TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE PÚBLICA

Por:   •  27/10/2020  •  Artigo  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

ÉTICA PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE PÚBLICA

PROFESSIONAL ETHICS IN THE EXERCISE OF PUBLIC ACTIVITY

Carla Francina Gomes Almeida Lima

José Jerônimo Farias da Rocha

Ladilson de Oliveira Lopes

Maria Cícera da Silva Jerônimo

Prof. Me Alessio Sandro de O Silva

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Resumo. Como Servidores da Públicos que somos, temos a obrigação de agir com ética profissional no exercício da atividade pública, transpondo dificuldades de conter gastos públicos e promover um atendimento digno, ético e moral a todos da sociedade que procuram os serviços públicos de saúde. A aplicabilidade dos conceitos éticos e morais em uma estrutura organizacional, principalmente na estrutura pública, a faz ser eficiente e cumpridora do seu objetivo maior que é servir. A conduta ética e moral, juntamente com o conhecimento dos Instrumentos que regem os servidores públicos (estatutos, regimes jurídicos de Servidores) são ferramentas que dão credibilidade profissional, como também promovem o bem-estar dos servidores que carregam essa bandeira.

Palavras-chave: Ético; Servidores; Conduta; Profissional

Abstract. As Servers of the Public that we are, we have the obligation to act with ethics professional activity in the exercise of public activity, transposing difficulties of containing public expenditures and promote a dignified, ethical and moral service to all those in society seeking services public health services. The applicability of ethical and moral concepts in a organizational structure, especially in the public structure, makes it efficient and goal is to serve. Ethical and moral conduct, together with the knowledge of Instruments governing public servants (statutes, legal systems of Servers) are tools that give professional credibility, but also promote the well-being of servers that carry this flag.

Keywords: Ethical; Servers; Conduct; Professional

1 Introdução

        Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Código de ética Profissional do Psicólogo (BRASÍLIA, 2005).  No trabalho, a vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo. Na profissão, a ética composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que as pessoas convivem. Quando profissionais e empresa prezam por valores e princípios éticos como gentiliza, amizade, esperança e paciência, existirá bons relacionamentos, mais autonomia, produtividade, satisfação e inovação. Essa conduta também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade, realização de metas e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do clima organizacional.

2 Conceito de Ética

        A ética é um conjunto de valores e costumes que direcionam um indivíduo a viver da melhor forma possível na sociedade que está inserido. É muito comum confundirmos os conceitos de ética e moral. Apesar de serem termos de origens etimológicas distintas. Ética vem do grego “ethos”, que significa modo de ser/caráter, enquanto que moral, vem do latino “morales”, que significa relativo a costumes. Porém, na prática, a finalidade entre as palavras são semelhantes, são ambas responsáveis por definirem bases que vão guiar condutas, caráter, virtudes, ensinando a melhor forma de agir e de se comportar em Sociedade.

O filósofo Aristóteles acreditava que a ética é caracterizada pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, que seria viver bem, ter uma boa vida, juntamente e para os outros.

3 Conceito de Moral

        Ética e Moral normalmente são usadas de maneira similar, apesar de possuírem significados distintos. A moral é regida por leis, regras, padrões e normas que são adquiridos por meio da educação, do âmbito social, familiar e cultural, ou seja, algo que vem do meio externo para dentro.

        Mesmo possuindo significados distintos a ética e a moral caminham juntas, uma vez que a moral se submete a um valor ético. Desta forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ser um valor social que é instituído como uma lei moral.

        Ao agir de forma antiética, os valores, caráter e o princípio de uma pessoa são comprometidos, enquanto a quebra de um valor moral é punida e justificada de acordo com a lei que rege o meio.

4 Ética Profissional

        A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização.  Desta forma, a ética profissional é de interesse e importância da organização e também dos servidores que busca o desenvolvimento de sua carreira.

        Além da experiência e autonomia em sua área de atuação, o profissional que apresenta uma conduta ética conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento de seus superiores e de seus colegas de trabalho.

        A conduta ética também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade, realização de metas e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do clima organizacional. Para isso, é conveniente que a empresa tenha um código de conduta ética, para orientar o comportamento de seus colaboradores de acordo com as normas e postura da organização.  O código de ética profissional facilita a adaptação do colaborar e serve como um manual para boa convivência no ambiente de trabalho.

        O método de estudo deste artigo foi a aplicação de um questionário contendo 16 perguntas objetivas, sendo 07 questões relacionadas às informações pessoais, 03 questões relacionadas a ética pessoal e 06 questões relacionadas a ética profissional. O referido questionário foi aplicado a diversos Servidores Públicos dos Municípios de Maceió (Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador-CEREST), Município de Coqueiro Seco (Secretaria Municipal de Saúde) e da Secretaria de Saúde do Município de Flexeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com