TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avalie Segundo a Lei de Hooke

Por:   •  17/5/2021  •  Ensaio  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

1. Avalie, segundo a Lei de Hooke,

a rigidez dos materiais A,B e C ao lado:

R= A partir da Lei de Hooke obtemos o módulo de elasticidade (E=tgß) e, através desse valor, definimos a rigidez dos materiais. Logo percebe-se que A é o material mais Rígido, seguido de B e sendo C o com menor rigidez, uma vez que EA > EB > EC.

Já pensando em outras propriedades dos materiais, pode-se perceber que os material A e B são os mais Resilientes, visto que ambos apresentam limites de escoamento elevados onde, a pesar de A possuir um limite maior, B compensa com um módulo de elasticidade menor, fazendo com que a área sob o gráfico de ambas seja próximo.Além disso, tem-se o material C como o mais Dúctil, visto que seu gráfico se estende mais a partir do limite de resistência a tração, resultando numa fase de estricção mais longa. Por fim percebe-se o material C sendo ,também, o mais Tenaz visto que a área total sob seu gráfico é a maior.

2. Determine o Ø do tirante abaixo:

R=

3. Deduza a expressão que calcula a ESTRICÇÃO do aço:

R= Levando em conta que a Estricção ( STr ) é a diminuição da área da seção transversal ( S ) do material, podemos calculá-la, em porcentagem, através de :

4. Determine a massa linear de um fio de aço de Ø=5mm:

R= Segundo a NBR 7480, a Massa Linear (em Kg/m) é dada pelo produto da área da seção transversal (em m²) por o peso específico do material (para o aço = 7850 kg/m³). Logo :

5. Qual a importância da deformação elástica do aço?

R= A deformação elástica é importante pois permite que o aço absorva grandes tensões (como a entrada de um grupo de pessoas num edifício, por exemplo) se deformando para acomodar essas cargas e conseguindo retornar às suas dimensões originais uma vez cessadas essas tensões externas.

6. Cite 3 exemplos do cotidiano que retratem o esforço de Cisalhamento:

R= No dia a dia, podemos encontrar esforço de cisalhamento nos seguintes casos:

Ao rasgar uma folha de papel - Abrir uma embalagem plástica - Cortar com facas/ tesouras

________________

7. Fale sobre a Resiliência e Tenacidade do aço:

R= Resiliência e Tenacidade são propriedades importantes para o aço, visto que conferem ao corpo a capacidade de absorver toda a energia depositada sobre ele durante a fase plástica e devolvê-la se cessado o carregamento dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com