TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho acadêmico: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste desafio elaboramos um relatório da análise de questões ligadas á ética profissional em Administração. Esta análise se deu com a conclusão depois de assistido o filme “Amor sem escalas”, em que o protagonista deve tomar decisões sempre considerando: sua relação com a profissão, os processos de mudanças causados pelas novas gerações, e sem se esquecer do elemento humano envolvido.

Este desafio é de suma importância para a percepção da ética profissional em Administração, que é uma questão presente no cotidiano de todos os profissionais da área.

ETAPA 1 – PASSO 1

1. CONCEITOS DE ÉTICA

A palavra ética significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93).

A moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas, e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais. No entanto, é atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e à ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas, intrinsecamente ligadas.

2. A ÉTICA ARISTOTÉLICA

Para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Pois, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons hábitos, e a mediana entre as atitudes, as condutas e as decisões, é o mais importante para estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, assim como o desenvolvimento harmonioso do ser em seu meio.

3. A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

Trazendo a teoria ética aristotélica para a nossa realidade atual, parece-nos a primeira vista que o cidadão brasileiro, em grande parte, esqueceu ou optou por distanciar-se de certos "valores formadores".

Ressaltando que, o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum.

A sociedade brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações estas, que vem deixando perplexa uma gama cada vez maior de seus cidadãos; no entanto, seria aceitável, ou melhor, seria consciente esta perplexidade, uma vez que esta transformação se não foi por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita? Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética

Contudo, existem os íntegros em que se pode confiar; àqueles que não pensam egoisticamente, que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais na dinâmica das relações sociais. E, ainda, no íntimo ou explicitamente, ninguém quer ser flagrado em desvios de conduta, transgredindo a posturas esperadas pela coletividade a que está inserido, ou a valores culturais preestabelecidos. É a partir desta moral da integridade que se emoldura o homem virtuoso, honesto, leal, idôneo, amparado por uma postura ética fundamentada nos princípios aristotélicos para a busca da convivência harmônica do ser com seu meio em prol do bem individual e comum.

Fizemos o teste da “ética no trabalho” e o resultado obtido foi ótimo. O resultado foi o seguinte que a empresa está no caminho certo. O compromisso ético com todos os colaboradores, fornecedores, funcionários e clientes estão sendo respeitado e cumprido, a melhoria ética constante é o caminho do sucesso. Parabéns!

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

Na verdade fica complicado falar de ética profissional no filme “Amor Sem Escalas” porque a história do filme se baseia em grandes empresas que terceirizam a empresa em que o protagonista (George Clooney) trabalha, para fazer demissões em massa. Atitudes consideradas antiéticas pela falta de humanização em relação aos colaboradores (seres humanos) que tanto cooperaram para o sucesso de uma empresa, e que sonharam um dia ser reconhecidos por seus esforços.

Trabalhadores são seres humanos que devem ser tratados com dignidade por um profissional ligado ao departamento de recursos humanos, e não por alguém alheio às rotinas trabalhistas e nem por vídeo conferência.

Quando é proposto para Ryan (George clooney), no filme, a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim diminuir os custos de viagens da empresa, ele é totalmente contra por motivos pessoais e também por achar que essa não é a maneira mais adequada para fazer as demissões. Observamos que a empresa optou por uma mudança pensando em reduzir custos, foi mal planejada e apresentou falhas inclusive tendo que lidar com o fato do suicídio de uma demitida, tendo assim que retornar ao modelo antigo de demissão.

SINOPSE DO FILME

Ryan Binghan (George Clooney) é um executivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com