TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Casa Experimental Muuratsalo- Alvar Alto

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

        

Arquitetura e Urbanismo

Casa Experimental Muuratsalo-

Alvar Aalto

OSASCO

MARÇO - 2015


Casa Experimental Muuratsalo-

Alvar Aalto

                          Professora: Paula Abranches

   Teoria e Historia da Arquitetura e Urbanismo III  

                                            Turma A, Noturno

   

       

     

Thais N.Panta

Ra:6806401783

OSASCO

MARÇO - 2015

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO                              

2 AUTOR                                            

3 CASA EXPERIMENTAL MUURATSALO        

  1.  COMCLUSAO                                         .

          5- BIBLIOGRAFIA                             .

6- ANEXOS                                        

1-INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo descrever uma das  grandes obras deste  arquiteto, as influências que levaram a criar a casa modelo , seus métodos para compor o edifício, a grande preocupação que Aalto tem com a resolução do entorno de sua arquitetura e com a humanização da mesma.


2 – AUTOR

Alvar Aalto1 foi um arquiteto modernista de obra bastante expressiva. Nasceu em 1898, na cidade de Kuortane, Finlândia. Quando decidiu ser arquiteto, viajou para Helsinki, para o único local onde se oferecia o curso de arquitetura na Finlândia: a Universidade de Tecnologia de Helsinki. No outono de 1923, logo após casar-se com Aino Marsio, uma arquiteta com a qual trabalhou durante 25 anos, Aalto estabeleceu um escritório em Jyväskylä, local onde passara a infância. Seus desenhos sempre foram marcados por constantes pesquisas e transformações, partindo do classicismo nórdico, passando pelo funcionalismo puro, até se converter numa referência internacional para o Movimento Moderno, fazendo uso da forma orgânica e de materiais naturais. Depois de todas estas mudanças e transformações, Aalto finalmente alcançou uma visão da arquitetura como uma obra de arte completa, considerando desde o mobiliário até o controle da luz e do espaço. Assim, tornou-se conhecido por ser o projetista de todas as escalas. Alguns dos mais importantes projetos como a Casa Experimental Muuratsalo2, Mit. Dormitories – cambridge3 e a Villa Mairea4, como objeto de design uma careira5 bastante reconhecida. E então faleceu no ano de 1976.

        

3- CASA EXPERIMENTAL MUURATSALO

Pouco depois da morte de sua esposa em 1949, Alvar Aalto começou o projeto de um lugar para suas escapadas do verão, no litoral ocidental da Ilha Muuratsalo, Finlândia. Através do processo de desenho da casa, este projeto6 se converteu num estúdio experimental da materialidade, da construção da arquitetura e da filosofia. Uma das características da casa são suas paredes do pátio central, que refletem a natureza do experimental, já que foi construída com mais de cinquenta tipos diferentes de tijolos, dispostos em diversos padrões.

A compreensão básica da residência é seu esquema de pátio, concentrado no interior, mas sempre garantindo as vistas direcionadas ao lago Päijänne. Através das paredes e da experimentação de materialidades, este renomado arquiteto permitiu testar a estética dos diferentes arranjos, e ao mesmo tempo, vigiar como reagiriam a este clima áspero. Experimentando sistemas de cimentação, construção de tijolo de forma livre, e calefação solar passiva, Aalto explorou pacientemente a materialidade, já que somente utilizava esporadicamente a residência. O interior da casa optou por uma zona aberta integrada a um mezanino que funcionaria como um ateliê de pintura. A cobertura7 deste espaço é apoiada sobre grandes vigas de madeira. O contexto natural8 desempenha um papel fundamental na experiência da arquitetura. Rochas e pedras que estão cobertas de musgo, e arbustos adicionam um rico contraste com o tijolo e a cor branca da casa. Também foi inserida uma lareira no centro do pátio, convertendo-o num espaço de reunião. A arquitetura da casa produz a sensação de estar entre ruínas, através das paredes de tijolo9 pintadas de branco que brotam da colina; cipós envolvem e se estendem sobre as superfícies da residência, revelando sua idade.

O terreno

Aalto colocou a casa de frente para a praia de nudismo na borda da floresta de pinho que tem a ilha. A casa é protegida por uma pequena cadeia montanhosa do sul. Alvar Aalto usa esse recurso de criação de terra entre as montanhas e pequenos pavilhões espaço de trabalho.

A interação entre o campo e o volume da peça principal é também importante. O prisma quadrado feito a casa é cortado pelo terreno e o telhado de duas águas e usar a inclinação do site para colocar no nível da casa, logo abaixo da sala de bunda, um pequeno abrigo para barcos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (760.2 Kb)   docx (933.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com