TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  7/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Tema:

Pavilhão cultural de amostras arquitetônicas da região Sudeste e suas influências

Problema de Pesquisa:

De que forma poderá ser aplicado técnicas da arquitetura vernacular, juntamente com as principais influências dos colonizadores da região Sudeste no Pavilhão Cultural?

Objetivo Geral:

Relembrar as riquezas e influências deixadas na arquitetura pelos diferentes países colonizadores da região Sudeste, por meio de fundamentos e técnicas herdadas por eles.

Objetivos Específicos:

Difundir para a comunidade os conhecimentos da arquitetura vernacular do Sudeste;

Agregar mais competência nas técnicas construtivas já existentes na região;

Mesclar técnicas e conhecimentos de deferentes colonizadores:

Entender melhor sobre os matérias e métodos regionais.

Fundamentação Teórica:

Pavilhão Cultural é um espaço capaz de promover a cultura de um determinado lugar. O conceito evoluiu basicamente da ideia de um cofre onde se guardavam tesouros culturais e artísticos para algo muito mais dinâmico e que interage de forma muito mais aberta com a cidade. O pavilhão é utilizado para exposição de elementos culturais deixados na região pelos colonizadores e sua importância vai além de somente expor a cultura, pois é um importante instrumento para o desenvolvimento da população.

O protótipo é um molde ou exemplar do que está sendo desenvolvido, e tem por finalidade simular a visualização do produto antes da obra final. Começou a ser utilizado devido a possibilidade de reduzir riscos no produto final.

Arquitetura Vernacular é feita exclusivamente com técnicas e recursos naturais de uma região intrínseca, que tem suas próprias particularidades. Essas características estão diretamente ligadas com a história, técnicas e materiais da região. A autopreservação foi a questão chave para a criação dessa arquitetura, pois o ser humano tinha emergência de se abrigar contra o mau tempo, condições climáticas extremas e catástrofes naturais. Assim, foi se desenvolvendo ao longo dos séculos. As questões ambientais foi um grande impulso para que essa arquitetura começasse a ser valorizada e utilizada atualmente, pois está ligada à sustentabilidade e o respeito pelos meios naturais.

Enxaimel é uma técnica construtiva que resume em paredes montadas com hastes de madeira, podendo estar na horizontal, vertical e inclinado. Esse modo construtivo surgiu quando não existiam máquinas para auxiliar as construções, assim usavam machados, enxós, facões e etc. As edificações eram feitas de toras e troncos de árvores e até hoje são muito utilizadas em todo o mundo.

O Shoji, são painéis ou portas de correr da arquitetura tradicional japonesa, que consiste em estruturas em madeira ou bambu preenchidas com papel translúcido, permitindo entrada de luz natural para o interior. Essa parede de papel auxilia na divisão do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com