TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volante de motores

Por:   •  8/11/2016  •  Monografia  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Florence de Ensino

Eletromecânica

Relatório da Aula Prática de

Manutenção Elétrica

Aluno: José do Nascimento                                   Turma: 18

Professor: Gustavo

Curso: Eletromecânica

São Luís-Maranhão

2014

1- INTRODUÇÃO

A partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção. Foi nos países europeus e norte-americanos onde a ideia de organização da manutenção iniciou, devido a maior antiguidade do seu parque industrial. Surgiu então a denominação: MANUTENÇÃO

De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação de todos os equipamentos, de forma que estejam em condições ótimas de operação quando solicitados ou, em caso de defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente mais correta.

A partir de então, todas as grandes e médias empresas na Europa e América do Norte dedicaram grande esforço ao treinamento do pessoal nas técnicas de organização e gerenciamento da manutenção.

No Brasil, no início do seu desenvolvimento industrial, a baixa produtividade industrial, baixa taxa de utilização anual e os altos custos de operação e de produção, refletiam justamente um baixo nível ou até inexistência quase total de organização na manutenção.

No entanto, com o passar dos anos e o amadurecimento industrial, fez-se sentir a pesada necessidade de reestruturação no nível e na filosofia da organização da manutenção, de modo que hoje, já temos um esforço maior nesse sentido, e podemos até dizer, que a manutenção ganha o seu destaque no processo produtivo, como não poderia deixar de ocorrer, em benefício próprio das empresas e indústrias.

A realização da aula supervisionada é muito importante para formação acadêmica uma vez que através do mesmo, o aluno executa na prática, os conhecimentos adquiridos teoricamente em sala de aula no decorrer do curso de eletromecânica.

O presente relatório tem por finalidade demonstrar o executado no laboratório usado para a aula em questão.

Os objetos da presente aula foram o quadro de comando como principal, ainda uma chave teste, ambos de suma importância dentro do contexto da prática com suas respectivas funções.

1.1 – CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Inicialmente o professor citou a parte teórica a qual poríamos em prática.

Fez uma breve apresentação do que já tinha explanado anteriormente na aula e que agora executaríamos. Foi tomado o conhecimento que comandos elétricos é dividido em duas partes:

 O esquema de comando ou força no qual desenvolvemos e analisamos toda sequência e lógica de funcionamento do circuito. E o esquema principal ou de potência que estão representados como estão ligados os equipamentos de potência, como motores e aquecedores.

 Feita tal apresentação, agora seria a vez de conhecermos o famoso quadro de comando o qual seria o objeto de estudo principal.

Entre suas mais diversas composições estavam os contatores auxiliares e principais, botoeiras, fases e neutro, bornes tipo banana entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com