TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRASILANDIA ANALISE TEXTUAL

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE TEXTUAL FÍSICO (BRASILÂNDIA)

SAÚDE

A Brasilândia foi o bairro de São Paulo com mais casos da Covid –19 e em maio de 2020 após 4 anos de atraso na obra, foi entregue a população o Hospital Municipal da Brasilândia que ficou superlotado durante a pandemia. O local conta com alguns postos de saúde que estão distribuídos pelo distrito, mas a quantidade também não suporta tamanha demanda.

EDUCAÇÃO

A região possui um grande número de creches, escolas de educação infantil, fundamental e médio, porém muitas fazem parte da rede privada, o que não é acessível para grande maioria dos moradores locais.

Não possui redes de ensino superior, técnico ou profissionalizante.

MOBILIDADE

O transporte público no bairro é precário, não abrange toda região e o grande número de usuários, no local também não há linha de trem ou metrô, onde a obra da linha 6–laranja está paralisada á alguns anos. Também não há percurso de ciclovias em toda a sua extensão.

O bairro apresenta deficiência em suas vias inadequadas e estreitas, as linhas de ônibus conseguem fazer o trajeto passando somente por algumas ruas e avenidas que são mais largas. Os pontos de ônibus não têm boa infraestrutura para seus usuários, muitos são descobertos e em calçadas de moradias.

MORADIA E TOPOGRAFIA (ÁREAS DE RISCO)

A região de população densa, possui muitas favelas e sofre em alguns pontos devido a sua topografia com cotas mais altas e sua grande ocupação nos morros, o que aumenta o grau de impermeabilidade do território, causando o escoamento das águas em direção aos córregos. A região tem casos de alagamento e histórico de deslizamentos, onde algumas moradias irregulares já tiveram que ser desocupadas pelos moradores, porém muitas continuam nos locais de risco.

LAZER E CULTURA

O Parque Linear do Canivete, (Jd. Damasceno) foi inaugurado 2010 e o principal objetivo foi a recuperação de todo o percurso e as margens do córrego, onde haviam alguns assentamentos irregulares, além da readequação do sistema de esgoto e iluminação pública.

Parque da Brasilândia, localizado entre as avenidas Cantídio Sampaio e Dep. Elísio t. Leite, os moradores lutam para transformar o terreno que já tem projeto e já foi comprado pela prefeitura, mas que está definido pela lei de zoneamento como área de proteção ambiental. O local sofre também com algumas ocupações.

FÁBRICA DE CULTURA

Há poucos equipamentos de incentivo à cultura, com o grande número de crianças e adolescentes no distrito há apenas uma fábrica de cultura, que de maneira gratuita oferece diversas atividades artísticas, cursos, oficinas, shows musicais e biblioteca.

RODOANEL

Foram retomadas as obras de uma nova parte do Rodoanel que estavam paralisadas desde 2018 e deveriam ter ficado prontas em 2016. A nova previsão de conclusão é para 2023. O trecho ligará a cidade de SP à Rod. Presidente Dutra. Ao fim o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão e passará por São Paulo, Arujá e Guarulhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com