TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade-território ou a pós metrópole

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

A cidade-território (ou a pósmetrópole) – Capitulo 4: Cacciari

Resumo

Nos séculos XIX e XX, as metrópoles eram estruturadas por espaços com funções definidas (residenciais, produtivas e terciárias), sendo ultrapassada e constituindo a cidade-território, um espaço agora indefinido, homogêneo, onde os acontecimentos se modificam com rapidez, impedindo que essa geração conserve memórias do passado.

O crescimento populacional é constante e possui índices cada vez mais alto principalmente em países pobres. Cacciari questiona qual a configuração para essa cidade, caracterizando espaços indiferenciados do ponto de vista arquitetônico, sem funções de representação financeiras, de governação, cercada por áreas periféricas. O todo relacionado por acontecimentos fora de qualquer lógica urbanística e administrativa.

Esse território se contrapõe a todas as formas tradicionais da vida comunitária, sendo necessário assumir uma forma a priori, equivalente e homogêneo, ou seja, não definir lugares dentro do espaço, ou caracterizar este último segundo uma hierarquia de lugares simbolicamente significativos.

O autor aponta que a casa não é apenas o lugar de morar e só uma cidade pode ser habitada, mas precisa se dar lugares, este é o sítio, o lugar onde paramos, ao contrário do que acontece na pós-metrópole, que não nos permite parar e habitar. O lugar perde intensidade e torna-se lugar de passagem, um momento de mobilização universal, e esses novos lugares precisam que essas características sejam representadas.

Cacciari demonstra que precisamos de lugar por causa de nossa dimensão física mais primitiva, nosso corpo, que também é lugar, transmissível, como qualquer outra informação.

Os homens da pós-metrópole não reconhece como seus os lugares dos antigos espaços urbanos, nem os das antigas metrópoles, não possui vontade de restaurar ou recuperar os lugares da antiga cidade e também nenhuma ideologia futurologista, tornando a arquitetura em apenas jogo formal, perdendo a sua potência construtiva.

O espaço metropolitano tinha uma precisa hierarquia entre edifícios, que desempenhavam a função de corpos de referência. Todo corpo-edifício de referência desempenha uma tarefa definida, tem qualidade e propriedades específicas, deste ponto o espaço metropolitano não difere substancialmente do espaço urbano.

No texto o autor questiona a eliminação do espaço, e tratando o nosso corpo como informação, somos capazes de a manipular e transmitir.

A energia que o território pós metropolitano liberta é anti-espacial. Toda métrica espacial é um obstáculo a se passar. Essa ideia reguladora na direção de uma forma de comunicação que torne o espaço perfeitamente indiferenciado e homogêneo, deixando de apresentar qualquer saliência significativa, caracterizando em um transparência e fiabilidade das informações. Mas o espaço vinga-se de duas maneiras, quanto mais a cidade de desenvolve, mais temos o desejo de nos mover, isso caba desenvolvendo o transito, que não nos deixa movimentar-se. O outro modo é o peso da arquitetura como um conjunto monumental único, pois elas se contrastam radicalmente.

Os espaços fechados possuem a existência pós-metropolitana, pois tem uma idealidade de que cada qual tem propriedades relativamente fixas e estática, ressaltando então a sua pobreza simbólica. Não é apenas o edifício definido na base de uma função, é o bairro residência, o parque de diversão. Quem pode vive uma parte de sua vida nessa mobilização universal, e depois foge para as comunidades fechadas em busca de segurança em suas moradas, porém à uma contradição, já que na sua idealização ele fala que há uma necessidade de viver em comunidade, mas por outro lado temos a privacidade, os moradores são pessoas que cruzam relações na base do interesse recíproco, indiferentes uma para as outras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com