TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Motivaçao Trabalhista

Por:   •  14/6/2016  •  Dissertação  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Com o crescente aumento da competitividade no país, a produção das empresas precisa ser de boa qualidade. O colaborador deve estar motivado e satisfeito com o trabalho, para que haja aumento na produtividade e melhora no desempenho. O líder deve motivar seus funcionários, utilizando ferramentas motivacionais não só para a empresa, mas para fazer com que o funcionário se sinta importante e motivado. Para Chiavenato (2004, p. 322) “nenhuma organização pode funcionar sem certo nível de comprometimento e de esforço por parte dos membros”.

Toda organização precisa de funcionário excelente e habilidoso, ainda que seja colaborador e competitividade, esses dois fatos formam um conjunto onde um depende do outro e por meio deles vem à motivação e o crescimento. De acordo com Tamayo e Paschoal (2003, p. 5) “os aspectos do ambiente de trabalho são relevantes para valorizar e estimular as pessoas e se relacionarem com o conteúdo do trabalho e as características do ambiente onde se realizam as tarefas”. O assunto motivação sempre esteve presente, tanto é que, ela tem influência no trabalho profissional (empresa) formando líder, colaborador, produção e desempenho.

Assim, a pergunta de pesquisa no presente estudo pode ser colocada: como motivar o colaborador para aumentar seu desempenho no trabalho? Sendo que, cada um necessita de algo e o que motiva um não motiva o outro.

Partindo da pergunta de pesquisa o objetivo geral do trabalho é identificar ferramentas motivacionais que aumentam o desempenho e a produtividade do colaborador. Como objetivos específicos:

Analisar as ferramentas motivacionais;

Analisar os fatores motivacionais;

Explicar a importância da motivação em uma organização;

Explicar como a motivação influencia no trabalho das pessoas;

Como hipótese espera-se que a motivação é fundamental para o colaborador e que, por meio das ferramentas utilizadas, melhora o desempenho do mesmo e é possível mantê-lo motivado aumentando o empenho e habilidade.

1. METODOLOGIA

O presente trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa de materiais de autores que tratam do assunto, coletando o máximo possível de conhecimento. Segundo Gil (2002, p.44) “boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas”.

O intuito da pesquisa bibliográfica visa esclarecer e argumentar o tema com referencia de livro (MARTINS, 2001), a fim de conhecer e analisar o conteúdo sobre o tema abordado.

Para o desenvolvimento do trabalho será utilizado material já elaborado como livro e artigo cientifico (GIL, 2002).

Outra importante ferramenta utilizada como metodologia será o levantamento teórico, ele facilitará o desenvolvimento do trabalho, utilizando internet e livros. Para Gil (2002, p.29)

A pesquisa bibliográfica obtém os dados a partir de trabalhos publicados por outros autores, como livros, obras de referência, periódicos, teses e dissertações e a pesquisa de levantamento: analisa comportamento dos membros de uma população por meio da interrogação direta a uma amostra de pessoas desta população.

A pesquisa apresentada tem o propósito aprofundar e mostrar a autora conhecimento de tudo que foi escrito sobre o assunto (MARCONI E LAKATOS, 2007).

Neste estudo a leitura é imprescindível, onde proporcionará acesso as informações dos autores citado no trabalho e suas experiências.

Com essas informações serão possível identificar os tipos e fatores de motivações e vários resultados para a escrita do trabalho, por meio da leitura e a compreensão do tema: a motivação e seus fatores que visa partir de trabalhos concluídos e interessantes.

2. A MOTIVAÇÃO

Para Minicucci (2007, p. 214), “o termo motivo vem do elemento mov=mover daí vem a ação de mover, isto é motivação”.

A palavra motivação vem da origem latim (movere), que significa mover para realizar determinada ação e faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Motivação envolve fenômenos emocionais e sociais, que partem de cada indivíduo que busca o melhor de si para conquistar o que almeja.

Para Dubrin (2003 apud BERGAMINI, 2008 p.17), “a motivação é uma das mais poderosas forças, na medida em que as pessoas se esforçam para atingir uma meta que trará satisfação de suas necessidades”. Para ele o auto-interesse representa uma “força motriz”.

Bergamini cita (2008, p.108) que, “a motivação pode e deve ser considerada como uma força propulsora que tem suas fontes frequentes escondidas dentro de cada um”.

Por meio da motivação, as pessoas agem e escolhem qual direção e objetivo devem ser feito. É ela que mantém uma determinada decisão. Para Davidoff (2011, p. 325) é o estímulo “interno que pode resultar de uma necessidade”, e insiste que a pessoa busque seu desejo. Essa ação faz com que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo e permite realizar a necessidade, sendo no trabalho ou na vida social.

Para Reis Neto e Marques (2004) motivação é uma força interna e propulsora. Já Robbins (2001) define que quando um indivíduo precisa satisfazer sua necessidade ele está disposto a fazer qualquer coisa. Solomon (2002) ressalta que a motivação é determinada com o comportamento das pessoas. Já Araujo (2006) defende que “ninguém motiva ninguém”, para ele o líder deve fazer algo que satisfaça a necessidade.

Os próximos subcapítulos abordam os dois tipos de motivação: intrínseca e a extrínseca. A intrínseca parte do indivíduo, fazendo com que ele aja de tal maneira que outra pessoa talvez não entenda, por ser uma necessidade individual e porque várias pessoas pensam e agem de uma forma, conversam e tem necessidade diferente. Já a motivação extrínseca está relacionada ao ambiente, o dia a dia na área de trabalho. Para Robbins (2002), o fator intrínseco está relacionado com a satisfação no trabalho, ao contrário do fator extrínseco que está insatisfeito. Quando o líder percebe que há algum problema com o colaborador, logo surge a ideia de fazer algo para melhorar, por tanto, podem ser utilizadas ferramentas para motivação, com uma premiação, bônus, e maior faturamento.

1.1.1 MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA

Esse tipo de motivação envolve o ambiente do trabalho onde a pessoa trabalha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com