TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Curricular: Redes Públicas e Participativas

Por:   •  29/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA[pic 1][pic 2]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

        Unidade Curricular: Redes Públicas e Participativas

                        Professor: Prof. Iury de Almeida Accordi

                        POLO: INDAIAL

        

Atividades de Aprendizagem e Avaliação - Realize a Atividade 1: sobre definição de redes.

Alunos: Claudemir Theis, Jesse Cléber de Souza,  José Vilson Brassiani, Luiz Alberto Tonet, Rubens Studnicha, Tânia Ferreira.

Atividade 1

Esta atividade busca reforçar a ideia da variedade de entendimentos sobre redes. O conceito de rede não é único na literatura. Diversos autores apresentam conceitos ajustados ao contexto nos quais são aplicados. Você também poderá aplicar o conceito de rede na gestão de redes públicas de cooperação local em trabalhos futuros. Vamos ajudá-lo (a) a construir sua própria definição fornecendo um conjunto de variáveis características das redes. Você deve redigir uma definição com o uso desse conjunto.

Em caso de dúvidas, consulte o texto Redes Sociais e Poder no Estado Brasileiro: aprendizados a partir das políticas urbanas, de Eduardo César Marques.

Vamos, então, à sua definição de rede. Segue conjunto de variáveis:

  • ação orientada para lógica coletiva;
  • estabilidade; e
  • flexibilidade de formatos.
  • as redes são compostas de diferentes atores/organizadores que interagem entre si e detém, cada um, um conjunto de recursos;

Conceito do Grupo:

As Redes Públicas de Cooperação Local é a constituição de parcerias que podem ser realizadas entre os vários atores da sociedade civil, dos privados e público, podendo ser nas três esferas do poderes executivo, sejam eles Federal, Estadual e Municipal. Visam se integrar os governos locais principalmente por estarem mais diretamente ligado ou próximo aos usuários tomadores dos serviços, buscam promover através de estratégias formais, informais e planejadas, sendo descentralizadas ou não, buscado ser Inter setoriais e sustentável em todas as formas e dimensões (ambiental, social, econômica, tecnológica, politica e institucional), integradas em rede, em um plano de cooperação para ser um conjunto de ações que visa à entrega dos serviços, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e a coletividade tendo seus anseios atendidos com ganhos maiores e melhores.

Com a cooperação, o envolvimento, a participação das pessoas ou atores através de ideias, informações, técnicas, experiências e ações, elas podem ter a possibilidade de participar da construção da rede, sendo ajudada e ajudar de formas direta ou indireta, pois, pela flexibilidade que se adquire pela aproximação e comunicação entre os atores da rede, facilita as mudança, os ajustes em busca da harmonia e compressão dos melhores resultados, a partir das interações dos elementos que compõem a rede, e as rede surgem ou são iniciadas de varias formas, que podem ser cooperativas, Clubes de serviços ou Culturais, ONGS, Associações, Consórcios locais/intermunicipais, Comunicação/interligação sistema de saúde local ou rede SUS. Etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com