TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

´prointer final

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 3][pic 2]

                        Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

MARCILENE DA SILVA FELIX RIBEIRO

9904006176

                     

PROINTER FINAL

MAIRIPORÃ – SP

2015

SUMÁRIO

RESUMO ..............................................................................................3

INTRODUÇÃO.......................................................................................4

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS ...........................5

PLANO DE BENEFÍCIOS  ........................................................................7

POLÍTICA DE ADMISSÃO         8

POLÍTICA DE DEMISSÃO  ....        11

PLANO DE RECOMPENSA E REM. ESTRATÉGICA ....        12

POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO ....................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................15

ANEXOS ................................................................................................16

RESUMO

O Posto de Gasolina Mairiporã é um posto de gasolina que atua na cidade já há dezoito anos e possui uma clientela assídua a seus serviços.

O problema na gestão desse empreendimento era a política que visa apenas  o lucro e não percebia as necessidades dos funcionários para supri-las ,na verdade a cultura da empresa não dava importância as necessidades advindas dos colaboradores, dessa forma a rotatividade aumentou de forma absurda nos últimos anos .A política da empresa passou a fazer desta um ambiente difícil de se trabalhar e além da já falada rotatividade ,criou funcionários insatisfeitos e desmotivados .Além desses fatores preocupantes já mencionados o fato da empresa também deixar de cumprir alguns deveres presentes na legislação contribuiu para a pressa em reeducar o dono/gestor do Posto de Gasolina Mairiporã  para a importância de cumprir a legislação (que por si só é um dever de todo empreendedor)gerando uma visão positiva  dos colaboradores e da sociedade .No processo de metanóia na gestão dessa empresa foi importante  reestruturar a política de um modo geral ,trazendo na nova politica a visão da importância de cuidar do colaborador para a partir disso diminuir a rotatividade que tem gerado tantos custos. Será na verdade uma troca :o dinheiro que antes era investido em custos de rotatividade agora ai ser poupado aqui e investido na qualidade de ida e satisfação dos colaboradores.

Em vários passos desde a entrevista inicial com os funcionários para levantar o perfil desses e quais suas necessidades até a elaboração de um planejamento de benefícios que possam atingir sua necessidades e equiparar ao que é oferecido pelas empresas concorrentes.A educação dos funcionários para que façam valer seus direitos perante a legislação vigente também é um ponto a ser trabalhado, já que percebemos que estes por ignorância e medo de ficar desempregados muitas ezes não reclamam seus direitos .Enfim,o Posto de Gasolina Mairiporã será  reestruturado em  muitos âmbitos.

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata de identificação de anomalias e de satisfação dos funcionários na empresa Posto De Gasolina Mairiporã, tanto quanto traçar rotas e metas para que se findem essas anomalias e o grau de satisfação dos funcionários aumentem.

          Devido ao grande número de rotatividade da empresa  e da pouca qualidade de vida dos funcionários o principal objetivo é começar uma mudança na cultura organizacional desta, passando a tratar as pessoas ,propiciando a elas um melhor ambiente para que assim a empresa consiga continuar sua consolidação no ramo em que atua.

        O primeiro passo foi a realização de uma pesquisa com os funcionários, esta foi realizada num dia comum ,durante o expediente. Foi feita com um funcionário por vez a consultora de RH pediu que preenchessem uma ficha e após realizou uma conversa informal onde pode anotar informações extras. Após isso foi feito um mapeamento das informações e houve uma reunião com o gestor/dono que foi orientado com o plano de benefícios que mais se adequaria a sua empresa e sob os pontos onde está havendo falhas na administração.

Foi criado um plano de remuneração estratégica que hoje é uma ferramenta essencial para reter talentos,registramos nesse documento também as rotinas de  admissão e demissão adotadas pela empresa e por fim a política de segurança e saúde do trabalho.

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS:

Refeitório sem condições de uso .Local de 4 m2 onde não há pia, somente um microondas e usado para guardar mochilas dos funcionários. O Local não possui organização e higiene suficientementes  atrativas para que o funcionário se alimente ali.A empresa oferece cesta-básica sendo assim ,inviável que o funcionário pague para se alimentar em lanchonetes ,restaurantes ao redor da empresa.

             A empresa não oferece vale-transporte, quando a grande maioria dos  funcionários necessitam e precisam arcar com essa despesa do próprio bolso.

             A empresa estipula metas, porém não concede os bônus prometidos causando atritos entre gestores e funcionários,e contribuindo para o aumento da rotatividade de funcionários.

             Alguns funcionários reclamam porque não conseguem fazer o horário de almoço em tempo integral devido a falta de organização nos horários.

            Alguns funcionários exercendo a mesma função  fazem horários alternativos e folgam aos finais de semana ,enquanto outros só folgam um domingo por mês sem possibilidade de mudança de horário.

            Funcionários se sentem desmotivados porque suas duvidas, reclamações e sugestões não são ouvidas pelo gestor.

         

 

SUGESTÕES PARA MINIMIZAR OU ELIMINAR ANOMALIAS:

Refeitório: Promover uma  reforma no local ,colocar uma pia, pintar as paredes, colocar armários para os funcionários guardarem seus pertences ,uma geladeira, um microondas e uma pequena mesa com banquetas.

Investimento:Aproximadamente:2.500reais

 Vale Transporte:A empresa deverá oferecer o benefício para os funcionários que necessitarem realizando desconto de 6 %  conforme legislaçao  trabalhista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com