TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Proposta De Agenda De Pesquisa

Por:   •  2/6/2023  •  Artigo  •  8.174 Palavras (33 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 33

AGRICULTURA DIGITAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS ODS NO CONTEXTO DO BRASIL: Uma proposta de agenda de Pesquisa

RESUMO

A população mundial aumenta cada vez mais aceleradamente. Esse aumento de habitantes, somado ao grave impacto suscitado tanto pelas mudanças climáticas quanto pela redução da disponibilidade de terras e de recursos hídricos torna cada vez mais difícil o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015. Neste contexto contraditório de se produzir cada vez mais para garantir a segurança alimentar, utilizando cada vez menos recursos naturais para garantir que as gerações futuras possam ter assegurados seus direitos, a Agricultura Digital (AD) representa uma esperança uma vez que ela fornece instrumentos que visam justamente o aumento da produtividade e a redução do uso de recursos naturais e insumos. Entretanto, observou-se, na literatura, uma carência de estudos sobre quais a formas e sob que circunstâncias a AD pode de fato contribuir com os ODS. Assim sendo o objetivo é propor uma agenda de pesquisa que permita responder ao seguinte problema: “Como avançar na pesquisa relativa as contribuições da agricultura digital, em relação ao comprimento dos ODS?” A fim de responder tal questão realizou-se uma varredura na Web, que consistiu em fazer um levantamento nas redes sociais facebook, Instagram, linkedin e youtube, com a finalidade de coletar reportagens que relatassem os principais benefícios da AD e por meio da análise de conteúdo foram apresentados os resultados. Os achados deste estudo permitiram a proposição de uma Estrutura de Compreensão para as Interrelações entre a Agricultura Digital e os ODS e tal estrutura possibilitou a construção de uma agenda de pesquisa que responde satisfatoriamente como a AD pode contribuir com os ODS.

Palavras-chave: Agricultura digital, Brasil, benefícios, objetivos do desenvolvimento               sustentável, segurança alimentar.

ABSTRACT

The world's population is increasing at an ever-increasing rate. This increase in population, added to the serious impact caused by both climate change and the reduction in the availability of land and water resources, makes it increasingly difficult to meet the Sustainable Development Goals (SDGs) defined by the UN in 2015. In this contradictory context of If more and more is to be produced to guarantee food security, using less and less natural resources to ensure that future generations can have their rights assured, Digital Agriculture (DA) represents hope since it provides instruments that precisely aim at increasing the productivity and reduced use of natural resources and inputs. However, there is a lack of studies in the literature on which forms and under what circumstances AD can actually contribute to the SDGs. Therefore, the objective is to propose a research agenda that allows answering the following problem: “How to advance in research on the contributions of digital agriculture, in relation to the fulfillment of the SDGs?” In order to answer this question, a web sweep was carried out, which consisted of carrying out a survey on the social networks facebook, instagram, linkedin and youtube, with the purpose of collecting reports that reported the main benefits of AD and through the analysis of content the results were presented. The results found in this study allowed the proposition of a Comprehension Structure for the Interrelationships between Digital Agriculture and the SDGs and such structure enabled the construction of a research agenda that satisfactorily responds to how AD can contribute to the SDGs.

Keywords: Digital agriculture, benefits, sustainable development goals, food security.

1 INTRODUÇÃO

Dados publicados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apontam que a população mundial cresce a passos vertiginosos. A previsão é que no ano de 2050 ela alcance a marca dos 9,1 bilhões de pessoas.  Esse aumento de habitantes, aliado ao impacto negativo causado pelas mudanças climáticas, pela redução da disponibilidade de terras e de recursos hídricos necessários para a produção primária, e ainda pela perda de jovens da agricultura tornam a responsabilidade de alimentar a todos muito mais difícil (NITTURKAR, 2021).

De acordo com estimativas da FAO, com esse crescimento, serão necessários cerca de 70% a mais de produção de alimentos agrícolas para atender às demandas da população mundial. Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) exigem que o setor agrícola seja eficiente e sustentável visando a segurança alimentar de todas as pessoas, sem exceções (NITTURKAR, 2021). Os ODS se constituem em uma evolução dos Objetivos Do Milênio (ODM), os quais foram definidos como metas para o período entre 2000 e 2015. Os ODS foram direcionados às necessidades das pessoas e dos países mais pobres (SACHS, 2016).

Agricultura Digital (AD) é definida pelo Projeto Breakthrough, das Nações Unidas (ONU), como sendo o uso de tecnologias novas e avançadas, integradas em um sistema que visa permitir que os agricultores e outras partes interessadas dentro da cadeia de valor da agricultura possam melhorar a produção de alimento.

A literatura aponta que grande parte da produção está nas mãos de pequenos agricultores, com recursos escassos (BOLFE et al., 2020; MARTOS et al., 2021; NITTURKAR, 2021). O desnível entre a produtividade desses pequenos proprietários em comparação com as grandes fazendas administradas por agricultores com fartos recursos e apoiados por políticas públicas é gigantesca e progressiva. Essa lacuna de baixo rendimento em pequenas fazendas precisa ser superada com celeridade para que se possa levar o desenvolvimento à base da pirâmide, e simultaneamente, abordar as questões críticas de segurança alimentar e de subsistência de forma a cumprir os ODS (NITTURKAR, 2021).

Assim sendo, para além de somente aumentar a produtividade visando garantir a o cumprimento dos ODS, é fundamental assegurar que as inovações implantadas não aumentem a desigualdade entre os agricultores e consumidores de alta renda e os mais carentes (HEEKS; FOSTER; NUGROHO, 2014). Se não for tratada adequadamente, há um alto risco de que a divisão econômica possa até ser exacerbada por uma divisão digital.

Em outras palavras, para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tecnologias potenciais precisam ser integradas de forma eficiente na agricultura (MARTOS et al., 2021), para não impactar negativamente nos demais ODS. De acordo com a literatura sobre tema, diversos estudos apontam para a potencialidade de a agricultura digital contribuir significativamente com os ODS (HEEKS; FOSTER; NUGROHO, 2014; MARTOS et al., 2021; NITTURKAR, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)   pdf (551.9 Kb)   docx (402.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com