TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos

Por:   •  5/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

CURSO DE GRADUAÇAO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE FISCAL E TRIBUTARIA

Emanuelle Mota Batista

RESUMO

DINHEIRO NOSSO:ORÇAMENTO PUBLICO E PARTICIPAÇÃO

Teófilo Otoni/MG, 2021

Emanuelle Mota Batista

RESUMO

DINHEIRO NOSSO:ORÇAMENTO PUBLICO E PARTICIPAÇÃO

Trabalho apresentado ao Professor João Paulo Calembo, como requisito parcial para a obtenção de nota acadêmica na disciplina de Contabilidade fiscal e tributaria.

Teófilo Otoni

2021

Em decorrência da estabilização da economia, a carga tributária brasileira cresceu, e se mantém, desde 1994, em torno de 29% do PIB. Contudo, em face do crescimento ainda maior das despesas, persiste o déficit fiscal ,quando a arrecadação é maior que o gasto primário se obtém superávit,entretanto,quando se trata de uma arrecadação menor que o gasto primário é gerado um déficit. Tanto a receita quanto a despesa do governo federal cresceram nós últimos anos em  relação ao PIB(é somatória de tudo que se produz, aquilo que se passa por compra e venda e é padronizado pela ONU)

No Brasil a tributação encara certos desafios,sendo eles: a  difícil gestão fiscal dos governos, acredita-se que o governo deve-se auto-sustentar, criação de generalizações desmedidas e até mesmo as grandes dimensões do país.

Tudo aquilo que o governo faz pode ser entendido como política pública,tendo em vista que o imposto é algo que é retirado de forma imposta á sociedade, o governo se financia fundamentalmente através de receitas tributárias.Os tributos são: impostos,taxas, contribuições de melhoria.

Os impostos tem finalidade arrecadatoria sem destino específico,possuindo finalidades diversas

Os principais impostos são:

  • IPI(imposto sobre produtos industrializados): IPI é a sigla para Imposto sobre os Produtos Industrializados e abrange tanto os nacionais quanto os importados. Assim, cada vez que um produto sai da fábrica, o IPI é cobrado.
  • IRPF(imposto de renda sobre pessoa física): é um imposto federal brasileiro que incide incide sobre os rendimentos da Pessoa Física e só não precisa apurar quem estiver dentro do limite de isenção de faturamento estabelecido pela Receita Federal.
  • IRPJ(imposto de renda sobre pessoa jurídica): incide diretamente sobre o lucro das empresas.

Impostos sobre consumo no Brasil é a mais importante,pois é a que gera mais receita. A receita do governo é a dona de tudo aquilo que ele arrecada,logo, a receita liquida é uma forma de observar o quanto da arrecadação total do governo federal fica com ele e é através de receitas tributárias que o mesmo se financia.

   O governo tem outras fontes de receitas secundárias,como por exemplo a participação em ativos em empresas ou tesouro direto(um título emitido pelo governo federal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com