TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMADORES: VANTAGENS E DESVANTAGENS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Projeto de pesquisa: FORMADORES: VANTAGENS E DESVANTAGENS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.457 Palavras (22 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 22

COACHING: VANTAGENS E DESVANTAGENS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

RESUMO

Partindo do conceito de Coaching, este artigo propôs-se a discorrer a respeito das vantagens e desvantagens desta ferramenta no desenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional. Seguiu-se a proposta de levantamento bibliográfico sobre o tema a fim de se obter fundamentação conceitual. A abrangência do papel do Coaching na empresa moderna não se restringe apenas em oferecer condições para que o profissional melhor se capacite ou se desenvolva, mas, também, como força capaz de intervir na organização e no processo produtivo. O desenvolvimento dos funcionários de uma empresa é investimento e o Coaching pode ser a ferramenta básica na busca por resultados produtivos em função do espaço que ele abre ao questionando crenças e padrões de comportamento de forma a maximizar os recursos individuais. A organização estará corrigindo o problema da sua clientela interna e favorecendo, a sua clientela externa. Nesta medida, todos serão beneficiados.

Palavras-Chave: Coaching, Desenvolvimento, Vantagens e Desvantagens.

ABSTRACT

Based on the concept of coaching, this article aimed to discuss about the advantages and disadvantages of this tool in the development and improvement personal and professional. We followed the proposal of literature on the subject in order to obtain conceptual basis. The scope of the role of coaching in the modern enterprise is not restricted in providing conditions for the professional to better empower or develop, but also as a force capable of intervening in the organization and production process. The development of employees of a company is investment and Coaching can be the basic tool in the search for productive results as a function of the space it opens to question of beliefs and beha-vior standard to maximize the individual resources. The organization will be correcting the problem of its internal customers and encouraging, with it, their external customers. This way, everyone will be benefited.

Keywords: Coaching, Development, Advantages and Disadvantages.

1. INTRODUÇÃO

Para que uma empresa se mantenha competitiva, não pode negligenciar nenhum aspecto das políticas desenvolvidas para o seu contingente humano, que requer constante aprimoramento na busca por melhores práticas de trabalho e estratégias de Gestão de Pessoas. O Coaching pode ser uma das ferramentas importantes para o desenvolvimento profissional, uma alternativa para quem busca o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de desempenho ou transformação pessoal.

O Coaching reforça o alinhamento das pessoas em relação à missão, a valores, aos processos de mudança, estratégias e objetivos da organização. Dentro de uma nova premissa de gestão, auxilia as pessoas a pensarem, reverem e aprofundarem questões que são significativas e que impactam no desenvolvimento ou na obtenção dos resultados desejados pela organização. É um processo que ajuda no desenvolvimento das competências necessárias para que se criem novos modelos de comportamento de alto desempenho.

O Coaching facilita a aprendizagem maximizando potenciais, levando as pessoas a alcançarem os resultados por elas almejados. “O processo de Coaching estimula a capacidade das pessoas de reinventarem e encontrarem alternativas válidas, apesar das restrições do contexto em que atuam”. (KRAUSZ, 2007 p. 22).

O ser humano é um recurso vivo com enorme aptidão para o crescimento. Desde o seu nascimento, até a sua morte, vive em constante interação com seu meio ambiente, recebendo e exercendo influências em suas relações. É o único ser capaz de auto-direção e desenvolvimento. Assim, são as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que conduzem os negócios, produzem os produtos e prestam serviços de maneira singular.

No contexto atual, surge a necessidade, cada vez maior, de se preparar os colaboradores para enfrentarem os desafios do mercado. O desenvolvimento das pessoas passa, então, a ser uma exigência para a própria sobrevivência do negócio. Essa constatação, importante e necessária, deve acontecer de forma a desenvolver as habilidades e competências de todos os participantes da organização (RISK, 2007).

Partindo do conceito de Coaching, este artigo propôs-se a discorrer a respeito das vantagens e desvantagens desta ferramenta no desenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional. Para isso, seguiu-se a proposta de levantamento bibliográfico sobre o tema a fim de se obter fundamentação conceitual.

2. COACHING: ORIGEM, CONCEITO E CARATERÍSTICAS

Uma das formas encontradas pelas organizações para enfrentar os desafios do mundo globalizado e competitivo e manter a sobrevivência mercadológica é o desenvolvimento do capital humano. As constantes mudanças obrigam as organizações a aumentar sua capacidade de inovar criando novas habilidades e atitudes, para conseguirem alcançar seus objetivos por meio das pessoas.

O Coaching passa a constituir uma ferramenta indispensável para a o desenvolvimento do comportamento e aprendizado dentro da organização. Através dele as pessoas aprofundam seus conhecimentos, aumentam sua performance e aprimoram sua qualidade de vida.

O Coaching tem suas origens na antigüidade, com o filósofo grego Sócrates (470 aC — 399 aC), que costumava reunir seus discípulos na Ágora, o antigo mercado de Atenas, para discutir assuntos existenciais e filosóficos. O método se Sócrates consistia em propor temas, estimular idéias com perguntas, ouvir o que os discípulos tinham a dizer, ensinar e, principalmente, aprender. Seu objetivo básico era desenvolver as pessoas que o rodeavam. Abrir suas mentes e buscar o aprendizado dentro de si mesmo. (CHIAVENATO, 2002).

O Coaching é um exercício de questionamentos que leva os indivíduos à reflexão de pontos de vista diferentes sobre o mesmo acontecimento. Coaching é uma parceria entre duas pessoas na qual elas compartilham, por um tempo determinado, um resultado especifico em um ambiente transformacional e seguro. As vivências acontecem de uma forma que aceleram o resultado das pessoas.

Desta forma, o Coaching tem como objetivo suprir as necessidades e aspirações individuais, diminuindo as dificuldades cognitivas de aprendizagem, além de estimular a motivação para o trabalho.

Os termos e significados de Coaching são, muitas vezes, considerados de maneira errônea. Assim, esclarecendo:

 COACHING - É o processo em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com