto de 5 fases onde durante o ciclo é realizado o desenvolvimento do ambiente, gestão de riscos, estruturação e implantação de políticas e procedimentos do programa, comunicação, treinamento e monitoramento do programa.

Estas fases estão descritas conforme diagrama abaixo:

Desenvolvimento do Ambiente de Gestão do Programa de Integridade:

Esta fase engloba o comprometimento da alta direção, incluindo os conselhos. Um ponto muito importante desta fase é a independência, estrutura e autoridade da equipe responsável pelo programa de integridade, ou seja, o mesmo não faz parte do organograma da presidência da empresa.

Análise Periódica de Riscos:

Esta fase é composta pela análise dos riscos de atos de discriminação, fraude e corrupção sujeitas a empresa.

Estruturação e Implantação das Políticas e Procedimentos:

Esta fase é composta pela definição das políticas e procedimentos do programa, onde se faz necessário haver uma padrozinação para todos os integrantes. As penalidades devem ser aplicadas a todos os integrantes, independente do cargo exercido. O canal de denúncia é uma ferramenta muito importante neste trabalho.

Outra ferramenta muito utilizada é o canal de conduta onde são oferecidas práticas como proteção ao trabalhador, manutenção de um ambiente justo e seguro, relacionamento de honestidade e ética com os clientes, concorrência leal e lei antitruste, suporte as comunidades, etc.

Comunicação e Treinamento:

Esta fase engloba os treinamentos periódicos e a comunicação clara e transparente da empresa com seus funcionários.

Monitoramento do Programa, medidas de remediação:

Esta fase é composta pelo monitoramento e aplicação de medidas disciplinares em caso de violação do programa.

• Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos:

Um grande obstáculo é a resistência a mudança. É muito comum ver nas empresas a resistência imediata a mudança. Se faz necessário um trabalho muito forte para que haja o convencimento. É como uma mudança de hábito ao qual a medida que passa a fazer aquilo constantemente, o cérebro passa a interpretar aquilo de forma natural.

A tarefa da liderança é identificar o que pode ser mudado e quando possível, planejar a mudança de forma a reduzir ou eliminar os efeitos negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com