TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Curricular Parcerias Locais e Empreendedorismo em Educação

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.842 Palavras (32 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 32

Universidade do Algarve

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Curso Ciências da Educação e Formação 1ºano

Unidade Curricular Parcerias Locais e Empreendedorismo em Educação

[pic 1]

Uma Luz

Sobre 

o nosso pensamento:

              [pic 2]

[pic 3]

Docente: Maria Helena Gregório

Discente:

Mara Viegas nº 44502

Gambelas, 11 de Junho de 2012

Resumo

O Empreendedorismo, que é isto?! Hoje em dia é das palavras mais utilizadas nas nossas sociedades, em tempo difíceis que atravessa a Europa, este termo é muito utilizado para melhorar a vida de muitas pessoas, tendo como palavra-chave: a criatividade. Nas últimas décadas tem-se assistido a uma viragem profunda da economia de “gestão” de empresas para uma economia “empreendedora” e à consequente valorização social do empreendedor.

Neste trabalho, irei dar uma visão ampla do que é o Empreendedorismo num modo geral e também perceber como este termo está a ser explorado na Educação. No final desta explicação sobre o Empreendedorismo irei fazer uma Construção de Projeto em Educação, que irá consistir numa ideia Empreendedora da minha autoria e quem sabe um dia um Futuro Projeto.

Introdução

O termo empreendedorismo está na moda, todos falam de empreendedorismo. Uma das razões porque isso acontece reside no seu amplo significado. Na verdade, o termo empreendedorismo é utilizado com diferentes propósitos para significar coisas aparentemente tão distintas como, por exemplo, criar o próprio emprego ou criar algo através duma inovação. Noutras circunstâncias o empreendedorismo refere-se a uma qualquer atividade que possui determinadas características (por exemplo, o crescimento das vendas) e resultados (por exemplo, criar riqueza), ao lançamento de novos negócios ou à revitalização de empresas já existentes.

Em todo o caso, o significado que talvez seja mais popular refere-se à criação de empresas. Porque é que muitos indivíduos sentem necessidade de empreender? Há, grosso modo, dois grandes tipos de incentivos à atividade empreendedora. Um deles é de natureza económica e o outro é de natureza social e psicológica. Entre os incentivos de natureza económica encontramos fatores como, por exemplo, a propensão para criar riqueza, criar o próprio emprego ou satisfazer uma necessidade de mercado.

Os fatores de ordem social e psicológica que incentivam os empreendedores resultam geralmente da sua vontade em serem autónomos, realizarem-se pessoalmente associando a atividade empreendedora ao seu estilo de vida e, não raras vezes, desenvolverem atividades altruístas. Quais destes fatores são mais importantes? Todos eles são importantes e tudo leva a crer que os empreendedores melhor sucedidos são incentivados simultaneamente por fatores económicos, sociais e psicológicos. Estes incentivos complementam-se e permitem criar a energia necessária para os empreendedores vencerem os desafios que se colocam a si próprios. Que características terão os empreendedores? Os empreendedores são geralmente ambiciosos e procuram atingir os seus fins com método e determinação, pensam no longo prazo, questionam constantemente formas de pensar e agir, têm uma profunda orientação para o mercado, dão importância aos detalhes da implementação dos projetos, e querem melhorar continuamente. São, em síntese, espíritos inquietos. Deste forma, neste trabalho poderei aprofundar melhor todas estas questões desvendando alguns paradigmas sobre este tema e esclarecer dúvidas que pairam no ar sobre o que é esta palavra Empreendedor que nos últimos anos fez e faz furor junto de diversas empresas, educação, municípios entre outros.

Metodologia

Este trabalho foi bastante interessante, toda a pesquisa que fiz sobre ele deu-me imenso prazer, pois tanta duvidas que tinha, grande parte delas conseguiram ficar minimamente esclarecidas através da realização deste trabalho.

Inicialmente, abri todos os documentos e artigos dados pela docente através da tutória electrónica, fiz uma seleção através de uma leitura previa de quais seriam no meu ver os mais interessantes e importantes. De seguida, procurei na internet documentos sobre este tema “Empreendedorismo”, obtive algumas respostas e só depois iniciei uma leitura mais aprofundada em todos os textos que tinha selecionado para a realização do trabalho. Depois de uma leitura aprofundada sobre este tema, reuni a informação que tinha sublinhado ao longo da minha leitura sobre os mesmos e tentei perceber a importância do Empreendedorismo no Mundo e principalmente no Sistema Educativo. Para a realização deste projecto adaptei algumas das ideias do site Enterprising School para ter mais fundamentada de como o empreendedorismo pode desempenhar o seu papel no meio escolar. Visto que a Enterprising School desafia cada um dos interessados ​​de forma colaborativa trabalho para moldar e fazer avançar o setor para que possamos transformar a vida de estudantes em todo o globo com maior escala e impacto.

Terminada a pesquisa iniciei o trabalho com uma geral explicação do que é o Empreendedorismo e o mesmo na Educação elaborei este trabalho, através da digitação dos textos em Word, e finalizei-o com um projeto que me deu imenso gosto a elaborar.

Resultados

Atualmente, para se ser empreendedor é necessário ter boas ideias e recursos humanos qualificados, para que seja possível dar resposta à transição de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. Mas, o que é ser Empreendedor? Será que para se ser Empreendedor é só ter boas ideias? Uma pessoa empreendedora é aquela que através de uma pilha de sucata realiza uma escultura maravilhosa. Uma pessoa empreendedora é aquela que vê oportunidades em todas as áreas da vida. Ser empreendedor é manter os olhos abertos e a mente ativa. O Empreendedorismo faz com que as pessoas saibam ver o futuro no presente, as pessoas empreendedoras encontram sempre uma maneira de tirar proveito de uma situação para estas pessoas uma Empresa significa sempre encontrar uma maneira de manter-se a trabalhar ativamente para a sua ambição. Para se ser Empreendedor a criatividade é fundamental, pois ela leva-nos a olhar para o mundo de uma forma diferente, agindo de forma diferente dos outros que nos rodeiam, pois ser empreendedor, não só se relaciona com a capacidade de fazer dinheiro mas sim, significa ter autoestima suficiente para querer procurar vantagens e oportunidades para melhor o presente e o futuro. Só desta forma se poderá aumentar a confiança, a coragem, a criatividade, a autoestima e a natureza empreendedora. (Dantes,2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)   pdf (420.5 Kb)   docx (338.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com