TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Aplicada a Engenharia

Por:   •  18/6/2020  •  Ensaio  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Administração Aplicada a Engenharia         Professor (a): Marcela Diogo Piveta Matsushima                      

Aluno: Rangel Sousa Cavalcante                          

Atividade referente a aula 28/04 Prazo de entrega 30/04 Atividades entregues fora do prazo não serão

validadas.

[pic 2]

Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados. Segundo Rebouças (2009), Departamentalização pode ser definida como agrupamentos em unidades organizacionais realizada.

  • Escolher empresas (pode ser a que você trabalha) e realizar a departamentalização da mesma. Para cada departamentalização pode se usar uma nova empresa ou utilizar a mesma, porém a cada departamentalização deverá ser separadamente não se esqueça de citar a empresa utilizada como referência.
  • Departamentalização por Quantidade:

- Empresa escolhida: O Boticário - rede de franquia de cosméticos e perfumes brasileira, com sede no Paraná. Seus principais produtos são fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem. Foi fundada em 1977 por Miguel Krigsner como uma farmácia de manipulação no centro de Curitiba.

- Departamentalização:

[pic 3]

  • Departamentalização Funcional:

- Empresa escolhida: A FGM Games foi fundada em 2011, com sede em Miami (EUA). É uma empresa especializada na venda online de jogos e que atua no mercado norte-americano e europeu de jogos (console). Na sua organização são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade.

- Departamentalização:

[pic 4]

  • Departamentalização por territorial:

- Empresa escolhida: A Gerdau foi fundada por Johann Heinrich Kaspar Gerdau, sendo a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo e se dividi de acordo com os locais onde ela atua.

- Departamentalização:

[pic 5]

  • Departamentalização por Produtos:

- Empresa escolhida: Naturefarma é uma farmácia de manipulação localizada no centro de Duque de Caxias Rio de Janeiro, fundada pelo farmacêutico Gustavo Alencar Prata em 2006 e se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas.

- Departamentalização:

[pic 6]

  • Departamentalização por Serviços:

- Empresa escolhida: A Fundação Sangue Nativo é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações de apoio à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) - na celebração de convênios, acordos e contratos com as diferentes organizações e a sociedade em geral, semelhante ao anterior, se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas.

- Departamentalização:

[pic 7]

  • Departamentalização por Clientes:

- Empresa escolhida: Escola de Educação Infantil Expansão é uma instituição de direito privado, por meios lucrativos fundada pela professora Elizabete Ferreira Rocha na cidade de Santa Luzia Minas Gerais no ano de 2011 e se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (613.6 Kb)   docx (547.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com