TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE: 2021.3

Aluna: Isabelly Barreiros Marcelino

Matrícula: 201907216901

Empresa: Jorge Ramos Consultoria

Endereço da empresa: Rua Sinai, 76, Jardim Palmares, Nova Iguaçu - RJ

Telefone da empresa: (21) 99277-2622

Site/e-mail da empresa: jorgeramosconsultoria@gmail.com

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Ocupo o cargo de Diretora Geral da empresa.

  • Dentre as atividades desempenhadas, estão:

- Registro de empresas comerciais e entidades sem fins lucrativos;

- Alteração empresarial perante a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), bem como suas devidas integrações com a Receita Federal, Secretaria do Estado da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Prefeituras e demais órgãos competentes;

- Supervisão de Escrita Fiscal, no que tange a emissão de Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) e Notas Fiscais de Venda de Mercadoria (NF-e);

- Execução da contabilidade comercial, através do registro de receitas e despesas e apuração de resultados mensais e anuais;

- Apuração de impostos;

- Execução das atividades voltadas para o Departamento Pessoal como: registro de empregado, cálculo da folha de pagamento; pró-labore – sócios e diretores, distribuição de lucros anuais; envio da Conectividade Social, da DCTFWeb e eventos ao portal do eSocial, emissão do DARF previdenciário, FGTS e IRRF; controle e cálculo de férias, rescisão e Seguro Desemprego; controle do vale transporte e vale alimentação; controle e comunicação do Acidente de trabalho de acordo com RAT; auxílio-doença;

- Execução das obrigações fiscais e acessórias da Pessoa Jurídica, como: apuração do PGDAS-D, emissão do DAS mensal e entrega da DEFIS anual para optantes do SIMPLES NACIONAL; entrega da DCTF, EFD, ECF para empresas enquadradas no regime de Lucro Presumido, bem como os devidos impostos gerados: PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, ISS e ICMS. Ainda a realização das obrigações acessórias RAIS e DIRF;

- Execução da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;

- Verificação com frequência da Situação Fiscal dos clientes, perante a Receita Federal do Brasil;

- Emissão de Certidões Negativas Pessoas Física e Jurídica;

- Atendimento a notificações fiscais e ou recursos;

- Enquadramento administrativo em parcelamentos de dívidas tributárias;

- Verificação e solução de débitos fiscais administrativos: Municipais, Estaduais e Federais;

- Verificação e solução de débitos fiscais ajuizados: Municipais, Estaduais e Federais;

- Emissão de guias para pagamento de parcelamentos Municipais, Estaduais e Federais.

- Aplicação de uso com certificado digital e códigos de acesso;

- Utilização do software Netspeed, abrangendo os subitens: Folha de Pagamento, Escrita Fiscal, Contabilidade, Administrador, Tributário e Protocolo;

- Elaboração de planilhas de controle;

  • Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas;

- Atuo na empresa desde 01 de julho de 2021 e desde então venho desempenhando todas as atividades acima descritas. Algumas, como é de rotina da empresa, realizo com maior frequência, outras esporadicamente.

- Estabeleci uma rotina de trabalho pautada nas datas limites para realização de obrigações e recolhimento de tributos, da seguinte maneira:

No início do mês, já levantado mediante sistema Escrita Fiscal, acompanhado de uma planilha de controle de receitas e despesas, realizo a declaração mensal da receita da empresa, logo após gero os impostos devidos e encaminho aos clientes.

Como já tenho em mãos todas as informações necessárias, realizo a contabilização mensal.

Em meados do mês, realizo a emissão de parcelas relativas a parcelamentos Municipais, Estaduais e Federais, tanto da Pessoa Jurídica, quanto da Pessoa Física.

No final do mês, mediante informações repassadas pelas empresas através de uma planilha padrão de controle, executo a parte de cálculo da folha de pagamento, bem como respectivos afastamentos, rescisão, cálculos e informações referentes ao vale transporte e vale alimentação. Execução do envio da Conectividade Social, da DCTFWeb e eventos ao portal do eSocial, além da emissão do DARF previdenciário, FGTS e IRRF;

- O planejamento de execução dos serviços, visa atribuir um amplo espaço de tempo para que o cliente possa se programar para cumprir com sua obrigação de pagar os impostos e recolher os encargos devidos.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

  • Missão da empresa consiste em: Oferecer qualidade na prestação de serviços, visando atender todas as necessidades de nossos clientes, de modo que gere total e plena satisfação, sempre de acordo com a ética e a legislação.
  • Realizo todas as atividades informadas com eficiência e de maneira muito bem-organizada e planejada. Tenho ciência que um profissional desatualizado em relação a legislação, tende a causar prejuízos ao cliente, o que acarreta automaticamente em insatisfação. Diante disso, presto meus serviços sempre com respaldo legal, ao qual procuro me manter sempre atualizada.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • A empresa, sempre que possível, oferece cursos e treinamentos para que eu possa evoluir junto a empresa.

Um exemplo que pode ser citado é a relação da constante atualização dos processos que envolvem o funcionário de uma empresa. Em relação ao eSocial, fiz um curso externo com duração de 150 horas e para me manter atualizada, realizo minicursos oferecido pelo software contábil sempre que surge uma atualização.

Quanto a DCTFWeb que é uma declaração que faz integração com o eSocial, também realizei cursos para gerar a declaração sem erros e assim emitir o DARF previdenciário.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

  • A empresa me disponibiliza um notebook, contendo os softwares e planilhas necessárias para o pleno desempenho da minha função, também uma impressora e um telefone móvel, aos quais suprem todas as minhas necessidades dentro da organização.

E) RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA:

  • Espero continuar evoluindo, adquirindo conhecimento intelectual e prático. Que eu consiga conciliar todo o aprendizado adquirido ao longo do período acadêmico com as práticas e rotinas da empresa.

F) RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Consegui observar um avanço em minha vida profissional, pois realizo muitas atividades e lido diretamente com os clientes. A empresa deposita em mim uma grande confiança e me oferece autonomia para tomar decisões. Hoje me sinto mais madura e segura para lidar com o atendimento ao público.

G) INDICADORES RELACIONADOS AO SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL

  • Meu desempenho é avaliado semanalmente com base no planejamento de realização dos serviços a executar, onde são verificados os prazos de cumprimento das obrigações, bem como a correta execução. Através do feedback recebido, procuro me aprimorar nos quesitos observados.

H) DIFICULDADES ENCONTRADAS X OPORTUNIDADES

  • Tive dificuldades em me adequar à rotina de trabalho, tendo em vista que há prazos para a execução de todos os serviços. Quando comecei a me familiarizar com as planilhas de conferências e o planejamento semanal, consegui ser mais produtiva e organizada.
  • Quanto as oportunidades, foi de grande importância a abrangência de atividades exercidas. Estou conseguindo absorver conhecimento prático de muitas áreas da contabilidade.

I) FATORES OBSERVADOS

Como você percebe os seguintes fatores no exercício do seu estágio na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com