TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialização em Instalação Prediais

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 10
  1. APRESENTAÇÃO

        O presente projeto refere-se à realização do Curso de Especialização em Engenharia de Instalação Prediais, ofertado pela Universidade Potiguar. Esta pós-Graduação Lato Sensu está inserida na área de conhecimento em engenharia e será ofertado na modalidade presencial.

        Este projeto pedagógico está estruturado de modo a possibilitar uma visão geral do curso, trazendo o detalhamento acadêmico organizacional.

  1. OBJETIVO
  1. OBJETIVO GERAL

O curso de especialização em Instalação Prediais tem como objetivo geral capacitar engenheiros, arquitetos e demais profissionais ligados à área, para que possam desenvolver projetos e a devida condução da execução dos sistemas prediais; fornecendo-os subsídios para o desenvolvimento destes projetos, bem como aos aspectos gerais relacionados com a execução dos sistemas prediais em comento. Trata-se assim de uma forma de oportunizar engenheiros, arquitetos e demais interessados neste campo de atuação, a interessante possibilidade de (re)ingressarem  no mercado de trabalho capacitados para participarem e  aplicarem o conhecimento adquirido no curso ora proposto. Sendo assim, sairão das aulas ministradas, balizados a participarem de trabalhos em equipes de desenvolvimento, de forma que possam apresentar as inovações tecnológicas de mercado, relacionadas com o projeto e execução dos sistemas prediais; fornecendo a Empresa e aos consumidores técnicas de desenho e projetos em CAD, utilizando-se ferramentas genéricas e específicas.

             

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Adquirir conhecimento científicos e da regulamentação existente no domínio das instalações prediais;
  • Planejar, projetar e executar projetos referentes às instalações prediais;
  • Identificar boas práticas que vêm sendo utilizadas pelas empresas para a produção dos sistemas prediais, bem como as tendências de desenvolvimento do processo.

  1. PÚBLICO ALVO

O curso será destinado aos profissionais graduados em engenharia, arquitetura e áreas afins.

  1. COORDENAÇÃO

A coordenação do curso será realizada por:

Paulo Henrique de Lima Barros

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestre em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

  1. CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso é de 360 horas, não incluída a carga horária reservada ao desenvolvimento do Trabalho Final de Curso.

  1. PERÍODO E PERIODICIDADE

As aulas terão inicio no ano de 2013, com uma duração de 18 (dezoito) meses, após este período os alunos terão um prazo de 90 (noventa) dias para elaboração da monografia. Portanto, o curso terá uma duração máxima de 02 (dois) anos.

As aulas serão ministradas no horário das 19h às 23h, sexta à noite, e sábados pela manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 14h às 18h, em sala da pós-Graduação indicada pela Universidade Potiguar- UNP. 

  1. NÚMERO DE VAGAS

O número máximo de vagas do curso é de 45 (quarenta e cinco) participantes.

  1. INSCRIÇÕES

As inscrições para a seleção serão realizadas até uma semana antes do início do curso via INTERNET através do site www.unp.br/, ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno UnP. Na ocasião cada candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia autenticada do diploma de graduação;
  • Curriculum vitae resumido;
  • Cópia do CPF e da Identidade;
  • 01 (uma) foto 3X4

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção será realizado de forma contínua, devendo ser concluído nos três dias seguintes ao término das inscrições, ao final do qual será divulgada a relação dos classificados. Os critérios que nortearão o processo são, basicamente: análise de currículo e entrevista individual, eventualmente poderá ser realizado uma avaliação escrita.

  1. ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular apresenta 16 (dezesseis) disciplinas, a disposição das mesmas indica o desenvolvimento do conteúdo.

Além das aulas ministradas na sala, poderá ser agregada como atividades das disciplinas, a critério de cada professor, a participação em palestras, debates, trabalhos práticos e estudos de casos, proporcionando aos participantes oportunidades de apresentarem e discutirem ideias e experiências em Instalações Prediais.

  1. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA

  • Seminário de Instalação e Integração: Informações sobre o curso e sua estrutura. Fatores de auto e hétero conhecimento. Desenvolvimento de potencialidades e criatividade. Aprendizagem vivencial. Integração do grupo através de dinâmica.

Bibliografia:

PADUA, P.S. Técnicas e Métodos de Integração. São Paulo: fundamentos, 2003.

LOPES, T.V.M. Motivação no trabalho. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1980.

CARAVANTES, G.R. Recursos humanos: estratégicos para o 3° milênio. Porto Alegre:

FATEC, 1993.

CARAVANTES, G.R,; BJUR, W.E. Magia e gestão: aprendendo a readministrar sua vida pessoal. São Paulo: Makron, 1997.

  • Metodologia Científica: Conhecimento científico, leitura e compreensão do texto. Estudo dos procedimentos e técnicas para elaboração e produção de trabalho científico e de pesquisa. Normas da ABNT.

Bibliografia:

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalho para curso de pós-graduação: noções práticas. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia da pesquisa.  3 ed. São Paulo, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (454.8 Kb)   docx (189.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com