TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  1/5/2016  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

BEUREN, Ilze Maria. Evolução Histórica da Contabilidade de Custos. Belo Horizonte. Contab. Vista & Ver. Belo Horizonte, v. 5, n. 1p. 61-66, fev. 1993.

A evolução da contabilidade de custos, de acordo com o artigo, apresenta-se através do desenvolvimento de técnicas e procedimentos a fim de atender as necessidades das pessoas e empresas de modo que fosse possível acompanhar e analisar seus custos, bem como a entrada e saída de produtos, o chamado estoque. Tais técnicas e procedimentos existem desde os primórdios a qual se dava através de uma contabilidade pouco abrangente, ou seja, envolvendo apenas os registros dos pagamentos, recebimentos e controle dos estoques passando então por um organizado sistema contábil dividido por departamentos a nível de despesas, receitas e controle de estoques com emissão periódica de relatórios sumários, sendo que historiadores indicam como ponto de partida do desenvolvimento do registro das práticas contábeis o método das partidas dobradas que evidenciou o reconhecimento da sistemática do registro contábil, facilitou as transações de crédito e a avaliação de desempenho de gestores.

Houve quem disse que a contabilidade de custos surgiu em virtude da Revolução Industrial, quando empresas industriais começaram a emergir em meio às empresas e instituições financeiras promovendo o desenvolvimento de novas transações e a necessidade de encontrar formas para registrar os eventos, surgindo no início do período da revolução publicações que descreviam uma técnica especial de contabilidade industrial. Contudo, o pouco que era divulgado referia-se às práticas desenvolvidas nas empresas ficando evidente que as práticas da contabilidade de custos estavam mais avançadas que as exposições nos livros-textos. No entanto, com o passar dos anos, novas técnicas surgiram trazendo notáveis contribuições para a contabilidade de custos servindo como instrumento de suporte nas decisões dos gestores das empresas a nível de planejamento e/ou controle.  

Diante do exposto cabe dizer que a origem da contabilidade está relacionada a necessidade de registros viabilizando o controle das transações financeiras as quais no início da civilização eram realizadas através de simples registros o que é aceitável e/ou entendível considerando que os controles eram mais facilmente efetuados em virtude do pouco volume de movimentação financeira que se tinha na época. No entanto, no decorrer dos anos, a contabilidade de custos passou a ser vista de forma diferente, ou seja, antigamente era utilizada apenas como mera formalidade para avaliação de estoques, construção de balanços e demonstração de resultado para o pagamento de impostos e com o decorrer dos anos novas atividades surgiram e com elas a necessidade da formalização dos registros, de um controle mais efetivo, do planejamento, de subsídios a fim de viabilizar a tomada de decisão nas organizações de modo mais fundamentado e assertivo, posicionamento esse totalmente coerente considerando o aumento da competitividade, logo a necessidade das organizações em serem eficientes em seus controles e assertivas em suas decisões. Por fim, cabe dizer que a evolução da contabilidade de custos está diretamente relacionada com o progresso econômico da sociedade, logo, quanto mais se progride de um lado, maior o impacto e necessidade de progressão no outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com