TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE JUSTIFICATIVA

Trabalho Universitário: MODELO DE JUSTIFICATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Legislação sobre salvaguardas.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Análise da aplicabilidade de salvaguardas transitórias para produtos têxteis no âmbito do MERCOSUL.

OBJETIVO GERAL: Demonstrar que a aplicação de salvaguardas transitórias para produtos têxteis é incompatível com as normas do MERCOSUL.

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a recente crise envolvendo o Brasil e a Argentina, motivada justamente pela aplicação de salvaguardas por parte da Argentina contra o Brasil, o tema se insere no contexto político e econômico da atualidade.

A legislação sobre salvaguardas é bastante recente nos países do MERCOSUL e , por esse motivo, pouco ou quase nada foi escrito a respeito. Além disso, acrescente-se que sobre salvaguardas para produtos têxteis a escassez de bibliografia é ainda maior.

O tema proposto se enquadra no contexto da pesquisa desenvolvida pelo autor durante o período em que foi bolsista de iniciação cientifica, quando estudou os mecanismos de defesa comercial.

O trabalho proposto, alcançando qualidade e profundidade necessárias, poderá contribuir para a definição de políticas públicas quanto ao tema, que se tornará relevante nos anos próximos. Tal certeza se baseia na utilização crescente se salvaguardas no âmbito do MERCOSUL e pela necessidade do estudo quanto à compatibilidade entre estas normas e a legislação regional (ALADI) e multilateral ( OMC).

O tema proposto será objeto de análise e críticas no futuro próximo, no âmbito do MERCOSUL. Com efeito, o processo de consolidação normativa do MERCOSUL exige novo marco teórico; o trabalho proposto poderá desenvolver contribuição efetiva para este debate.

BARRAL, Welber Oliveira. Metodologia da pesquisa jurídica. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2003.

MODELO DE JUSTIFICATIVA

TEMA: Legislação acidentárias e proteções previdenciárias.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Legislações acidentárias e proteções previdenciárias entre Brasil e Argentina a partir do Tratado de Assunção.

OBJETIVO GERAL: Verificar através do estudo das legislações acidentárias e previdenciárias a possibilidade de soluções normativas dos conflitos de trabalho que envolvam acidentes de trabalho no âmbito do MERCOSUL.

JUSTIFICATIVA: O cenário internacional está sofrendo transformações, com a formação dos blocos regionais, e a consequente, interdependência entre os países.

Em 1991, com a concretização do Tratado de Assunção, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai estabeleceram um projeto de integração, o MERCOSUL, visando ao desenvolvimento econômico de cada um dos membros, e a otimização das influências em negociação em uma economia globalizada.

A partir deste momento, inúmeras obras desenvolvidas por eméritos pesquisadores, foram publicadas acerca do tema. Entretanto, majoritariamente, remeteram-se, somente, aos aspectos comerciais e políticos da integração.

Deste modo, percebe-se uma despreocupação com o elemento humano, que em microscópio exame, é o fomentador do processo de concretização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com