TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Por:   •  17/1/2019  •  Resenha  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

POLÍTICAS PÚBLICAS

MANAUS

2018

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Renato Monteiro Torres

Documentário Netflix: “Obama: O Último Ano”

[pic 2]

MANAUS

2018

        O documentário sobre o ultimo ano do segundo mandato de Barack Obama realizado pelo documentarista Greg Barker, no qual retrata a rotina da equipe de membros-chave da formulação da política externa dos Estados Unidos, inclusive do próprio ex-presidente, em um período marcado por conflitos internacionais, assinatura de pactos ambientais e alinhamento estratégico com adversários.

        Ao iniciar seu primeiro mandato no cargo mais importante do país mais poderoso do planeta, teve que encarar um legado bastante conturbado deixado por seu antecessor George W. Bush marcado pela crise econômica na qual o país se encontrava e as guerras em curso que era do Iraque e Afeganistão e ainda durante boa parte do mandato, ele não tinha o Congresso do seu lado.

        Foram oito anos que ficaram marcados na história dos Estados Unidos. Barack Obama ao longo de seus dois mandatos conseguiu algumas conquistas marcantes no tocante da relação internacional nos Estados Unidos com o resto do mundo. Podemos analisar as principais ações foram retratadas no documentário e talvez algumas que não foram relatadas no documentário por já terem se resolvido.

        Um marco importante na politica internacional de Obama e que foi uma de suas promessas em seu primeiro mandato, foi a retirada parcial das tropas norte-americanas da guerra no Iraque mas foi apenas a transferência de tropas para a guerra no Afeganistão no que foi considerada como a “guerra necessária”. Esta política pública criada por sua equipe de policymakers, foi adotada pelo ex-presidente que supostamente usou o Modelo de Racionalidade Absoluta e podendo ser classificada dentre as classificações listadas do por Leonardo Secchi como a tipologia de Lowi, Políticas Redistributiva que diz:

                                                “Políticas redistributivas: geram benefícios                                                         concentrados a algumas categorias de atores e                                                         implicam custos concentrados sobre outras                                                         categorias de atores...”(Secchi,2013,pág 25)

        Juntamente com o acordo internacional tendo como principal foco um mundo livre de armas nucleares como também estimulando o desarmamento e as negociações sobre o controle de armas, o ex-presidente foi premiado com Nobel da Paz em 2009. Prêmio um tanto controverso pois o país ainda estava ativamente agindo na guerra contra o Afeganistão.

        A questão climática sempre foi uma preocupação grave para o ex-presidente, talvez até mais que os ataques terroristas, por isso assinou o Acordo de Paris em 2015 onde assumiu o compromisso de diminuir a emissão de CO2 por parte dos Estados Unidos, decisão tomando supostamente usando o Modelo de Racionalidade Absoluta e esta política pública internacional podemos usar a tipologia de Wilson para classificá-la como Política Empreendedora que diz:

                                                “As políticas empreendedoras importam em                                                         benefícios coletivos, e os custos ficam                                                                 concentrados sobre certas categorias...”                                                                 (Secchi,2013,pág 27)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com