TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASILANDIA ANALISE TEXTUAL

Por:   •  12/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

EMILY MATIAS QUIRINO RA: 3221775

ANÁLISE TERRITORIAL BRASILÂNDIA

As deficiências urbanas que assolam as cidades brasileiras, como, favelas, moradias irregulares, falta de equipamentos e infraestrutura no geral, é resultado de como a sociedade foi se organizando durante o tempo, tanto por seu crescimento desenfreado de algumas metrópoles. As cidades brasileiras cresceram sem planejamento, excluindo os mais pobres e ampliando as diferenças entre centro e periferia, já que desigualdade social é uma questão histórica no país, desde o século XIX, consequentemente a segregação também se fez presente nas dificuldades de mobilidade e de acesso da grande parcela da população aos serviços e equipamentos, sobretudo pelos centros urbanos. Com o processo de industrialização ocorrendo em São Paulo, que ocasionou a ida de ex - escravos, imigrantes e a classe operaria para os bairros mais afastados e periféricos da cidade.

A região estudada foi o bairro da Brasilândia, que fica localizado na zona norte de São Paulo, os primeiros moradores do loteamento vieram principalmente das moradias populares e cortiços existentes no Centro e que foram demolidos para dar lugar às conhecidas avenidas, também recebeu um grande fluxo de migrantes do nordeste do país, além de famílias vindas do interior em busca de trabalho. O bairro tem todas as características do crescimento sem planejamento, a baixa qualidade de vida, bem como a necessidade de ter uma moradia, mesmo que em área de risco, fez com que construíssem muitos assentamentos precários e a condição de precariedade de muitas casas de favelas, é uma questão que não pode ser deixada de lado. Os espaços livres, públicos e particulares, remanescentes foram totalmente ocupados por favelas e com o crescimento do setor imobiliário agrava ainda mais a questão da desigualdade no acesso à moradia, devido a ao baixos salários e falta de empregos, uma parte da população não tem condições de comprar uma casa no mercado imobiliário formal.

Com a problemática da Brasilândia, podemos perceber as dificuldades do poder público em atender as camadas mais pobres da população e podemos observar uma certa atenção para as áreas mais nobres da cidade, politicas que acabam excluindo ao invés de incluir. A região sofre com muita falta de equipamentos, os principais que mais prejudicam os moradores do local são, equipamentos de saúde, onde na pandemia foi o bairro que mais sofreu com o vírus, também no sistema viário e mobilidade, onde o transporte público é muito precário, suas vias são de maioria estreitas e inadequadas para a passagem de ônibus e escolas de ensino superior ou profissionalizante. Ferramentas como, o plano diretor devem intervir nessas situações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com