TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalho acadêmico: VANTAGENS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.503 Palavras (23 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO

O presente trabalho analisa os ganhos e os impactos da sustentabilidade. Considerando que está próximo o fim dos recursos naturais em consequência da crise ecológica atual, a utilização da logística reversa vem aparecendo como uma das melhores alternativas para que esse problema diminua. Existem várias pesquisas desenvolvidas nesta área para analisar os ganhos ambientais, sociais e econômicos provenientes da utilização de recursos renováveis. As empresas devem se esforçar o máximo para produzir de modo menos agravante possível. Todos os setores da empresa devem buscar soluções para ter uma posição favorável a sustentabilidade. A logística também possui um papel na produção e consumo sustentáveis. Através de uma revisão bibliográfica foi possível obter materiais para discutir o referente assunto.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Logística Reversa; Gestão de Produção.

ABSTRACT

This paper analyzes the gains and impacts of sustainability. Whereas it is near the end of natural resources as a result of the current ecological crisis, the use of reverse logistics has been appearing as one of the best alternatives to decrease this problem. There are several researches carried out in this area to analyze the environmental, social and economic gains from the use of renewable resources. Companies should strive to produce the maximum in a less aggravating possible. All sectors of the company must seek solutions to have a favorable view of sustainability. Logistics also has a role in sustainable production and consumption. Through a literature review was possible to obtain materials to discuss the related subject,

Keywords: Sustainability; Reverse Logistics; Management of Production.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................9

1. LOGÍSTICA E SUSTENTABILIDADE.............................................................11

2. A GESTÃO DE PRODUÇÃO E A LOGÍSTICA REVERSA EM PROL DA SUSTENTABILIDADE...............................................................................................15

2.1. GESTAO DE PRODUÇÃO.........................................................................15

2.1.1. Material Requirement Planning..................................................................16

2.1.2. Manufacturing Resource Planning.............................................................17

2.1.3. Just in time.................................................................................................18

2.2. LOGÍSTICA REVERSA..............................................................................19

3. VANTAGEM DE SER SUSTENTÁVEL..........................................................22

3.1. GANHOS AMBIENTAIS.............................................................................24

3.2. GANHOS SOCIAIS....................................................................................24

3.3. GANHOS ECONÔMICOS..........................................................................25

3.4. DEZ DICAS PARA SER UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL......................26

4. CONCLUSÃO..................................................................................................28

5. REFERÊNCIAS...............................................................................................30

INTRODUÇÂO

Na atualidade muito se tem falado em sustentabilidade como forma de garantir o consumo moderado dos recursos naturais e evitar também problemas como o aquecimento global, poluição e outros mais. É notório perante a sociedade que se não houver um consumo consciente dos recursos e um controle da poluição, a vida dos que estão por vir será cercada de problemas, ou até mesmo será impossível viver aqui na terra (LEMOS, 2008).

Na sociedade em geral cada um deve estar atento para suas responsabilidades e atitudes, a sustentabilidade exige que paradigmas sejam completamente mudados e que passe a existir uma nova consciência ambiental, que vai desde o modo de consumo ao modo de descarte de materiais no meio ambiente. No meio empresarial não é diferente, as empresas devem se esforçar ao máximo para produzir de forma menos degradante possível, desprendendo esforços para a manutenção de um ambiente harmonioso com relação às questões ambientais, sociais e econômicas, quer seja dentro da empresa ou fora dela (FRIAÇA, 2012).

Existe cada vez mais uma pressão por parte dos órgãos de proteção ao meio ambiente para que as organizações adotem meios ecologicamente corretos em seus processos de produção, gerando leis e regras de controle ambiental que obrigam as organizações a serem responsáveis não somente pelo processo fabril, mas também pelo destino que seus produtos irão tomar, fazendo com que sejam responsáveis por todo o ciclo de vida do produto, desde a sua produção até o fim de sua vida útil. Além das questões legais que pressionam as empresas para que atuem de forma ambientalmente correta, a população passou a desenvolver uma consciência ambiental que obriga as organizações a demonstrarem preocupação com o meio ambiente para se manterem competitivas no mercado. O consumidor requer da empresa um processo fabril que não seja nocivo ao meio ambiente e dessa forma as empresas se esforçam para repassar ao consumidor uma imagem de organização ecologicamente correta (MANZINI; VEZZOLI, 2005).

Devido às pressões sofridas, as empresas passaram a se empenhar na elaboração de modelos de negócios e produtos que pudessem oferecer ao cidadão de um modo geral, meios de satisfazer as suas necessidades de forma que os custos socioambientais fossem os mínimos possíveis, as empresas passaram a atuar a com foco na sustentabilidade (MANZINI; VEZZOLI, 2005).

Para que uma organização possa de fato contribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com