TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DA AZULEJARIA PORTUGUESA NOS SÉCULOS XVII E XVIII NA CATEDRAL DE SÃO SALVADOR DO MUNDO

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

A DESCRIÇÃO DA AZULEJARIA PORTUGUESA NOS SÉCULOS XVII E XVIII NA CATEDRAL DE SÃO SALVADOR DO MUNDO (IGREJA DA SÉ DE OLINDA) PE

1. INTRODUÇÃO______________________________________________­­­­____4

2. JUSTIFICATIVA_________________________________________________5

3. PROBLEMÁTICA________________________________________________6

4. HIPÓTESE______________________________________________________7

5. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO________________________________8

6. METODOLOGIA DA PESQUISA___________________________________9

7. REFERENCIAL TEÓRICO________________________________________10

8. IMAGENS_____________________________________________________11

9. CRONOGRAMA________________________________________________12

10. BIBLIOGRAFIA________________________________________________13

1. INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa é baseado não minhas observações, conclusões e demais ferramentas aprendidas no tocante à azulejaria portuguesa – arte impressionante que é responsável por muito da história artística, arquitetônica e paisagística de Portugal e que cruzou o atlântico até nossa colônia decorando casas, palácios e igrejas, deixando um rastro de beleza e riqueza por onde passou. Em especial, por estar formalmente relacionado à Catedral de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé de Olinda), que apesar de ser apenas uma das muitas igrejas que receberam esse tipo de decoração, é (por ser a segunda construção mais antiga do município) também uma das mais interessantes, e que possui uma série de outros detalhes peculiares, que serão citados e analisados ao longo deste projeto.

A azulejaria portuguesa com seus painéis exuberantes, nos traz inúmeras pistas a respeito do pensamento religioso das pessoas no seu período histórico. São provas da engenhosidade dos homens, bem como da sua sensibilidade: sem dúvida alguma, reflexo das novidades do Renascimento. Atraíam a Igreja e os ricos proprietários; As faces neles representadas são de uma vivacidade extraordinária; cenas do Velho e Novo Testamento retratadas por seus conjuntos cuidadosamente encaixados motivavam os fiéis e os introduziam numa espécie de túnel do tempo, indo de encontro aos anjos e aos apóstolos e profetas. Mesmo hoje, para muitas pessoas, é um verdadeiro diferencial em qualquer decoração interna/externa. São objetos que, sem sombra de dúvida, merecem toda a nossa atenção.

O estudo e a descrição da azulejaria encontrada na Catedral de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé de Olinda), é sem dúvida algo de muita importância. Sua intenção primordial é não apenas difundir os mesmos no meio acadêmico, mas também enumerar e analisar os motivos que levam o patrimônio azulejar desta igreja a ser tão valioso para a história do município de Olinda em Pernambuco.

2. JUSTIFICATIVA

Não raro, é possível encontrar muitos arquitetos que trabalham com decoração baseada em azulejos portugueses. Atualmente, eles possuem uma posição de destaque considerável, agradando desde os mais saudosistas até os mais modernos, que veêm neles um enorme diferencial quanto ao embelezamento dos ambientes internos. No caso das Igrejas, seus painéis representam o diferencial da arte pictórica, tornando-os importantíssimos para o estudo das trajetórias dos templos – em especial a Igreja da Sé de Olinda, a qual é destaque neste trabalho.

O projeto propõe-se a estudar este aspecto da história portuguesa, afim de dissertar por meio de sua descrição detalhada, a importância desses azulejos e como eles podem nos fornecer uma série de respostas que atendem dúvidas no campo da cultura, arte e religião na época em que foram sentados. Além é claro, de mensurar a importância deste patrimônio para a comunidade de Olinda, bem como para o meio acadêmico.

3. PROBLEMÁTICA

Considerando os contextos religioso, artístico e cultural dos séculos XVII/XVIII tanto em Portugal quanto no Brasil como seu principal dominio ultramarino, o quanto podemos mensurar a importância do patrimônio azulejar presente na Catedral de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé de Olinda)?

4. HIPÓTESE

Pode-se chegar à conclusão, de que os azulejos, mesmo que inicialmente vindos de longe, já traziam enorme influência artística, religiosa e cultural, ajudando a lapidar nosso modo de pensar a doutrina católica e os escritos bíblicos. Isso é muito importante se considerarmos que o público ao qual esse tipo de representação era destinado, estava composto por analfabetos em 80% de sua totalidade, o que faz dos azulejos, nesse caso em particular, um mecanismo de difusão das crenças – o mesmo artifício empregado pelos impérios da antiguidade, onde (assim como em Olinda) grandes realizações artísticas foram produzidas, vindo a sobreviver à posteridade. Havia uma alta demanda por esse tipo de item pela Igreja Católica, apesar de ser reconhecidamente caro e de difícil logística – problemas que seriam superados com o aparecimento de olarias especializadas no território da colônia, na segunda metade do Seculo XVII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com