TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Estrutura de Ponte

Por:   •  30/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

A construção de pontes faz parte da história da humanidade desde épocas remotas, onde os romanos utilizavam pedras e madeiras para a construção de pontes em forma de arcos. Para alguns o reconhecimento do valor de patrimônio de uma dada produção é decorrente de uma avaliação crítica baseada na sua historicização, para qual para qual a perspectiva temporal tem um papel fundamental, no nosso caso, feito um mirante com estrutura baseada em uma ponte.

O que seria um mirante?

Mirante é um ponto elevado onde se observa um largo horizonte ou um pavilhão colocado em lugar montanhoso, para que dele se possa apreciar vistas panorâmicas. Partindo desse ponto de vista histórico, o presente trabalho a ser realizado terá como tese a análise estrutural e estética do mesmo.

Estruturas em madeiras, é uma excelente ferramenta que busca orientar engenheiros, arquitetos e projetistas no emprego de madeiras nas mais diferentes condições de usos, orientando sobre sistemas de tratamento e preservativos indicados para aumento da durabilidade e do sistema construtivo. O clima da região da obra não deve interferir na escolha da madeira. É claro que em condições adversas (alto índice pluviométrico e elevada temperatura) aumentam o risco biológico potencial. Entretanto, madeira nativa de elevada resistência natural ou de reflorestamento com tratamento adequado, estão suficientemente protegidas contra fungos apodrecedores e insetos. Para compor a estrutura, no caso de madeira preservada ela deve receber o tratamento em suas dimensões finais. Se isso não for possível deve ser feito um tratamento tópico nos locais onde não houve. Outro ponto básico consiste na adoção de medidas, na fase de projeto, que minimizem o aprisionamento de água ou a exposição desnecessária de superfícies de topo, perpendiculares ás fibras da madeira, ao umedecimento com água da chuva.

Este projeto teve como objetivo apresentar o protótipo de um mirante de palito de picolé, para demonstrar como o material reagiu mediante as forças aplicadas para uma melhor distribuição de carga que foi demonstrado como cada componente individual contribui para que toda a estrutura trabalhe bem e possa suportar a carga, mas também, como a qualidade e o método de construção afeta o desempenho da estrutura.

O mirante foi construído como modelo estrutural baseada em ponte com treliças onde iremos utilizar os materiais, tais como: palitos de picolé, colas de madeira e silicone e outros.

QUANTITATIVO DOS MATERIAIS UTILIZADOS

PALITOS DE PICOLÉ

400 - UNIDADES

COLA DE MADEIRA E SILICONE 100ml 04 - UNIDADES

04 - UNIDADES

RÉGUA

01 - UNIDADE

LÁPIS

01 - UNIDADES

FACA DE SERRA (ESTILETE)

03 - UNIDADES

ISOPOR (PARA TOPOGRAFIA)

01 - UNIDADE

TINTAS

06 - UNIDADES

ACETATO

01 - UNIDADE

MASSA EPÓXI DE ADESIVO TERMOFÍXO (DUREPOXI)

01 - UNIDADES

PINCÉIS DE PINTURA

02 - UNIDADES

Vale ressaltar que, a treliça se trata de uma estrutura composta de membros conectados com a finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada. Tais membros são os componentes que suportarão a carga da estrutura. Na maioria das treliças, os membros são dispostos em triângulos interconectados. Entretanto, devido a sua configuração, os membros da treliça estão sujeitos a tração e compressão por parte da carga. Pelo fato de as treliças serem bastante resistentes e terem um peso proporcionalmente pequeno, elas são também usadas em longas distâncias. As treliças vêm sendo usadas extensivamente em pontes desde o século XIX. Hoje em dia o uso de treliças se estende a construção de tetos, torres, guindastes de construção e diversas outras máquinas e estruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com