TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Romana

Por:   •  17/4/2018  •  Seminário  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

A Arquitetura Romana

        Roma começa atrair toda a área mediterrânea para sua órbita, tornando-se o maior centro da atividade construtiva. O processo de difundir seu patrimônio nas regiões ocidentais foi lento e gradual.

        Algumas tendências na arquitetura romana são notáveis desde o seu início, porém não foi desenvolvido apenas um movimento em Roma. Apesar de Roma aceitar as tradições helenísticas, Roma se esforça no desenvolvimento de pesquisas contrárias, o que implica na alteração da orientação de sua arquitetura.

        A principal característica que difere a arquitetura romana da arquitetura helenística consiste na recusa de se limitarem em suas experiências. A consequência disso é a ampliação do repertório técnico romano, que inclui estruturas em abóbadas. Além disso, todos os aspectos da tradição helenísta se modificam.

        As ordens arquitetônicas comportam um certo sistema de construção, o modo de projetar adquire uma estrutura que determina a produção construtiva. As aplicações são ilimitadas, mas apesar disso, seus tipos são conhecidos desde o início.

        Os romanos desenvolvem um desinteresse pelo estudo teórico que acaba desaparecendo após a época de Vitrúvio.

        Nas construções romanas é comum encontrarmos diversos caracteres presentes em uma mesma obra, produzindo uma ambuiguidade característica sempre presente em suas edificações.

        Neste período o conceito de decoração é definido como um sistema de diferentes acabamentos, independentemente da estrutura ligada.

        Na cultura helenística, os complexos arquitetônicos com uma composição geométrica regular não devem ser muito grandes pois acredita-se que a compreensão de um edifício não deve estar sujeito a um descolamento muito sensível do observador.

        Apesar disso, os romanos julgam necessário que essa desproporção esteja evidente, sendo preciso uma caminhada para apreciar a obra, como acontece no templo da Fortuna em Palestrina. É uma tendência romana, bem diferente à cultura helenística.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com