TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade Econômica e Financeira

Por:   •  26/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.947 Palavras (16 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 16

NATHÁLIA TOMASONI MAZÓCOLI

PARTE 1: Caso

VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA

Uma análise sobre a viabilidade financeira na constituição de uma nova empresa

Caso apresentado como requisito parcial para a disciplina Oficina de Cases no Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Empresarial, na Universidade do Vale do Itajaí.

Orientador: Jeferson Lana

Balneário Camboriú

2019

VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA – Um estudo sobre a viabilidade financeira na constituição de uma nova empresa

Mas afinal, quem é Rebecca?

        Era novembro de 2017, o clima era de euforia, muitos abraços e comemorações, era o fim de um ciclo, e o início de outro, porém ainda desconhecido. Rebecca apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso, o que significava que a graduação estava chegando ao fim. Depois disso ela se tornaria uma Administradora, e desde pequena sonhava em ter uma carreira profissional de sucesso, só não sabia como fazer isso. Becca era jovem, e tinha ainda muitas dúvidas sobre seu futuro e qual caminho seguir. Pensou então, que um intercâmbio poderia lhe ajudar a pensar sobre o que seria melhor para sua vida.

        - Mãe, Pai, gostaria de fazer um intercâmbio. Sempre quis conhecer outros países e culturas, mas não insistia porque tinha obrigações pra cumprir aqui com vocês. Agora já concluí a minha faculdade, e mesmo sabendo que esta ideia não te agrada Pai, eu gostaria muito do apoio de vocês.

        A resposta, vinda do pai de Rebecca ao se falar deste assunto, era quase sempre a mesma.

        - De jeito nenhum, Rebecca, você é minha única filha e não vou deixá-la pelo mundo sozinha, onde não tenho como saber como você está. E não temos dinheiro pra isso.

        Rebecca não estava trabalhando, e sentia dificuldade para encontrar seu caminho. Durante a graduação ela idealizava constituir uma empresa junto com seu pai, ou ser professora como sua mãe, e assim seguir o caminho dos seus maiores exemplos, hoje bem sucedidos. Porém o tempo passou e ela não correu atrás para que isso acontecesse e, agora, já formada, não sabia por onde começar.

        - Mãe, o tempo está passando, já estou formada, sei o quanto é difícil uma empresa familiar dar certo, pois em modo geral enfrentam dificuldades em manter um planejamento e uma boa estrutura organizacional, mas estudei para fazer com que isso desse certo.

        - Filha, esse não é o momento, nossa situação financeira não é a melhor para pensarmos em abrir um negócio, não seria viável economicamente falando, e não queremos estar no percentual de empresas que fecham as portas em menos de cinco anos. Vou conversar com seu pai para que você vá para o intercâmbio, isso pode te fazer bem e abrir teus olhos e teus caminhos.

        E então, em janeiro de 2018, estavam os três no aeroporto, aguardando o embarque de Rebecca para a casa da tia Inês, na Itália, para viver o que chamava de ‘’melhor ano da minha vida’’.

 

Quem são os pais - e exemplos - de Rebecca?

        Filha de pai autônomo e mãe professora. Seu José atuou em diversos ramos: transportes, combustível, bebidas, óleos. Sempre entre altos e baixos. Por último, trabalhava em parceria com uma grande indústria fabricante de produtos de limpeza em geral e simultaneamente era representante de vendas de óleo para produção de biodiesel. Ao ver seus negócios indo bem e sua situação financeira estabilizando, José sentiu que estava na hora de abrir seu próprio negócio. Ele já possuía conhecimento técnico dos produtos e sua qualidade, e também uma boa visão de empreendedorismo.

        A indústria parceira com quem José trabalhava estava localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. A ideia então era abrir um centro de distribuição dos produtos no estado de Santa Catarina, onde a marca ainda não era conhecida.

        Passaram-se alguns meses de estudos informais e análises de mercado e viabilidade feitas por José antes da tomada de decisão. No entanto, em outubro de 2018, com capital disponível e condições facilitadas para investimento, em razão da parceria já existente, José materializou sua ideia e trouxe à Santa Catarina a distribuição exclusiva da marca FAZ de produtos de limpeza, sendo estes de qualidade indiscutível e materiais de alto giro, que possuem sua fama já consolidada no estado do Paraná. Inovação, segurança e preço bastante competitivo, porém sem a apropriada gestão de negócio, tais vantagens se tornariam insuficientes. O empresário aposta na implantação de uma boa gestão estratégica e financeira, visando a captação de recursos, a fim de expandir seus negócios, atingir mais áreas, contratar maior número de vendedores, ampliar a frota, aperfeiçoar a estrutura logística de entrega e otimizar os processos internos. E para a realização de tudo isso, contava com o apoio de sua filha, Rebecca, assim que retornasse do intercâmbio com o qual ele não concordou.

        De outro lado, Sara, professora de matemática, dona de casa, esposa e mãe em tempo integral. Melhor amiga de Rebecca, esteve ao lado de sua família em todos os momentos, oferecendo seu apoio e amor incondicionais.

Rebecca vai para a Itália!

        E não é que ela foi mesmo? Dois meses após a conclusão da graduação em Administração, ao final do mês de janeiro de 2018, Rebecca e sua família estavam no aeroporto, aguardando a hora de seu embarque. Seu pai ainda não concordava e tentou até o último momento convencer sua filha a desistir da ideia.

        - Filha, você tem certeza que quer fazer isso? Você não precisa ir, vamos pra casa, vai ser ótimo ficar aqui também, logo você encontra um trabalho que você gosta e tudo vai se encaminhar.

        - Pai, vai passar tão rápido que você nem vai sentir, logo estou voltando.

        E ela embarcou para viver seu sonho. Foi recepcionada e acolhida por sua tia Inês, que antes mesmo da garota chegar, fez alguns contatos e deixou algumas entrevistas de emprego agendadas, além das aulas de italiano e inglês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com