TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Crise na Tomada de decisão da Burroughs-Wellcome

Por:   •  16/9/2018  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 3

Uma crise na tomada de decisão da Burroughs-Wellcome

Questão 1

Ao falarmos de instituição remete-se às funções básicas da administração: planejamento, organização, direção e controle da utilização do patrimônio total, com o propósito de alcançar seus objetivos. No cotidiano, em diversas situações aplica-se estas atribuições, quando se têm programação e delineação prévia, os resultados ficam evidentes. O processo deliberativo tem partida no discernimento das necessidades, do que é possível desempenhar, das informações acessíveis e da comunicação a ser realizada.

A sapiência do processo decisório vêm progredindo desde a década de 1940, isso se deve, essencialmente, a demanda crescente de compreender as disfunções empregadas na evolução de novas técnicas gerenciais, informacionais e na assimilação de novos métodos quantitativos advindos da Matemática e da Pesquisa Operacional.

Conforme circunstâncias, o economista Herbert Simon, elabora a Teoria das Decisões, empregada para esclarecer o modo de se comportar dos indivíduos nas organizações. Simon analisou a administração do ponto de vista de tomar decisões, dessa forma, o sujeito frugal, de acordo com o autor, diligência a maximização dos ganhos por meio da lógica. Outrossim, consoante Simon, a racionalidade é escassa e ineficaz. Portanto, Simon concebeu um modelo distinto- o do homem administrativo.

Nesse contexto, e ainda de acordo com os estudos realizados na teoria de decisão, em que o criador elege os principais tipos de decisão: a programada e a não programada, associa-se a aplicabilidade da concepção de Simon, a decisão efetuada pela empresa Burroughs, a qual pode-se atribuir como uma decisão não programada, por não haver uma base estrutural, quando do momento de decisão de estabelecimento do preço do AZT.

Na época do lançamento foi considerado um dos remédios mais caros do mundo, a organização pecou em vários quesitos, inicialmente desconsiderou um levantamento da demanda necessária para atender os pacientes, não fazia ideia do preço do custo de fabricação do produto e nem contava com a concorrência que estava por surgir. Outro fator a ser considerado equívoco, foi a inflexibilidade da empresa na baixa dos preços do produto. Já que o medicamento tratava-se de uma doença delicada de caráter bem mais emocional, desconsiderando as partes mais interessadas a qual não foi dada a devida atenção e falta de reconhecimento.

Questão 2

Nas organizações, geralmente, as medidas a serem tomadas, quase sempre é realizada por um indivíduo isolado seja este gerente, administrador, presidente de uma grande organização entre outros, cujos resultados são consequências da interação entre os envolvidos no processo. No caso, da empresa citada em estudo, o presidente quem tomou partido para tentar sanar as questões que haviam sido apresentadas. Contudo, não obteve êxito, já que não havia se preparado para o confronto diante do congresso. A empresa Burroughs necessitaria inicialmente ter feito um levantamento dos dados, em relação ao aumento dos casos de HIV, possibilitando obter informações a fim de atender o grupo de pessoas infectadas pela doença, e quanto iria investir. Apesar de toda a controvérsia, o AZT não se mostrou uma grande fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com