TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análises e Justificativas dos Modelos Apresentados

Por:   •  26/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Análises  e Justificativas dos modelos apresentados:

     A rampa projetada pelo Estagiário 1  considera 10,00m de comprimento de rampa  para vencer 50 cm da altura , sendo  5% de inclinação, cumpre as normas técnicas,  mas na maioria dos Projetos de Arquitetura ou Engenharia  temos áreas de terreno  limitadas e não se justifica esse cálculo devido a perda de espaço  necessário  para  outros usos e equipamentos.

    A rampa projetada pelo Estagiário 2 esta acima dos coeficientes  da  norma pois possui inclinação de 80%, bem, acima da permitida pela norma ABNT (2015).

     O Estagiário 3 e o projeto quemais se aproxima da realidade e necessidades apontadas nas normasda  ABNT, pois utilizou a inclinação 8%, dentro dos coeficientes de  6,5 e 8.33% solicitados pela ABNT(2015) ,  sendo um projeto tecnicamente correto e  mais racional do ponto de vista de uso para cadeirantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Baseado em cálculos trigonométricos a inclinação de uma rampa é a tangente do ângulo formado  pela inclinação da rampa, a linha de base de piso ou laje e a altura final  no patamar ou piso em desnível.

Considerando a rampa do Estagiário 3 temos a seguinte memória de cálculo  :

tgθ= CO          0,8 =  0,08

          CA                   10,00

Inclinação máxima exigida por norma: 0,0833 (8,33%).

Inclinação adotada: 0,08 (8%).

[pic 1]

A Trigonometria para cálculo de Rampas de Acesso P.C.R e P.M.R

    Foram definidas após consultas e estudos a profissionais de diversas  áreas,  a ABNT NBR 9050 foi publicada com definições de cálculo e exigências para a construção de  rampas de acesso para P.C.R (Pessoas em Cadeira de Rodas)  e P.M.R ( Pessoas com Mobilidade Reduzida), buscando garantir a segurança , conforto e dignidade aos usuários.

 As rampas são exigidas em travessias de ruas e acesso aos passeios públicos em desníveis e para acesso a edificações de uso público e privado, sendo por muito tempo negligênciado esse direito aos deficientes físicos;

A utilização de cálculos trigonométricos para definição de rampas de acesso para deficientes garantem  que os projetos e a execução cumprirão as normas com precisão e o cidadão terá o equipamento correto e seguro e confortável para utilização, sendo que a missão dos engenheiros e arquitetos é o direcionamento da técnica e dos conhecimentos para o bem estar da pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com